Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador para o dia a dia e analises gráficas até R$ 2.000,00


Ir à solução Resolvido por L. Ribeiro,

Posts recomendados

Olá a todos,

 

Pretendo montar um computador (ou comprar um montado da pichau, terabyte, lenovo, etc) para uso no dia a dia, utilizando alguns programas de análise gráfica de ações (bolsa de valores), e esporadicamente programas gráficos como photoshop, corel draw, etc. Se possível, gastando algo em torno de R$ 2.000,00. Não pretendo utilizar para nenhum tipo de jogos.

 

Andei dando uma pesquisada nas peças e nos computadores já montados. Qual seria a melhor opção: montar ou comprar montado?

 

Buscando o melhor custo / benefício, pensando na vida útil do computador, tenho as seguintes dúvidas:

 

1) Escolha do processador: 
Ryzen 5 1600 + placa de vídeo mais simples a barata (PCYes AMD Radeon R5 230, 2GB, DDR3, caso seja compatível) por R$ 950,00 
ou 
Ryzen 3 2200G por R$ 755,00
ou 
Athlon 3000G por R$ 460,00 (opção mais economica, caso já atendesse minhas necessidades)

 

2) Uma fonte boa e barata para essa configuração? Nessa parte não faço a mínima ideia de qual escolher.

 

3) Componentes já pesquisados para análise (aceito sugestões de troca):

- Placa-Mãe ASRock A320M-HDV R$ 419,00
- SSD Crucial BX500, 240GB, SATA - R$ 230,00
- Memória XPG Gammix D30, 8GB, 2666Mhz, DDR4 - R$ 240,00

 

Total: R$ 889,00 + fonte e processador a definir.

 

Gabinete, monitor e periféricos já tenho.

 

Pesquisei apenas AMD, mas caso Intel seja uma opção mais sensata e acertada para meu caso, estou aberto a sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito do tipo de trabalho que você desenvolve com os programas de edição. CPU por CPU, o Ryzen 5 1600 AF é melhor de todos os citados, mas não tem vídeo integrado, e nesse aspecto o Ryzen 3 2200g ganha porque é um bom APU, embora tenha um número menor de núcleos e threads (4/4). Dependendo da carga de trabalho exigida durante as edições, eu iria de Ryzen 5 1600 AF (6 núcleos e 12 threads) + uma GPU do nível de uma GT 1030 GDDR5 ou RX 550 (oferecem performance similar ao vídeo integrado do 2200g), o que deve dar menos de R$1150,00. 

 

Fonte: melhores custo-benefício hoje são Redragon RGPS 500W e Cougar VTC/VTE 500.

 

Placa-mãe: iria de AB350m-DS3H, que está custando R$479,90 agora no Kabum.

 

O restante que você selecionou me parece adequado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L. Ribeiro valeu pelas sugestões! O trabalho de edição é bem raro e normalmente leve, geralmente quando preciso atualizar algo no catálogo da empresa, ou criar algo promocional. Mas acho que o Ryzen 5 1600 AF provavelmente é a melhor opcão, principalmente caso eu queira trabalhar com alguma edição mais pesada no futuro.

 

Caso eu opte pela placa de vídeo mais em conta disponível (como a que coloquei na minha configuração inicial), por questão do orçamento, que tipo de perda eu teria em relação a essa que sugerisse?

 

Quanto a placa-mãe, vi aqui uma pelo mesmo preço que essa que sugerisse acima, mas é A520MH Biostar. E em promoção a Biostar A320MH por R$ 370,00 (mais uma vez pensando no orçamento, caso a diferença de desempenho entre elas não seja tão grande). Qual seria mais interessante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, evandrob disse:

@L. Ribeiro valeu pelas sugestões! O trabalho de edição é bem raro e normalmente leve, geralmente quando preciso atualizar algo no catálogo da empresa, ou criar algo promocional. Mas acho que o Ryzen 5 1600 AF provavelmente é a melhor opcão, principalmente caso eu queira trabalhar com alguma edição mais pesada no futuro.

 

Caso eu opte pela placa de vídeo mais em conta disponível (como a que coloquei na minha configuração inicial), por questão do orçamento, que tipo de perda eu teria em relação a essa que sugerisse?

 

Quanto a placa-mãe, vi aqui uma pelo mesmo preço que essa que sugerisse acima, mas é A520MH Biostar. E em promoção a Biostar A320MH por R$ 370,00 (mais uma vez pensando no orçamento, caso a diferença de desempenho entre elas não seja tão grande). Qual seria mais interessante?

 

Entre a RX 550 / GT 1030 GDDR5 e a GTX 1650 já há uma diferença de performance considerável. Mas entre a primeira e a R5 230, essa diferença é brutal. Aliás, essa R5 230 é uma GPU cuja serventia é mais gerar vídeo do que garantir alguma performance gráfica.

 

Entre a AB350m DS3H e a A520MH, há uma diferença, primeiramente, no suporte à CPUs. A primeira tem suporte aos Ryzen de 1ª, 2ª (que é o caso do 1600AF) e 3ª geração. A segunda, apenas aos Ryzen de 3ª e 4ª (também chamados de Ryzen 5000). Dessa forma, o 1600AF não tem compatibilidade com o chipset A520.

 

Quanto à A320MH, ela também suporta os Ryzen de 1ª, 2ª e 3ª geração, mas tem construção bem simples e inferior à AB350m. É uma placa-mãe que sequer tem dissipação no VRM. O 1600AF rodaria nela numa boa, mas você sequer poderia pensar em colocar um CPU como o Ryzen 7 3700X nela. Só vá nessa A320MH se o orçamento estiver muito apertado. Do contrário, opte pela AB350m mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L. Ribeiro muito obrigado pelas explicações!

 

Com base no que falasse, acredito que a diferença de +/- R$ 100,00 na placa-mãe, vale a pena o investimento na AB350m DS3H, então acabei fazendo o pedido dela. Então até o momento estou com um pedido dos seguintes componentes:

 

Processador AMD Ryzen 5 1600 (YD1600BBAFBOX) - R$ 636,40
Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 479,90
SSD Crucial BX500, 240GB, SATA - R$ 229,90

 

A fonte estou pesquisando as opções que me passasse, e a memória procurando a opção mais em conta.

 

Mas minha dúvida continua sendo na placa de vídeo. Caso eu opte pela R5 230 ou a mais em conta que encontrar, terei uma placa que fará apenas e tão somente o vídeo funcionar, sem grandes expectativas. Se essa for a minha necessidade, posso apostar nessa. E caso opte pela RX 550 / GT 1030 GDDR5 (que encontrei na faixa de R$ 500,00, o dobro do preço da R5 230), já terei uma diferença brutal de performance gráfica. Seria isso?

 

Mais uma vez obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, evandrob disse:

@L. Ribeiro muito obrigado pelas explicações!

 

Com base no que falasse, acredito que a diferença de +/- R$ 100,00 na placa-mãe, vale a pena o investimento na AB350m DS3H, então acabei fazendo o pedido dela. Então até o momento estou com um pedido dos seguintes componentes:

 

Processador AMD Ryzen 5 1600 (YD1600BBAFBOX) - R$ 636,40
Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 479,90
SSD Crucial BX500, 240GB, SATA - R$ 229,90

 

A fonte estou pesquisando as opções que me passasse, e a memória procurando a opção mais em conta.

 

Mas minha dúvida continua sendo na placa de vídeo. Caso eu opte pela R5 230 ou a mais em conta que encontrar, terei uma placa que fará apenas e tão somente o vídeo funcionar, sem grandes expectativas. Se essa for a minha necessidade, posso apostar nessa. E caso opte pela RX 550 / GT 1030 GDDR5 (que encontrei na faixa de R$ 500,00, o dobro do preço da R5 230), já terei uma diferença brutal de performance gráfica. Seria isso?

 

Mais uma vez obrigado!

 


É isso. A diferença é considerável. Como disse anteriormente, essas duas GPUs (RX 550 / GT 1030 GDDR5) tem o mesmo nível de performance do vídeo integrado de um Ryzen 3200g / 3400g. Elas não são grande coisa, mas encaram alguns jogos em resolução HD (720p) a 40 - 50 quadros por segundo. Por outro lado, a R5 230 deve “rodar” alguns jogos com desempenho sofrível, tendo em vista que a função dela, realmente, é mais gerar imagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L. Ribeiro obrigado.

 

Como não pretendo utilizar o computador para nenhum jogo, e por questão do orçamento, vou acabar optando pela placa de vídeo mais em conta mesmo. E caso no futuro necessite de uma performance melhor, busco uma placa mais potente.

 

A configuração ficou a seguinte:

 

Processador AMD Ryzen 5 1600 (YD1600BBAFBOX) - R$ 636,40
Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 479,90
SSD Crucial BX500, 240GB, SATA - R$ 229,90
Memória XPG Gammix D30, 8GB, 2666Mhz, DDR4, CL16 - R$ 254,90
Placa de Vídeo Afox Radeon R5 220 2GB DDR3 - 64 bits - R$ 199,00

Total gasto: R$ 1.800,10

 

Fonte estou aguardando alguma promoção ou reutilizar alguma que tenho parada aqui. Mas teria que ser algo de 400 e 500W, correto?

 

E memória existem várias de 8gb nessa mesma faixa de preço, não sei qual é melhor, então fui nessa que tem um grande número de avaliações.

 

Preciso de algum cooler extra pra essa configuração?

 

Essas partes são todas compatíveis? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/01/2021 às 21:40, evandrob disse:

@L. Ribeiro obrigado.

 

Como não pretendo utilizar o computador para nenhum jogo, e por questão do orçamento, vou acabar optando pela placa de vídeo mais em conta mesmo. E caso no futuro necessite de uma performance melhor, busco uma placa mais potente.

 

A configuração ficou a seguinte:

 

Processador AMD Ryzen 5 1600 (YD1600BBAFBOX) - R$ 636,40
Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 479,90
SSD Crucial BX500, 240GB, SATA - R$ 229,90
Memória XPG Gammix D30, 8GB, 2666Mhz, DDR4, CL16 - R$ 254,90
Placa de Vídeo Afox Radeon R5 220 2GB DDR3 - 64 bits - R$ 199,00

Total gasto: R$ 1.800,10

 

Fonte estou aguardando alguma promoção ou reutilizar alguma que tenho parada aqui. Mas teria que ser algo de 400 e 500W, correto?

 

E memória existem várias de 8gb nessa mesma faixa de preço, não sei qual é melhor, então fui nessa que tem um grande número de avaliações.

 

Preciso de algum cooler extra pra essa configuração?

 

Essas partes são todas compatíveis? 


Não esqueça que a fonte é o componente mais importante do computador. Busque uma com qualidade atestada. 400W dão conta tranquilamente, mas, se puder, pegue uma de 500W, para ficar tranquilo no caso de um eventual upgrade.

 

Essa memória da XPG é muito boa.

 

Não precisa comprar um air cooler para esse processador. O cooler box já dá conta. 
 

É tudo compatível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L. Ribeiro As fontes que tenho aqui são boas, com qualidade atestada. Mas como falasse, é um dos componentes mais importantes, e não sei em qual estado estão essas fontes. Acho mais prudente forçar um pouco o orçamento e comprar uma nova.

 

Vi essas opções abaixo. Dessas qual seria a com melhor custo/benefício? Encontro algo mais em conta que essas e com qualidade atestada?

 

Fonte Cooler Master Elite V3 400W, PFC Ativo, MPW-4001-ACAAN1-WO - R$ 279,00
Fonte Redragon RGPS 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, GC-PS001 - R$ 289,00
Fonte Cooler Master Elite V3 500W, PFC Ativo, MPW-5001-ACAAN1-WO - R$ 309,90
Fonte Cougar VTE 500 80Plus Bronze, PFC Ativo, CGR BS-500 - R$ 325,00

 

O restante da configuração já está fechado.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
6 horas atrás, evandrob disse:

@L. Ribeiro As fontes que tenho aqui são boas, com qualidade atestada. Mas como falasse, é um dos componentes mais importantes, e não sei em qual estado estão essas fontes. Acho mais prudente forçar um pouco o orçamento e comprar uma nova.

 

Vi essas opções abaixo. Dessas qual seria a com melhor custo/benefício? Encontro algo mais em conta que essas e com qualidade atestada?

 

Fonte Cooler Master Elite V3 400W, PFC Ativo, MPW-4001-ACAAN1-WO - R$ 279,00
Fonte Redragon RGPS 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, GC-PS001 - R$ 289,00
Fonte Cooler Master Elite V3 500W, PFC Ativo, MPW-5001-ACAAN1-WO - R$ 309,90
Fonte Cougar VTE 500 80Plus Bronze, PFC Ativo, CGR BS-500 - R$ 325,00

 

O restante da configuração já está fechado.

 

Obrigado.


Redragon melhor custo-benefício dessa lista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...