Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor para retirar ruído no áudio


Daniel080808

Posts recomendados

Olá pessoal, bom dia. Recentemente eu realizei um projeto de fazer um sistema de som 2.1 residencial, mas estou tendo problemas com ruído no áudio proveniente da fonte (provavelmente). Utilizei esse amplificador do aliexpress de 2x50W + 100W, uma fonte chaveada de 12V 20A e fiz uma porta USB 5V com esse conversor para 5V para poder usar esse adaptador bluetooth que eu tinha aqui em casa. Mas quando eu ligo o adaptador bluetooth no conversor ele gera um ruído muito irritante, e quando o ligo em um carregador de celular mais simples ele funciona perfeitamente. Alguém sabe se colocando algum tipo de capacitor cerâmico em algum lugar do meu esquema eu consigo eliminar esse ruído? Deixei anexado as fotos do meu projeto. Também utilizei uma bateria 12V para picos de tensão do sistema. Desde já, agradeço!

IMG_1717.JPG

IMG_1718.JPG

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também dá para tentar um filtro de ferrite na saída do regulador de tensão...

 

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/52-artigos-tecnicos/artigos-diversos/16966-uso-de-ferrites-na-supressao-de-emi-art1907

10 minutos atrás, Daniel080808 disse:

@.if Vou fazer um teste, mas eu utilizo essa porta usb para carregamento do meu celular também, o que deixa difícil o uso do 7805, já que o celular consome >2A.. Não haveria algum tipo de filtro que eu possa fazer com capacitores?

O LM350 suporta até 3A, o LM338, até 5A... como diz a IF, se não forem falsificados.

O ideal é que o regulador de tensão não seja chaveado, que seja linear.

9 horas atrás, Daniel080808 disse:

Também utilizei uma bateria 12V para picos de tensão do sistema.

Desculpe, Daniel, mas não entendi uma coisa: quem alimenta o amplificador, a bateria ou a fonte? Para que aquele pack de baterias, ali? A fonte serve para recarregá-las, é isso? Ou as baterias estão em paralelo com a fonte? Não entendi...

 

De qq forma, se você alimentar o adaptador por baterias, pode ficar sem recarregar o celular mas aí quase certeza de que o ruído some.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, .if disse:

O conversor step down soma ruído ao já sujo 12v chaveado.

Fiquei pensando... tanto a fonte chaveada quanto o regulador funcionam através de PWM, não é isso? Como curiosidade, será que o ruído  que o @Daniel080808fala pode ser "dissonância" entre as frequências de um e de outro? Digo, se um "pulsa" a 500Hz e outro a 501Hz, isso (em música, pelo menos) faz surgir um outra frequência... Será que é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem... não vejo problema em considerar que sim. Em algum momento os picos se somam, se harmonizam, se desequilibram.. como em toda relação. Por isso as vezes um capacitor cai bem. Acho que já disse que considero-o com o item mais filosófico da eletrônica devido às suas multifacetas...😁

2 horas atrás, Eder Neumann disse:

descreva o ruido presentet

Ah quase esqueci...

1.mp3>1k.txt

de novo 😁

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...