Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar cristal por um 555, tem como?


Blumer Celta

Posts recomendados

Boa tarde, vi alguns circuito antigos que usam um 555 para clock.

 

Tenho alguns aparelhos que usam cristal, mas as vezes é difícil achar frequência igual em sucatas...

por isso minha pergunta:

É possível fazer um oscilador ou algo do tipo com um 555 (regulável via trimpot) que possa ir gerando os clocks de acordo com a regulagem, e com isso substituir o cristal?

 

Sei que o preço n"ao deve ser atrativo, mas tenho uma porrada de 555 aqui, e comprar um cristal da internet custa pelo menos 20 de frete+preço da peça.

 

 

Obrigado pelas dicas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 555 é um timer RC, não chega nem perto da precisão de um timer a cristal, logo pra maioria dos casos não daria certo, dependendo do circuito um desvio de frequência da ordem dos partes por milhares já seria inaceitável, e causaria todo tipo de erro, um oscilador a cristal trabalha com precisão de partes por milhões ou ate partes por bilhão

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos cristais trabalham com frequência acima de 1MHz, o 555 não chega nem perto disso. 

 

Raramente um cristal da problema, não vejo necessidade em fazer substituição. 

Porém uma situação curiosa é o uso de divisores de frequência, pode usar um cristal maior e o divisor pode ser programável e chegar na frequência que quiser. 

Exemplo, precisamos de um cristal de 2 MHz, mas só tem de 8, então usamos um divisor por 4.

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Incomplementativo...😁... cadê o d.s.? Rise & fall é tempo de subida e descida da saída. Penso não ter relação direta com a freq máxima de operação do bixo. xeu ver... 15 + 15 = 30nS ... 33MHz bem instáveis... sei não.

E 0.1V?!!  😲 Puts! agora me me bateu a curiosidade mesmo!! cadê o d.s.? ! 🤪

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...