Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferenças Desktop Gamer/De Produtividade/De Edição

Posts recomendados

Queria saber quais são as diferenças entre os desktops que posso montar.

Por exemplo, um desktop pra  jogos teria uma performance relativa a um desktop pra multi-tasking/produtividade? Ou um desktop focado em games seria algo exclusivamente  bom pra games?

E os desktops de edição? Sei que eles costumam ser mais caros, mas com um pc focado em edição, eu ainda teria uma boa performance jogando ou fazendo Multi-tasking?

Se alguém tivesse algum artigo pra  me indicar, ou tivesse tempo e paciência pra me explicar eu agradeceria demais :)

Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Smeagle_17 disse:

Por exemplo, um desktop pra  jogos teria uma performance relativa a um desktop pra multi-tasking/produtividade? Ou um desktop focado em games seria algo exclusivamente  bom pra games?

Eles se aproximam, mas tem algumas diferenças. "Produtividade" é meio vago, mas se estamos falando de uso de escritório, navegação, edição de planilhas, etc, qualquer processador moderno, mesmo com apenas 4 threads, dá conta com folga. Se é algo mais voltado a análise e processamento de dados, simulações, vai pesar pro lado da CPU e quanto mais threads melhor, mínimo 12, mas de preferência 16 ou mais. Quando se trata de edição, um processador com muitas threads também é bem importante, mas muitas aplicações conseguem aproveitar aceleração por GPU, trazendo o peso pra ela, e a RAM também vira protagonista, com o mínimo de 32 GB como recomendado, mas quanto mais melhor. Em jogos, 16 GB é o bastante e o carro chefe é a placa de vídeo, enquanto o processador tem que ser capaz de acompanhar ela, com o mínimo de 8~12 threads sendo o recomendado atualmente. Pensando em jogos competitivos, a placa de vídeo perde um pouco a importância (afinal, você vai botar quase tudo no mínimo) e aumenta a importância do processador. Em qualquer um dos casos, um SSD acelera bastante o carregamento dos programas e responsividade do sistema ao navegar por arquivos.

Resumindo:
PC de escritório: qualquer processador atual com 4+ threads, 8~16 GB de RAM, placa de vídeo pouco relevante.
Multitask: processador com 16+ threads, 16+ GB de RAM, nível de relevância da placa de vídeo depende da aplicação específica.
Edição: processador com 16+ threads, 32+ GB de RAM, importância da placa de vídeo também varia, mas em geral é significativa.
Jogos: processador com 8~12+ threads, 16 GB de RAM é o bastante, placa de vídeo é o principal.

• Obrigado 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!