Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o consumo do ampop OPA2134?


rmlazzari58

Posts recomendados

Pessoal, gostaria de colocar um pré amplificador antes da entrada de um amp como esse aqui, com uma modificação: o ganho no pré vai ser fixo em 2x (R8=R7=10k), não vai ter aquelas chaves ali, para setar o ganho. Além disso, no amp, por causa dos alto-falantes (30w/6ohm) e do tamanho do dissipador que serão usados, estou alimentando o amp com 36v no total (18v-0v-18v).

 

p115-f5.gif.e72d96b3f6a0f7c7f88c11d0c229925a.gif

 

O trafo é de 26v (13v-0v-13v) antes da retificação, e diz que suporta 3A. De fato, quando ligo o amp e abro totalmente o volume, o trafo fica no máximo quetinho. Zener no lugar de um 7815 é bom por causa do espaço e do calor. Encontrei o esquema abaixo na Internet aqui mas o autor não colocou quanta corrente o zener deve aguentar. Além disso R7 e R8 são para +/- 35v, não para +/- 18v. Será que teria que ajustá-los?

 

p115-f6.gif.f3d741c0f377df24c16505ef331c8b93.gif

Então minha dúvida é sobre a corrente que esses zeners devem aguentar. Quanto será que o ampop precisa? Será que depende do ganho?

Procurei essa informação no ds mas não achei...

 

Só uma coisa: no datasheet desse ampop diz que ele funciona com até 36v (18-0-18). Mas como esse é o máximo, acho que seria legal alimentá-lo com o típico recomendado, que é 30v (15v-0v-15v) ou no máximo dos máximos, com 32v (16v-0v-16v) que zener para 16v eu já tenho aqui. Se bem que não sei a watagem deles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O consumo de um pré amplificador é quase que insignificante, por isso que na maioria dos projetos ninguém se preocupa em usar por exemplo os famigerados 78/79xx, e quando tem funcionam sem dissipador mesmo. 

O diodo zener, de preferência de 1W dá conta do recado assim como apareceu no projeto que postou aí. 

O resistor acaba sendo calculado em cima do zener, pois o consumo dele chega a ser até maior que o do ampop. 

Quanto a esses resistores de 680R/1W pode aumentar o valor deles em resistência e potência, porque do jeito que tá vai ferver. 

Eu ia de 820R por 2W que funciona do mesmo jeito e aquece menos. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu procurei, Xará, alguma coisa escrita nesse zener que tenho aqui, que é para 16v, mas não encontrei código... nada. Apenas 1N4715A, que na Internet não diz a watagem. É um componente mínimo e só dá para ler com lupa. Pelo menos eu só consegui assim. Tem como saber se ele serve de alguma forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Apenas 1N4715A, que na Internet não diz a watagem.

Diz sim, é de 500mW:

http://www.datasheetcatalog.net/pt/datasheets_pdf/1/N/4/7/1N4715.shtml

Também diz que é para 36V. Não serve! 

 

O que você precisa é o 1N4744. Esse sim é de 15V/1W.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...