Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Questionamento sobre cabos de força, plugs e fontes de alimentação externa


Lost Byte

Posts recomendados

Olá, nesta última semana tive que mudar a fonte do monitor devido que estava fornecendo pouca carga e por consequência fazia a tela piscar freneticamente se aumentasse o nível de brilho.

A fonte antiga era 12v 1A deste estilo:

FONTE-12V-1A-COM-LED.png

Para substituir ela, peguei uma fonte de um dock de HD que mal usava, sendo 12v 3A deste tipo:

fc-fonte-12v-5a.png

 

Ao mesmo tempo, resolvi trocar o cabo de força da fonte de alimentação do PC (que era padrão americano) por um de comprimento maior, de 3m, formato brasileiro de 3 pinos.

 

Tudo funcionou perfeitamente, contudo reparei que após estas mudanças, o mini system conectado ao PC começou a apresentar ruídos e leves chiados, como na hora de trocar de música em um player ou quando o PC é desligado, que neste último caso o ruídos vai diminuindo até desaparecer ou acaba imediatamente após retirar o cabo de força do PC da tomada.

 

Uma informação é que o PC em si é ligado diretamente na tomada, enquanto o monitor, mini system, roteador estão ligado em uma régua extensão comum de 6 tomadas. Uso tudo em apenas uma tomada com um "T" de 2 entradas, onde uma é para apenas o PC e outra para a régua.

Entendo muito pouco de eletrônica e não consigo achar os termos certos para pesquisar e desvendar as causas do problema. Devido a isto, tenho algumas perguntas sobre os fatos ocorridos.

 

  1. O tipo de fonte externa que mudei no monitor não tem problema em questão do formato?
  2. O cabo de força ligado ao PC por ser 3m pode estar causando as interferência no áudio?
  3. Ainda sobre a item acima para aproveitar o tópico e tirar uma dúvida extra, o cabo tem uma certa proteção de plástico nos pinos, e como não achei nada sobre, isto é bom ou ruim em equipamentos em geral? Seria este tipo:cabo_de_energia_atx_padrao_novo_3_pinos_120cm_kirin_cb_37a120_1860_1_20190630105309.jpg
  4. Já encomendei um DPS da Clamper de 8 tomadas para trocar pela régua e melhor organizar os cabos e também colocar uma proteção a mais. Isto em teoria poderia eliminar os ruídos do mini system? Penso na possibilidade de que com a mudança da fonte no monitor, criou uma certa interferência entre os equipamentos ligados na régua.

 

No momento não estou em casa, mas vou tentar colocar o antigo cabo de força do PC para ver o resultado.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o ruido pode estar vindo da fonte do dock, tente desligá-la da tomada e verifique se o ruido para (com o computador ligado)

mas no geral o restante das alterações (comprimento do cabo, e o tipo da fonte para o monitor (contanto que atenda a tensão indicada e possua maior capacidade de corrente) não devem lhe causar problemas, salvo se a fonte estiver avariada (que é o que eu estou imaginando se a causa do ruido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann

É que em partes leio sobre que tamanho do cabo em alguns momentos podem fazer variações de condução elétrica (ou algo assim), como também pelo fato que é muito cabo e fio junto na parte traseira da mesa usada, cujo vou organizar assim que chegar o DPS.

A fonte do dock já planejei trocar hoje pelo simples fato para não deixar o dock sem a própria fonte, então serei obrigado a fazer o teste.

Aliás, agora que lembrei, as poucas vezes que usei o dock o HD parava e voltada a funcionar a cada 10min. Até hoje não sei se é normal, afinal HD de 3,5' geralmente consome mais energia ou então se era problema do dock ou até mesmo a fonte. Posso tirar a conclusão disto também.

 

Obrigado pela resposta, e assim que eu conseguir testar eu volto com os resultados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, vou acompanhar.

 

o cabo de força não deve causar interferência mesmo que comprido e "emanharado" em outros pois como os cabos (fase e neutro) correm juntos, mesmo que haja alguma fuga (pois o terra ta ali coladinho também), os campos magnéticos acabam se anulando dentro do próprio cabo.

 

eu tenho um mini-sistem ligado no som do PC também, e quando alguém usa algum chuveiro eletrônico na casa (moro numa republica com 3 banheiros) ele faz bastante ruído, mas talvez seja a própria fonte do meu som que não esta filtrando corretamente as variações da entrada, e as vezes quando ele quer vem um delicado chiado quando não está tocando nada, que presumo ser vindo da rede também.

Algum dia que eu tiver com tempo e paciência eu abro ele para ver isso :) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Eder Neumann disse:

o cabo de força não deve causar interferência mesmo que comprido e "emanharado" em outros pois como os cabos (fase e neutro) correm juntos, mesmo que haja alguma fuga (pois o terra ta ali coladinho também), os campos magnéticos acabam se anulando dentro do próprio cabo.

Legal saber (um dia vou ter que ler o livro de eletrônica do GT para expandir meu conhecimento sobre).

O cabo de força de 3m é bem mais maleável que o antigo de 1,5m, parecendo de baixa qualidade (apesar que deve ser mesmo), logo tudo que aconteceu de diferente o ser humano tende a criar teorias de tudo.

 

Ontem testei com a fonte nova para o monitor e aparentemente reduziu 90% do sintoma, sendo que em apenas 2 momentos que pude perceber algum ruído/chiado. Não tive muito tempo para testar melhor pois faltou luz a noite toda na cidade.

 

21 horas atrás, .if disse:

O ruído vem pelo ar ou pela rede. Se pelo ar: distancie seu sistema de som do pc e monitor. Blinde se puder.  Se pela rede: o filtro pode ajudar. Não te esqueças do aterramento.

Infelizmente não posso separar muito os equipamentos pois a mesa não deixa. a pena o gabinete fica bem afastado, mas o monitor e o aparelho de som ficam meio que colados, assim como os cabos.

A rede também é possível, mas o que me chamou atenção foi que os sintomas de ruídos apenas começaram após trocar a fonte do monitor.

Obrigado pelas dicas, vão ser úteis na hora de organizar os cabos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cabos antigos ficam mais duros mesmo, mas também há a diferença de bitola de condutores que podem dar alguma diferença no manejo do cabo, mas dificilmente a potência de um sistema desse excederá 10A mesmo em 127V (daria 1270W). além disso a têmpera do cobre também influencia, têmperas mais moles tendem a ser quebradiças se muito movimentadas.

 

Consegue descrever o ruido que há no som para eu tentar identificar a origem?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, Eder Neumann disse:

descrever o ruido que há no som para eu tentar identificar a origem?

1.MP3>1k.txt

😁

1 hora atrás, Lost Byte disse:

O cabo de força de 3m é bem mais maleável que o antigo de 1,5m, parecendo de baixa qualidade

A maleabilidade não tem relação direta com qualidade. São tipos de cabos diferentes pra diferentes normas. Há fatores sem controle envolvidos também como p.ex. a disponibilidade de estoque e necessidade de faturar do fabricante.. sai o que tiver na reta.

 

De fato me lembro de um cabo que virou uma pedra depois de um tempo (ok...longo). Era flexível mas virou rígido. Uma dobrada ele quebrava = macarrão cru... sério. Me lembro que há pouco tempo atrás alguém abriu 1 tópico sobre isso quando sugeri 'cozinhar' pra amolecer e depois passar óleo ou do gênero. Mas acho que o meliante nem testou minha teoria (=eu...😁)

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Eder Neumann disse:

Consegue descrever o ruido que há no som para eu tentar identificar a origem?

Parece aquele barulho que faz quando há mal contato e você fica ajeitando os conectores (que por sinal já conferir umas 5x), tipo um mini estalo. Não é aquele famoso "hummmmmmmm".

Quando não há nenhum som provindo do PC ou player, está tudo normal, mas é muito perceptível ao executar uma música ou quando entra em tela cheia algum jogo.

Talvez não seja um sintoma a se preocupar, mas se torna muito irritante com o tempo.

23 minutos atrás, .if disse:

Há fatores sem controle envolvidos também como p.ex. a disponibilidade de estoque e necessidade de faturar do fabricante.

Isto entendo bem, pois onde moro a qualidade dos produtos vendidos é o último critério dos consumidores, logo vendem qualquer marca e modelo. Corri toda cidade e nenhuma loja de informática/eletrônica havia algum filtro da Clamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann @.if

Acho que descobri o motivo. Agora mais cedo fui checar a parte traseira da mesa após perceber que o cabo de força do PC estava travando em algo e notei que um dos fios finos que sai das caixa de som e vai para o mini system estava se enredando em alguns fios do PC, como o mouse, teclado e também com o cabo de força. Como o fio é bem fino e um tanto escondido quando se olha a parte traseira da mesa, nem tinha reparado, depois que acabei por organizar esta parte, aparentemente resolveu a questão dos ruídos.

Provavelmente eu acabei enrolando sem querer estes fios todos quando troquei a fonte do monitor e o cabo de força. Isto que dá ser desatento. 😅

 

Valeu pela a ajuda galera, tanto que me incentivou a procurar mais conhecimento em eletrônica.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando a saga, finalmente coloquei um DPS da Clamper, e nisto surgiu mais detalhes.

Apesar de ter eliminado o chiado/ruído do mini system, eu ainda consigo perceber certa variação dele apenas quando ligo ou desligo o PC, porém neste caso ele pode ter sempre estado lá e só agora fui notar.

 

Em relação ao DPS, ao menos agora não sinto mais aqueles choques ao mexer em algum cabo quando o PC está ligado, mas para a tristeza de minha audição, o DPS agora fica chiando alto de tempos em tempos. (mesmo sem nada plugado nele)

A régua de tomadas antiga não fazia isto, devido a não ter proteção adequada. O lado bom é que pude ver claramente o tanto de interferência elétrica que tem na rede ao redor de onde moro, tanto que até a porteira elétrica ao ser usada pelo vizinho já causa o chiado, o que dirá então quando ligam um chuveiro. Como solução definitiva vou ter que procurar um eletricista para fazer o aterramento adequado na tomada do quarto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...