Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Migrei de um i5 3330 para um 10400 mas não percebi diferença de desempenho


Posts recomendados

Bom, depois de usar um i5 3330 (geração 3) por sete anos resolvi finalmente fazer um upgrade para um geração 10. A mudança não foi porque achei que o computador estava lento, ao contrário, ele continuava a me atender perfeitamente como sempre mas fiquei preocupado que pelo tempo de uso já pudesse estar próximo de morrer. Como não queria nada de muito extravagante, adquiri o que eu considero o melhor custo benefício. Eu queria uma placa com GPU então não peguei nenhuma CPU do tipo "F" e portanto a 10400 foi a mais em conta que eu encontrei (e mesmo assim foi carinha, quase R$ 1500). 😬

 

Enfim, o setup que eu peguei foi uma placa-mãe Gigabyte 410, a CPU i5 10400, um pentezinho de memória com 8GB e uma fonte Corsair 450W porque a minha já tinha mais de 12 anos.

 

O fato é que embora o novo setup rode muito bem por outro lado ele não me empolgou em absolutamente nada. Antes de decidir eu vi um comparativo no cpubenchmark.net e pelos resultados o 10400 deveria ser pelo menos TRÊS VEZES mais rápido que o 3330, e esse tipo de diferença dá pra perceber facilmente no uso normal do computador. Bem, o problema é que eu tenho a impressão de estar rodando o mesmo computador de antes!

 

Gostaria de saber se é preciso fazer algum tipo de configuração especial pra "desbloquear" o desempenho dessa CPU ou algo do gênero. Eu simplesmente montei e deixei todas as configurações default da placa (não fiz overclock, nada disso). Outra coisa importante é que eu não uso o computador para jogar. Uso para trabalho principalmente com Photoshop e processamento de áudio/vídeo e posso dizer que não senti nenhuma diferença relevante.

 

Eu uso Windows 10 64 bits e uma coisa que eu reparei é que quando eu rodo determinados aplicativos -- por exemplo o MKVToolnix pra realizar demux em arquivos de vídeo -- ele processa na mesma velocidade que o meu 3330 processava, ou seja leva o mesmo tempo pra completar a tarefa, mas monitorando a performance do sistema pelo Resource Monitor do TaskManager ele diz que o uso da minha CPU está em 5-6%. Ou seja, ele fica fazendo as coisas devagar enquanto tem CPU à beça sobrando pra acelerar mas não usa!

 

Se alguém puder ajudar agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...