Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock AMD Ryzen 5 3400 para 4.2Ghz


Posts recomendados

Possuo o seguinte Setup:

  • Processador AMD Ryzen 5 3400G, Cache 6MB, 3.7GHz (4.2GHz Max Turbo), AM4
  • placa-mãe Prime B450M-GAMING/BR
  • 2x8GB RAM HyperX 2666MHz
  • SDD XPG 512GB
  • Placa de Video RX 580 8GB


Comecei a fazer pesquisas recentemente sobre overclock de memoria RAM e CPU. Realizei o overclock da minha memória para 2933MHz a 1.35V, e o pc continua funcionando normalmente.

Usei o Ryzen Master para fazer o overclock do processador, porém, o maximo de clock que consegui foi  4,075GHz a 1.35V.Estou fazendo as analises de temperatura e desempenho pelo CPU-Z e testes de stress pelo AIDA64.
Quando coloco valores acima dessa frequência para o processador, aconteciam erros desde travamento do PC (congelamento ou tela azul), e as vezes, os erros apareciam no teste de stress do aida64

Gostaria de saber, se seria possível realizar alguma configuração diferente para poder alcançar um clock maior, ou se seria alguma limitação do meu hardware mesmo.

Agradeço desde já!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mikael Gallucci disse:

Usei o Ryzen Master para fazer o overclock do processador, porém, o maximo de clock que consegui foi  4,075GHz a 1.35V.Estou fazendo as analises de temperatura e desempenho pelo CPU-Z e testes de stress pelo AIDA64.

Você chutou um Vcore ou só conseguiu estabilidade com essa tensão?? O 3400G é segunda geração, então não terá muito avanço com clock, mas 1.35V pareceu meio alto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

11 minutos atrás, RS Faria disse:

Você chutou um Vcore ou só conseguiu estabilidade com essa tensão?? O 3400G é segunda geração, então não terá muito avanço com clock, mas 1.35V pareceu meio alto..


Na verdade, fui fazendo os testes a partir de 4.2GHz com 1.35V pois foi um valor que pesquisei e achei em variois lugares,porém não conseguia estabilidade, então fui abaixando o clock até conseguir estabilidade


Tentei fazer um teste de estabilidade do AIDA64 com clock a 4,075GHz e 1.3V e recebi este erro:

image.png.e8fc9c6403ad1d1adbbfa3455fa2e2f2.png


Não sei se interfere também, mas esqueci de colocar que minha fonte é a de SMART BX1 650W da Thermaltake

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RS Faria disse:

@Mikael Gallucci

 

Provavelmente é o limite do chip.. A placa-mãe não tem dissipação no VRM, mas acho que não seria problema num 3400G.. Qual temperatura que ele chega, nessa configuração??


4,075GHz a 1.35V, durante o teste de stress do próprio Ryzen Master, nao passou de 75 graus. Acredito que mesmo a placa-mãe nao tendo esse dissipador, a temperatura nao é problema, durante os testes não chegou a passar de 85 graus nenhuma vez. Meu gabinete tem mais alguns coolers, acredito que ajuda bastante na refrigeração

image.thumb.png.4ca4d8b674a5f09951301fae17c26e15.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Yan_ disse:

@Mikael Gallucci tenta seguir esse video:

 

Como Fazer Overclock No Ryzen 5 2600 Para 4.1Ghz - 4.2Ghz Pela Bios + OC Memoria RAM - YouTube

Yan, primeiramente obrigado pelas respostas ate agora

Vi este video, porém na minha BIOS, essa opção "Custom CPU Core Ratio" não aparece, onde ele troca para Manual para habilitar o campo de CPU Core Ratio. Achei uma imagem no google desta opção para comparar com a minha bios acima:

image.png.62b948da2a32a32c1a5e55c20e7833dc.png



Será que tem alguma configuração na BIOS para habilitar essa opção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Yan_ disse:

@Mikael Gallucci e o bios esta atualizado? Se sim, da um reset via jumper ( mais fácil ) ou via bateria


Descobri fazer o overclock pela BIOS, porém, mesmo assim foi sem sucesso. Sempre que passo de 4.1GHz, tenho erros com testes estabilidade ou travamentos no PC. com 4.2GHz normalmente da tela azul;

Consegui aumentar mais a frequência da memoria. Fiz um teste de estabilidade do AIDA64 com 3200MHz e 1.28V de RAM e 4.0GHz com 1.35V de CPU , o teste rodou por +- 1h e não deu erro, a temperatura máxima q bateu a CPU foi 85 graus...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mikael Gallucci disse:

Descobri fazer o overclock pela BIOS, porém, mesmo assim foi sem sucesso. Sempre que passo de 4.1GHz, tenho erros com testes estabilidade ou travamentos no PC. com 4.2GHz normalmente da tela azul;

Já era de se esperar, Ryzen de 2a geração realmente não vai muito além dos 3.9~4.1 sem muita tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

@Imakuni dar certo até vai porque faço isso no meu 3400g tá CPU CLOCK( 4200 MHz) Tensão a 1.3 ta save e 1.35 também não é problema pra quem acha que é então não se engane pode usar normalmente fora isso fiz over na gpu integrada o maximo dele era 1400 tanquei 1700 com tensão 1.25 ta save funcionando perfeitamente o ruim que toda vez que ligo tenho que entrar no Ryzen master e ir no profile que salvei essas config e aplicar ou eu iria colocar na BIOS pra ficar pernamentemente pra não ter que fazer isso toda vez mas não deu tela azul temperatura ta 62 no maximo pega 65, suave com cooler  box dele mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...