Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC novo não liga


Posts recomendados

Bom dia, pessoal. Acabei de montar um PC do zero, mas na hora de ligar a única coisa que acontece são os LEDs da placa-mãe acendendo. Quando aperto power, o cooler do processador faz um movimento mínimo, como se ameaçasse girar, mas é só. O que acho estranho é que os LEDs da placa-mãe (B450M Steel Legend) acendem assim que eu aperto o botão da fonte. Não sei se é assim por padrão da placa, mas imagino que eles só devessem acender quando iniciasse o PC pelo power, não? Enfim, se alguém tiver alguma ideia ou sugestão de o que fazer, eu agradeço!

 

Configurações:

CPU: AMD Ryzen 5 3600
PLACA DE VÍDEO: PCyes NVIDIA Geforce GTX 1660 OC
MOBO: ASRock B450M Steel Legend
RAM: XPG Spectrix D41, RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16
SSD: SanDisk SSD SSD Plus 480GB 2.5"
HDD: HD WD Blue 1TB 3.5" 
FONTE: Fonte EVGA 600W 80 Plus White - 100-W1-0600-K
GABINETE: Pichau Gadit X Lateral Vidro Temp, Pgg-X01
FANS: Ventoinhas Aigo Darkflash CF8 Pro 5in1 ARGB 5x120mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de ver um vídeo explicando que essa questão dos leds acesos dá pra configurar pela BIOS, então menos mal. Agora, o que você falou me fez pensar: todos os componentes do PC são novos, menos o HDD e o cabo de alimentação da fonte (aproveitei de um PC Dell antigo que eu tinha). Será que o problema pode ser esse? Mas se esse cabo não estivesse funcionando, ainda levaria energia pra acender os leds da placa-mãe? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fd_902 Remova uma das memórias, tente ligar só com uma. Teste com outra em outro slot se não funcionar. Verifique se conectou o cabo de vídeo na placa de vídeo e não na placa-mãe. Verifique se os conectores de energia de 8 pinos (CPU), 24 pinos (MB) e 8 pinos (GPU) estão bem inseridos. Se não estiverem, remova e insira novamente até o fim (a trava tem que ficar presa, confira com uma lanterna).

Verifique as conexões do painel frontal, é muito comum que sejam conectadas errado. Remova todos os cabos do JFP1 e conecte apenas o PW_SW na posição indicada pelo manual da MB e teste.

Teste tudo isso sem nenhum periférico conectado (mouse, teclado, joystick, fone, caixa de som, etc.) e sem os HDs conectados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fd_902 A GPU montada na mesa pode estar mal encaixada, muito comum. Desligue tudo, confira se a GPU está inserida até o fim (olhe para os contatos no slot). Se for necessário remova ela e reinsira. Confira se seu cabo de vídeo está bem conectado. Se nada der resultado, teste com apenas uma memória de cada vez, teste com outra GPU, faça reset da sua BIOS pelo jumper CLR_CMOS.

O PC deve estar desconectado da tomada para fazer o reset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fd_902 A ideia de diagnóstico é justamente de esgotar os recursos de teste de cada componente e revisar cada parte da instalação. Se não tiver componentes adicionais, tente pegar emprestado (memória, GPU, fonte, CPU, MB), ou testar nos PCs de outrem. Se não puder fazer isso, resta a opção de buscar o auxílio de um técnico sério e bem credenciado (de preferência honesto que não vá mentir para você e ainda te cobrar). Tudo isso para encontrar o erro ou apenas acionar a grantia sem maiores dores de cabeça. Via de regra, rever o manual sobre cada um dos conectores usados, sobre cada uma das configurações, não custa nada e geralmente soluciona o problema. Boa sorte aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...