Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possivel aumentar a memoria de video


Posts recomendados

  • Membro VIP

Não tem como. A memória dedicada é um valor fixo que é utilizado exclusivamente pela GPU. Por exemplo, uma RX 570 4GB possui 4GB dedicados e a única forma de aumentar a quantidade de memória dedicada é colocando mais chips de memória na placa de vídeo, ou seja, é inviável. Algumas BIOS vem com a opção de reduzir a quantidade de memória dedicada para algumas finalidades (não sei quais), mas você não pode aumenta-la pois o limitador é o hardware e não o software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, FredericoAndrade disse:

@GabrielLV Acho que ele está falando do gráfico integrado, não? No caso do gráfico integrado, o computador fornece uma parte da RAM do sistema para a iGPU, tendo como aumentar essa parte pela BIOS

Isso é no caso das APUs. A memória VRAM nesse caso não é dedicada e sim compartilhada (isso é, a memória RAM compartilha alguns GBs para se comportarem como VRAM), mas mesmo nesse caso, só é possível aumentar até um valor X (se não me engano, o máximo é 2GB no caso da AMD, sendo que o valor é de alguns MBs no caso da Intel), sendo que o autor do tópico possui um notebook Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Rafael nogueira 474 disse:

no caso eu tenho 8gb ram que quero tranformar 1gb em compartilhada

Certo, você pode aumentar a memoria facilmente pela BIOS 

1 minuto atrás, Rafael nogueira 474 disse:

no caso eu tenho 8gb ram que quero tranformar 1gb em compartilhada

Você está tendo problema em aumentá-la, sabe o que tem que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
30 minutos atrás, Rafael nogueira 474 disse:

no caso eu tenho 8gb ram que quero tranformar 1gb em compartilhada

Compartilhar memória RAM, transformando-a em dedicada, só é possível no caso das APUs da AMD e em processadores Intel com tecnologia semelhante. Os processadores Intel possuem uma limitação diferente.

 

Vá na área de trabalho > botão direito > Configurações de exibição > Desça a página e clique em "Configurações avançadas da tela > Exibir propriedades do adaptador de vídeo do Monitor > Tire uma print e poste aqui

 

Veja como exemplo o meu computador:

image.png

 

A APU da AMD (Ryzen 3 2200g) está puxando 1GB da memória RAM, fazendo com que ela apareça como "memória dedicada" (quando na verdade é compartilhada, porém ela está sendo exclusivamente utilizada como VRAM), sendo que temos abaixo o "Memória do Sistema Compartilhada" que é um valor automaticamente definido e que será utilizado somente no caso de faltar memória dedicada.

 

As placas-mãe da AMD permitem alguns poucos GB de VRAM que podem ser configurados no setup, enquanto que as placas-mãe dos processadores Intel possuem um valor fixo (sendo eles "dedicados" da memória RAM ou não), sendo este valor alguns poucos MB.

 

Intel:

 

image.png

 

AMD:

 

image.png

 

Não confunda as tecnologias. As APUs da AMD possuem funcionamento diferente dos processadores da Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rafael nogueira 474 Como pode ver, seu notebook já possui 1,7GB de memória RAM compartilhada, 0MB de memória dedicada pelo simples fato de ele não funcionar igual a uma APU, ele não puxa XGB para se comportarem como VRAM, e muito menos é uma placa de vídeo dedicada.

 

Entenda:

Memória dedicada = Memória FÍSICA. Uma RX 570 4GB possui 4 GB de memória VRAM DEDICADA, sendo que para aumenta-la, seria necessário abrir a placa de vídeo para acrescentar mais chips de memória, logo, inviável.

 

Memória compartilhada = Memória RAM que será utilizada como VRAM somente no caso de faltar VRAM dedicada.

 

As APUs da AMD ou alguns processadores da Intel possuem uma tecnologia que reserva XGB da memória RAM para se comportarem exclusivamente como VRAM, fazendo com que eles sejam listados como "Memória dedicada", mas na verdade é uma memória compartilhada pois está sendo puxada da RAM.

 

---

 

O seu processador possui uma placa gráfica integrada intel hd 4000 que não possui memória VRAM dedicada pelo simples fato de nem sequer uma placa de vídeo esse notebook ter, logo, você precisaria fazer uma alteração física eletrônica no seu notebook para que ele tivesse memória VRAM DEDICADA, o que obviamente é inviável...

O que o seu processador na verdade faz é compartilhar alguns MB da sua memória RAM, ou seja, memória compartilhada e não dedicada.

 

Os processadores Intel que possuem a tecnologia que permite reservar alguns MBs para se comportarem como VRAM (fazendo com que eles sejam listados como "Memória Dedicada") permitem alguns poucos MBs, enquanto que as APUs (AMD) são os que permitem alguns GBs.

 

image.png

 

image.png

 

Resumindo: O seu processador não possui memória dedicada (pois como eu disse, você não possui placa de vídeo, logo, não possui memória dedicada), mas sim memória compartilhada, cujo valor é automaticamente definido.

 

image.png

 

image.png

https://www.game-debate.com/hardware/index.php?gid=781&graphics=Intel HD Graphics 4000 Desktop

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...