Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC dando tela azul, congelando e reiniciando


Posts recomendados

Placa-Mãe: ASRock A320M-HDV R4.0

Processador: Ryzen 5 3400g stock

Chip gráfico: Integrado (Vega 11)

Memoria RAM: 2xLexar 8GB CL19

Fonte: Cougar VTC500 500W

Armazenamento: 1x SSD PNY CS900 120GB SATA(Onde fica o SO)

                             1x HD Samsung HD250HJ 250gb

 

 

  • As telas azuis são praticamente certas em jogos, independente de serem leves ou não, sempre que eu exijo mais do PC(nada que force além do limite) ele ou da tela azul com o código de erro device stuck in driver thread(90% das telas azuis dão esse erro ou eles simplesmente reinicia.
  • Eu recentemente mandei ele para uma assistência técnica que primeiramente me disse que estava faltando a pasta de sistema, foram lá e formataram ele, nada resolvido quando fui buscar o PC eles disseram que pode ser problema de hardware, o processador pra ser mais especifico, e ainda tiveram a cara de pau de me cobrarem uma formatação que não resolveu o problema.
  • O técnico disse que fez uma atualização dos drivers da AMD usando o catalysis e também que fez uma update na bios.
  • E voltando as telas azuis elas geralmente aparecem quando estou jogando lords of the fallen(tudo no low, 720p em janela que geralmente faz o jogo apresentar problemas, ou 1080 full screen que faz meu PC apresentar problemas depois de 1 a 3 horas de jogatina), far cry 3(tudo no low, 1080p full screen, antes da formatação ele crashava depois de 4 ou 5hrs de jogatina, agora injogavel não segura nem 10min na missão dos cogumelos) e recentemente testei warframe que me disseram ser bem leve e otimizado, porém o uso da CPU e da GPU ficam em 97%~100%  NA TELA DE login e 5s depois meu PC da tela azul e reinicia.
  • Ele já chegou a dar tela azul durante atividades leves porém eu tinha fechado um app ou programa pesado logo antes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, PedroHenrique Aires disse:

Eu recentemente mandei ele para uma assistência técnica que primeiramente me disse que estava faltando a pasta de sistema, foram lá e formataram ele, nada resolvido quando fui buscar o PC eles disseram que pode ser problema de hardware, o processador pra ser mais especifico, e ainda tiveram a cara de pau de me cobrarem uma formatação que não resolveu o problema.

A formatação JAMAIS deve ser a primeira solução em caso de telas azuis (leia o porquê aqui). Recomendo que não volte mais a essa assistência.

 

---

 

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:
 
- Marca e modelo da sua fonte de alimentação (MARCA e MODELO, não somente potência);
- Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
- Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc).
 
Preciso saber também:
- Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC?
- Você faz overclock no seu PC?
 
---
 
Após nos enviar essas informações, realize os seguintes procedimentos:
 
1- Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (.dmp), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.
 
https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html
 
Você deve enviar as prints dessa maneira:
 
D9n8NNP.png


2- Abra um CMD, copie o comando abaixo por completo, cole no CMD e tecle Enter (espere 10 segundos após teclar enter)
 

Citação

wmic product get name,version >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" & wmic pagefile get /value >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" & wmic bios get smbiosbiosversion >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" & wmic os get version,caption >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt"

 
Um arquivo chamado "listappta.txt" será gerado na área de trabalho. Anexe esse arquivo na sua próxima resposta.
 
3- Baixe o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Tire uma print e envie no seu próximo post:
https://www.ccleaner.com/speccy/download
---
 
Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, PedroHenrique Aires disse:

Detalhe que eu esqueci, eu rodei o teste de memoria que vem no windows 10 no modo mais avançado, porém sai e não vi qual foi o resultado e não  sei achar onde fica o resultado

Iniciar > Visualizador de eventos > Expanda o item "Logs do Windows" > Clique em "Sistema" > Na aba direita, clique em "Filtrar Log Atual" > Em "fontes de evento", localize e marque o item "MemoryDiagnostics-Results" > Dê um OK.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, GabrielLV disse:

Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;

Direto na tomada.

27 minutos atrás, GabrielLV disse:

Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc).

Uso um adptador wifi chines que não sei o nome(instalado com os driver padrão do windows), mouse wireless da inova que não sei o modelo, um teclado da megaware que não sei o modelo, headset husky tactical 7.1 e um monitor AOC e2243Fwk

 

27 minutos atrás, GabrielLV disse:

Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC?

eu não porém o tecnico usou o catalysis da AMD e provavelmente um instalador de bios da ASRock

 

27 minutos atrás, GabrielLV disse:

Você faz overclock no seu PC?

não, se sem fazer ele já ta assim se eu fizer ele explode kkk

25 minutos atrás, GabrielLV disse:

Iniciar > Visualizador de eventos > Expanda o item "Logs do Windows" > Clique em "Sistema" > Na aba direita, clique em "Filtrar Log Atual" > Em "fontes de evento", localize e marque o item "MemoryDiagnostics-Results" > Dê um OK.

Citação

Nome do Log:   System
Fonte:         Microsoft-Windows-MemoryDiagnostics-Results
Data:          10/01/2021 16:46:50
Identificação do Evento:1201
Categoria da Tarefa:Nenhum
Nível:         Informações
Palavras-chave:
Usuário:       SISTEMA
Computador:    PCksa
Descrição:
A Ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows testou a memória do computador e não detectou erros
XML de Evento:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
  <System>
    <Provider Name="Microsoft-Windows-MemoryDiagnostics-Results" Guid="{5f92bc59-248f-4111-86a9-e393e12c6139}" />
    <EventID>1201</EventID>
    <Version>0</Version>
    <Level>4</Level>
    <Task>0</Task>
    <Opcode>0</Opcode>
    <Keywords>0x8000000000000000</Keywords>
    <TimeCreated SystemTime="2021-01-10T19:46:50.4617603Z" />
    <EventRecordID>4619</EventRecordID>
    <Correlation />
    <Execution ProcessID="7476" ThreadID="7480" />
    <Channel>System</Channel>
    <Computer>PCksa</Computer>
    <Security UserID="S-1-5-18" />
  </System>
  <UserData>
    <Results xmlns="http://manifests.microsoft.com/win/2005/08/windows/Reliability/Postboot/Events">
      <CompletionType>Pass</CompletionType>
    </Results>
  </UserData>
</Event>

 

Ah e os videos não aparecem imagens somente som, testei no chrome(youtube e steam) e no edge(youtube e steam)

Captura de tela 2021-01-11 220443.png

Captura de tela 2021-01-11 220502.png

Captura de tela 2021-01-11 220516.png

Captura de tela 2021-01-11 220625.png

Captura de tela 2021-01-11 220411.png

o listappta apareceu vazio aqui

listappta.txt

o clock padrão da minha memoria é 2666mhz

Captura de tela 2021-01-11 221323.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Baixe o DDU, esse programa serve para desinstalar drivers específicos.

https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

 

Faça o seguinte:

1- Baixe o programa

2- Entre no modo de segurança:

Vá em iniciar > msconfig > inicialização do sistema > marque a opção inicialização segura > OK e reinicie o PC.

3- Utilize o DDU para remover o driver de vídeo (no seu caso, AMD), utilizando a opção "Limpar e reiniciar".

4- Refaça o procedimento 2, dessa vez desmarcando a opção de inicialização segura e reinicie o computador.

Dessa forma, o DDU irá remover o driver de vídeo enquanto está no modo de segurança e então basta refazer o procedimento para sair deste modo.

 

Não instale nenhum driver após fazer isso, tente utilizar o PC normalmente por algum tempo com os drivers-padrão fornecidos pelo próprio Windows e veja se o problema persiste.

Após esse teste, se o problema persistir, isso indica que o responsável não era o driver de vídeo.

Independente do resultado, baixe o driver mais recente para a sua APU:

https://drivers.amd.com/drivers/win10-radeon-software-adrenalin-2020-edition-20.9.1-sep29.exe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiramente, nenhum arquivo da tela azul está apontando para uma falha de hardware, e mesmo que estivesse, não posso simplesmente recomendar a substituição de peça A ou B sem antes realizar um diagnóstico.

 

O problema persistiu? Então nos envie print dos novos logs no BlueScreenView.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tipo de problema é daqueles bem chatos de diagnosticar.

Primeiramente eu desmonto o pc para retirar poeira e passo spray limpa contato nos slots e socket, em seguida monto e testo para ver se volta a funcionar, já arrumei pcs com telas azuis e crashes com uma boa limpeza, pois alguma partícula pode estar causando mau contato e causando erros.

Em seguida, atualize os drivers, inclusive o driver do chipset, que muitas vezes é esquecido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 horas atrás, PedroHenrique Aires disse:

@GabrielLV opa, sei que só faz um dia, mas eu fiz tudo que você disse e acabou que não deu certo. devo mandar para a garantia? se sim quais peças?

Você abriu outro tópico para perguntar se o processador pode ser o problema das telas azuis. Não há nenhuma necessidade disso, principalmente porque é exatamente o que estamos tentando descobrir aqui. Se você tiver interesse em tentar diagnosticar o causador do problema, nos avise, mas não há necessidade alguma de criar outro tópico quando você pode muito bem continuar a discussão aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@PedroHenrique Aires Estou tendo os mesmos problemas -_-. Não criei um novo tópico aqui no setor, pois este comentário é pertinente a este.

O PC aleatoriamente congela a tela e as vezes dá BSOD, comecei a pesquisar na internet e tudo indica que seja alguma atualização do Windows (https://www.reddit.com/r/buildapc/comments/kpjmqf/bluescreen_every_couple_of_hours_ntoskrnlexe/) ,

(https://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/all/bsod-0x00000124-error-from-ntoskrnlexe/9692aef2-1f2c-4388-9fdd-44fe0b38d7f7).

Não posto outros, pois se não ficaria muito grande...

A tela azul é o ntoskrnl.exe + 3f5780, além de que rodei teste de memória, HDD, etc e não detectou nada, o que leva a acreditar que seja algum problema no Windows, tentei restaurar mas também trava no processo, acredito que a única forma é um update para correção.

O mais curioso nisso é que é algo totalmente aleatório, pode dar várias vezes como pode ocorrer em intervalos maiores. Um usuário no Reddit informou que conseguiu resolver instalando um driver chamado "ASUSTek Computer Inc. - System - 1.0.0.12" ( https://www.reddit.com/r/buildapc/comments/kpjmqf/bluescreen_every_couple_of_hours_ntoskrnlexe/gic6844/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3 )

O "bom" é que não é nenhum problema de hardware, mas o problema é bem chato.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/01/2021 às 22:27, GabrielLV disse:

O problema persistiu? Então nos envie print dos novos logs no BlueScreenView.

Os prints

Captura de tela 2021-01-11 220443.png

Captura de tela 2021-01-11 220411.png

Em 14/01/2021 às 20:06, Frib 2K4 disse:

A tela azul é o ntoskrnl.exe + 3f5780

o meu é amdkmdag.sys+1a9f13   e dxgkrnl.sys+4289d  
 

Em 14/01/2021 às 19:11, GabrielLV disse:

Você abriu outro tópico para perguntar se o processador pode ser o problema das telas azuis. Não há nenhuma necessidade disso, principalmente porque é exatamente o que estamos tentando descobrir aqui. Se você tiver interesse em tentar diagnosticar o causador do problema, nos avise, mas não há necessidade alguma de criar outro tópico quando você pode muito bem continuar a discussão aqui.

ok, me desculpe

@Sergio NewSonic mano o PC ta 0 bala, deu tela azul desde o primeiro dia de vida, mas vou ver os drivers aqui que você falou

 

@GabrielLV ah eu dei um sfc/scannow no prompt de comando e saiu o seguinte resultado

 

Citação

C:\Windows\system32>sfc/scannow                                                                                                                                                                                                                

Iniciando verificação de arquivos. O processo levará alguns minutos para ser concluído.                                                                                                                                                         Iniciando fase de verificação de verificação do sistema.                                                                

Verificação 100% concluída.                                                                                                                                                                                                                    

A Proteção de Recursos do Windows encontrou arquivos corrompidos e os reparou com êxito.Para reparos online, os detalhes são incluídos no arquivo de log CBS localizado em windir\Logs\CBS\CBS.log. Por exemplo, C:\Windows\Logs\CBS\CBS.log. Para reparos offline, os detalhes são incluídos no arquivo de log fornecido pelo sinalizador /OFFLOGFILE.

 

@GabrielLV os arquivos que estão na pasta são os seguintes 

 

CBS.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PedroHenrique Aires Analisando os arquivos, a falha não está sendo apontada para o driver de vídeo amdkmdag.sys, mas sim, para o dxgkrnl.sys, que é o driver do DirectX que pertence ao próprio Windows. Com isso, temos uma pista de que o problema está de fato sendo causado por algum erro no Windows (como foi informado pelo @Frib 2K4 ), ou, pelo menos, algum conflito entre os drivers de vídeo com os drivers do Windows.

 

Citação

 

FAULT_INSTR_CODE:  cccccccc

SYMBOL_STACK_INDEX:  1

SYMBOL_NAME:  dxgkrnl!TdrTimedOperationBugcheckOnTimeout+45

FOLLOWUP_NAME:  MachineOwner

MODULE_NAME: dxgkrnl

IMAGE_NAME:  dxgkrnl.sys

DEBUG_FLR_IMAGE_TIMESTAMP:  670b3b6a

IMAGE_VERSION:  10.0.19041.685

FAILURE_BUCKET_ID:  0xEA_IMAGE_dxgkrnl.sys

BUCKET_ID:  0xEA_IMAGE_dxgkrnl.sys

PRIMARY_PROBLEM_CLASS:  0xEA_IMAGE_dxgkrnl.sys

TARGET_TIME:  2021-01-12T02:16:21.000Z

 


Dando uma olhada no Google, há vários relatos de usuários com o mesmo problema, no mesmo driver culpado (ntoskrnl.exe + 3f5780) e na mesma build do Windows 10.0.19041.685 (curiosamente, esses casos são recentes, datados do final de 2020 e do começo de 2021).

 

https://www.google.com/search?safe=active&sxsrf=ALeKk02e_1iFvr2E6NT73Bf-vZS2K0Evdg%3A1611191228909&ei=vNMIYLeGN9SV0Abdz6gQ&q=10.0.19041.685+bsod+ntoskrnl.exe+%2B+3f5780&o que=10.0.19041.685+bsod+ntoskrnl.exe+%2B+3f5780&gs_lcp=CgZwc3ktYWIQDDoHCCMQsAMQJ1CQGljeJGCNKmgBcAB4AIAB2wGIAeACkgEFMC4xLjGYAQCgAQGgAQKqAQdnd3Mtd2l6yAEBwAEB&sclient=psy-ab&ved=0ahUKEwi31PSG66vuAhXUCtQKHd0nCgIQ4dUDCA0

 

Recomendação:

Vá em Iniciar > Digite "atualiza" (sem aspas) > Clique em "verificar se há atualizações" e instale todas as que estiverem disponíveis.

 

Após isso, clique em "exibir atualizações opcionais" > Expanda o item "atualizações de driver" > Tire uma print e poste aqui.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GabrielLV Aqui o bug parou, rodei o AIDA64 por 2 horas e não teve nenhum problema, rodei teste no SSD e no HDD com o WD LifeGuard e não detectou nada, verifiquei as temperaturas durante o teste do AIDA64 e tudo dentro do padrão. A build que estou usando aqui é a 19042.746 e a versão é Windows 10 Pro x64 20H2, pelo visto o bug é anterior a estas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, GabrielLV disse:

Recomendação:

Vá em Iniciar > Digite "atualiza" (sem aspas) > Clique em "verificar se há atualizações" e instale todas as que estiverem disponíveis.

 

Após isso, clique em "exibir atualizações opcionais" > Expanda o item "atualizações de driver" > Tire uma print e poste aqui.

essas aqui são as atualizações do windows

 

Captura de tela 2021-01-21 201545.png

Captura de tela 2021-01-21 201604.png

ah e tinha uma atualização de driver da amd que apareciam nas opcionais e eu baixei mesmo assim, são esses 2 mais antigos da AMD, porém isso foi depois do computador ficar dando BSOD

Captura de tela 2021-01-21 201702.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faça o procedimento com o DDU novamente, e após isso, tente baixar uma versão antiga do driver de vídeo.

 

https://drivers.amd.com/drivers/win10-radeon-software-adrenalin-2020-edition-20.4.2-may25.exe

 

O driver acima é uma versão do dia 26/05/2020.

 

Se mesmo assim o problema persistir, baseado nas informações que citei no post #17, recomendo que tente instalar uma versão mais antiga do Windows, como a v1909.

Download da iso do Windows 10 v1909: https://tb.rg-adguard.net/dl.php?go=12e5361d

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/01/2021 às 22:25, GabrielLV disse:

Faça o procedimento com o DDU novamente, e após isso, tente baixar uma versão antiga do driver de vídeo.

 

https://drivers.amd.com/drivers/win10-radeon-software-adrenalin-2020-edition-20.4.2-may25.exe

 

O driver acima é uma versão do dia 26/05/2020.

 

Se mesmo assim o problema persistir, baseado nas informações que citei no post #17, recomendo que tente instalar uma versão mais antiga do Windows, como a v1909.

Download da iso do Windows 10 v1909: https://tb.rg-adguard.net/dl.php?go=12e5361d

irei fazer.

 

Mas segue em anexo uma tela nova que apareceu. Isso apareceu junto daquela tela de tempo limite de driver do software AMD

Captura de tela 2021-01-26 214504.png

PS: Isso apareceu apos 3Hr~4Hrs de battlefield 3(tudo no low a 1080p, batendo 40~70 frames)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...