Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprei notebook usado, risco de malwares no sistema?


Tick San

Posts recomendados

>>>Não sei se esse é o local certo para postar isso, se o topico estiver ok mas estiver em local por favor coloquem no lugar certo ai

 

Olá, a um tempo comprei um notebook usado, no momento da compra não fiz nenhuma pesquisa sobre isso, mas hj fui fazer sobre riscos de comprar notebook usado e o antigo vendedor talvez agir de ma fé e instalar algum malware que possa roubar minhas informações.

E vi que pode ser instalado malware no sistema e também na BIOS.

 

No sistema pode ser resolvido com formatação do sistema

Logo após a compra eu fiz uma instalação por cima do sistema atual que estava instalado no notebook.

 

1° PERGUNTA

Essa instalação que fiz será se resolveria o problema caso tivesse algum malware no sistema?

 

2° PERGUNTA

é realmente possível que algo seja instalado na BIOS notebook e que isso possa roubar minhas informações mesmo eu trocando o HD ou formatando sistema?

 

3°PERGUNTA

Se sim, como faço para descobri se tem algo na BIOS ? ou previnir e fazer sei la uma atualização da BIOS para garantir que qualquer coisa seja removida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Malware no BIOS já seria um pouco de paranoia, a menos que você seja alguém importante, instalar um malware no BIOS não seria tarefa fácil pra ser feito casualmente, se for o caso regravar o BIOS original já resolveria, porém BIOS de notebook não é tão fácil de achar, ainda mais se for um modelo nacional...

 

Já os malware comuns a formatação resolve, alias o fato do antigo dono não ter já formatado e feito um zero fill no HD antes de vender indica um descuido dele com a própria segurança, já que alguém mal intencionado poderia usar programas de recuperação pra recuperar arquivos do antigo usuário, cookies do navegador e se brincar ate senhas...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 então sobre a BIOS, o notebook é da Dell, e eu encontrei uma bios pra ele mas fico com medo de fazer a atualização e dar algum problema sei la.

E o meu medo com relação a malwares.

É porque aqui na cidade as pessoas falaram que a pessoa que me vendeu o notebook fez algumas coisas na empresa que ele trabalhou e "pegou" informações de clientes, eu não sou alguem importante mas sei la tem gente mal intencionada pra tudo. 

Mas como você disse malware em BIOS e difícil então so por ter instalado outro sistema ja deve resolver qualquer problema certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso deve resolver sua dúvida,

 

 

 

mas sobre bios pode ficar tranquilo, TEORICAMENTE é possível infectar uma bios, mas na pratica o conhecimento necessário , o tempo e a dificuldade envolvidas inviabilizam essa pratica porque o virus teria que ser criado especificamente para a placa-mãe do notebook, eu mesmo nunca vi bios infectada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...