Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de video superaquecendo


Posts recomendados

Tenho uma gtx 760 que está me dando muita dor de cabeça, ela fica com uma temperatura de de 53° com 0% de uso, ao jogar um jogo muito pesado que force ela a usar 99% em questão de segundos ela superaquece e chega em 100°, fazendo o pc desligar. Vou listar as coisas que eu já fiz:

-Troquei a pasta térmica da placa e coloquei uma de prata

- Notei que os thermalpads estavam muito desgastados, comprei e troquei também, só que fiz besteira e acabei comprando um com espessura muito grande, ai tive que achatar ele até ficarem menores.(OBS antes disso já superaquecia )

-Ouvi falar que um dissipador oxidado também causa superaquecimento, então raspei o dissipador, que inclusive estava bem alaranjado, mas só foi isso mesmo.

- Atualizei os drivers

-baixei o msi afterburner e monitorei também o uso da FAN, e me parece que está tudo ok, quando está mt quente ela gira bem rápido até, então me parece estar funcionando bem

-Atualizei a bios 

 

Tirando o superaquecimento ela parece estar normal, não identifiquei nenhum outro problema, temo que os thermalpads novos estejam impedindo um pouco do contato do chip gráfico da gpu encostar no dissipador porque no início ela nem ligava devido aos thermalpads, mas mesmo assim o superaquecimento já acontecia antes de colocar eles, então não sei ao certo qual o problema. Pode haver algum problema no dissipador? não chequei ele por inteiro então pode ser que outras partes estejam oxidadas. E outra pergunta, os thermalpads são realmente obrigatórios? sei que eles diminuem a temperatura, mas mesmo sem eles a gpu deveria superaquecer assim ? queria tirar eles e testar o contato do dissipador com a gpu, mas não sei se haverá problemas

 Minha fonte é uma gamemax de 500W 80 plus bronze

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Caio161 disse:
  1. Troquei a pasta térmica da placa e coloquei uma de prata
  2. Notei que os thermalpads estavam muito desgastados, comprei e troquei também, só que fiz besteira e acabei comprando um com espessura muito grande, ai tive que achatar ele até ficarem menores.(OBS antes disso já superaquecia )
  3. Ouvi falar que um dissipador oxidado também causa superaquecimento, então raspei o dissipador, que inclusive estava bem alaranjado, mas só foi isso mesmo.
  4. Atualizei os drivers
  5. baixei o msi afterburner e monitorei também o uso da FAN, e me parece que está tudo ok, quando está mt quente ela gira bem rápido até, então me parece estar funcionando bem
  6. Atualizei a bios 
  1. Muito arriscado, pois o manuseio incorreto desse tipo de pasta pode causar curto. Espero que tenha passado uma camada fina com cotonete como é indicado para esse tipo de pasta. Quando for trocar pasta de GPU, use sempre uma microcerâmica ou gel para evitar esse tipo de risco. Prefira as de alta viscosidade se possível.
  2. Adesivos térmicos tem que ser da espessura correta. Debastá-los pode reduzir sua eficácia drásticamente, pois com isso você sacrifica a propriedade adesiva deles. Recomendo que meça a espessura dos originais e substitua pelo tamanho certo ou então use uma pasta térmica como as que citei (também funciona apesar de dar mais trabalho).
  3. Nunca ouvi falar de dissipador oxidado, até porque cobre a alumínio não oxidam (o cobre forma zinabre se exposto a líquido, o alumínio quando em contato com o ar forma óxido de alumínio e isso é justamente o que o protege de corrosão). O zinabre é verde, então se não tinha nada verde a cor era perfeitamente normal.
  4. Ótimo, mas não altera nada no seu caso.
  5. No MSI afterburner sempre configure a curva de velocidade da ventoinha para ter apenas dois pontos. O primeiro é 50% a 50°, o segundo é 100% a 70°.
  6. Ok.

Qual é seu modelo de gabinete, quantas ventoinhas ele tem, quais as posições de instalação e orientação de cada uma? Qual é seu modelo de GPU?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu gabinete é um bem simples, tem 2 saídas de ar e na verdade nem uso fans extras, por enquanto estou deixando o gabinete aberto pra evitar esquentar demais pois moro no nordeste e aqui é quente pra caramba.

a GPU é uma gtx 760 é uma windforce de 2GB, vou deixar uma foto do GPU-z e link de uma gpu idêntica: https://www.waz.com.br/placa-de-video-pci-e-nvidia-gtx-760-2gb-256bits-gigabyte-windforce-2x-oc-edition-gv-n760wf2oc-2gd-html/p

Realmente, vacilei nessa parte do thermalpads vou ver se encontro uns de espessura menor, e também investir em fans, porque ouvi falar que temperaturas baixas aumentam a vida útil dos componentes, mas você acha mesmo que isso pode ser  a total fonte do problema? A placa de video esquenta absurdamente quando se usa 100% dela, é questão de pouco segundos até desligar e mesmo sem estar fazendo nada a temperatura fica no mínimo em 53°, algum defeito no dissipador poderia causar isso? 

OBS: acho que coloquei uma quantia certa de pasta térmica, quando comprei (Usada do aliexpress) essa placa tinha vindo com muita pasta térmica em volta e com os thermalpads originais bem desgastados.

OBS2: achei estranho que no MSI afterburner o clock base é 135mhz e o boost é de 324mhz sendo que o máximo deveria ser 1000mhz por ai, isso é alguma consequência da temperatura estar alta?

GPU-z.png

MSI afterburner.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Caio161 disse:

Realmente, vacilei nessa parte do thermalpads vou ver se encontro uns de espessura menor, e também investir em fans, porque ouvi falar que temperaturas baixas aumentam a vida útil dos componentes, mas você acha mesmo que isso pode ser  a total fonte do problema?

As temperaturas estão altas pela falta de fluxo de ar dentro do gabinete. Teria sido melhor que não tivesse desmontado a GPU, pois agora você terá que corrigir seus reparos. Compre ventoinhas e instale pelo menos 4 em seu gabinete como nas fotos abaixo. Ventoinhas de qualidade custam a partir de 20 reais. Compre das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe.

 

1 hora atrás, Caio161 disse:

A placa de video esquenta absurdamente quando se usa 100% dela, é questão de pouco segundos até desligar e mesmo sem estar fazendo nada a temperatura fica no mínimo em 53°, algum defeito no dissipador poderia causar isso?

Sem um fluxo de ar constante passando pelo interior do gabinete toda GPU esquenta muito. 

 

1 hora atrás, Caio161 disse:

OBS: acho que coloquei uma quantia certa de pasta térmica, quando comprei (Usada do aliexpress) essa placa tinha vindo com muita pasta térmica em volta e com os thermalpads originais bem desgastados.

Toda placa de vídeo usa adesivos térmicos. Mesmo o que você descreve como pasta térmica era, na verdade, um tipo de adesivo também. O volume excessivo que vem é porque isso é montado num processo fabril, não manualmente como se faz em casa, então eles pecam pelo excesso. A pasta de prata tem que ser aplicada em uma camada uniforme e fina, mas tem que se observar se o dissipador é instalado com pressão e altura suficientes para fazerem contato diretamente sobre a GPU, pois caso contrário a pasta de prata perde seu efeito.

 

1 hora atrás, Caio161 disse:

OBS2: achei estranho que no MSI afterburner o clock base é 135mhz e o boost é de 324mhz sendo que o máximo deveria ser 1000mhz por ai, isso é alguma consequência da temperatura estar alta?

Não sei responder se vai aparecer a frequência máxima de operação no AfterBurner. Só sob stress que você poderia se certificar de qual é a frequência que ela está operando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2021 às 14:43, WOZ Dods disse:

As temperaturas estão altas pela falta de fluxo de ar dentro do gabinete. Teria sido melhor que não tivesse desmontado a GPU, pois agora você terá que corrigir seus reparos. Compre ventoinhas e instale pelo menos 4 em seu gabinete como nas fotos abaixo. Ventoinhas de qualidade custam a partir de 20 reais. Compre das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe.

 

Sem um fluxo de ar constante passando pelo interior do gabinete toda GPU esquenta muito. 

 

Toda placa de vídeo usa adesivos térmicos. Mesmo o que você descreve como pasta térmica era, na verdade, um tipo de adesivo também. O volume excessivo que vem é porque isso é montado num processo fabril, não manualmente como se faz em casa, então eles pecam pelo excesso. A pasta de prata tem que ser aplicada em uma camada uniforme e fina, mas tem que se observar se o dissipador é instalado com pressão e altura suficientes para fazerem contato diretamente sobre a GPU, pois caso contrário a pasta de prata perde seu efeito.

 

Não sei responder se vai aparecer a frequência máxima de operação no AfterBurner. Só sob stress que você poderia se certificar de qual é a frequência que ela está operando.

Sim amigo, consegui aqui limitar o uso da placa de video pra 80% nos jogos, isso usando o MSI Afterburner eu consigo deixar a temperatura chegar em 79° e 80° no máximo, perdi um pouco de desempenho mas não tem problema, também consegui reduzir a temperatura de 53° pra 48° só mudando o gabinete de posição, no futuro eu darei um jeito de reduzir mais a temperatura e usar 100% dela, obrigado pelas dicas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...