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Whea uncorrectable error - tela azul


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Ola a todos, gostaria de uma ajuda a identificar e talvez corrigir um erro que estou tendo com bastante frequência e de maneira aleatória com o meu PC: tela azul erro Whea uncorrectable error.

 

O problema normalmente se da quando estou navegando na internet, conversando no discord e quando estou com máquina virtual ligada, algumas vezes jogando mas não é comum.

 

Hardware:

i7 6700k

z170 Gaming 7 Gigabyte b21 

2x 8Gb kingston 2333 14-14-14-35

2080 super MSI 

500 Gb NVME XPG S40 (sistema)

500 GB Sata Sandisk 

650w Corsair 80plus gold 

 

Testes que ja fiz:

Memtest 4 passos

Stress GPU 

Stress CPU 

Crystal Disk em ambos os SSDs 

 

Não gera arquivo de minidump 

 

Não utilizo programas piratas e utilizo o Kaspersky como antivírus

 

 

Não sei mais o que testar e como testar, se alguém puder me ajudar, eu agradeço

 

 

 

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  • Moderador

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:
 
- Marca e modelo da sua fonte de alimentação (MARCA e MODELO, não somente potência);
- Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
- Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc).
 
Preciso saber também:
- Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC?
- Você faz overclock no seu PC?
 
---
 
Após nos enviar essas informações, realize os seguintes procedimentos:
 
1- Abra um CMD, copie o comando abaixo por completo, cole no CMD e tecle Enter (espere 10 segundos após teclar enter)
 
wmic product get name,version >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" & wmic pagefile get /value >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" & wmic bios get smbiosbiosversion >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" & wmic os get version,caption >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt"
 
Um arquivo chamado "listappta.txt" será gerado na área de trabalho. Anexe esse arquivo na sua próxima resposta.
 
2- Baixe o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Tire uma print e envie no seu próximo post:
https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

3- Pressione Windows + Pause Break > Clique em Alterar Configurações para abrir as Propriedades do Sistema > Avançado > Em Inicialização e Recuperação clique em Configurações > Marque a opção "gravar um evento no log do sistema" > Em Gravando informações de depuração selecione "Despejo de memória pequeno" > Em Diretório de despejo pequeno coloque "%SystemRoot%\Minidump" (sem aspas) e dê um OK > Veja se após essa alteração, algum dump será gerado caso aconteça uma nova tela azul.

---
 
Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

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Bom dia.

 

Fonte: Corsair RM650i 650W 80 Plus Gold, CP-9020081-WW

PC direto na tomada, nunca usei estabilizador nem filtro de linha

 

Mouse Logitech G502
Teclado Logitech G413
Adaptador controle Xbox one sem fio Microsoft

Monitores:

-4k LG (Display port, principal)

-Samsung 1080p (Display port com adaptador para HDMI, secundário)

-Samsung 4k (HDMI, TV fica desabilitado no Windows e habilito quando quero usar ele)

 

Usei 1x Driver Booster pois o receptor do controle ficava como desconectado ou desconectava assim que o controle era pareado, algumas vezes acusava erro de driver. Ao procurar por atualizaçoes via WIndows update, o mesmo informava que estava funcionando corretamente e era o driver mais recente, pelo driver booster ele encontrou um driver e parou de dar os problemas apos o update dele.

Demais drivers atualizo direto pelo Windows update e/ou pelo site do fabricante

Usava overclock de processador, @4.4Ghz sem mexer nas voltagens, porém quando começou este problema a uns 3 meses eu desabilitei e continuou, memória eu nunca fiz. GPU alguns casos uso de 50Mhz.

Os procedimentos envio a seguir

listappta.txt

 

image.thumb.png.e973d3344baaa127207fe34a7314ff2e.png

Uma coisa que fiz hoje de manha foi tentar alterar os timers da ram para ver se causa alguma coisa, mantenho ou volto para o padrão?

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  • Moderador
11 horas atrás, GabrielLV disse:

Um arquivo chamado "listappta.txt" será gerado na área de trabalho. Anexe esse arquivo na sua próxima resposta.

Eu havia dito para anexar o arquivo e não para copiar e colar o conteúdo. Faça os procedimentos conforme for orientado a fazer 👍

 

1- Desinstale esses aplicativos abaixo.

 

-Aplicativo Itaú (acredito que esse programa ainda utiliza os famosos plugins bancários responsáveis por incontáveis problemas no Windows)

-ASUS GLCKIO2 Driver (desinstale esse e qualquer outro utilitário da ASUS, da placa-mãe ou da placa de vídeo).
-GigabyteFirmwareUpdateUtility (mesmo motivo acima).

- ON_OFF Charge 2 B15.0709.1 (mesmo motivo acima).

- ASUS AURA VGA Component (mesmo motivo acima).
-APP Center (software dispensável e há relatos de causar problemas)

-Intel(R) Rapid Storage Technology (você nem sequer utiliza essa tecnologia, afinal você possui um NVMe de 500GB - um HD de 500GB, sendo que esse software faz com que você consiga utilizar um SSD como cachê para aumentar a velocidade do HD)

- Intel® Optane™ Pinning Explorer Extensions (Mesmo motivo do Intel Rapid Storage Technology).

- Ambient LED

 

Você possui diversos utilitários de diversos fabricantes instalados no seu computador. Apesar das telas azuis estarem indicando um problema de hardware, é perfeitamente possível um software que interage com o hardware em "alto nível" (como software de overclock) gerar algum conflito que resulte em uma tela azul apontando para uma falha de hardware ("whea_uncorrectable_error").

 

Minha recomendação é que desinstale-os e evite sair baixando tantos programas assim e só use os que são restritamente úteis para suas tarefas.

 

2- Saberia me dizer o que são os seguintes programas que você possui instalado?

- PHISON HAL

- ENE_DRAM_RGB_AIO

- ENE_EHD_SSS_HAL

- ENE RGB HAL

- ENE_EHD_HAL

- ENE IO Driver

- ENE_X-JMI_HAL

- ENE_EHD_M2_HAL

 

3- Você utiliza o Intel(R) Extreme Tuning Utility para que exatamente?

 

4- 

3 horas atrás, Gustavo Lima de Carvalho disse:

Usava overclock de processador, @4.4Ghz sem mexer nas voltagens, porém quando começou este problema a uns 3 meses eu desabilitei e continuou, memória eu nunca fiz. GPU alguns casos uso de 50Mhz.
 

Uma coisa que fiz hoje de manha foi tentar alterar os timers da ram para ver se causa alguma coisa, mantenho ou volto para o padrão?

Desfaça todo e qualquer overclock ou alteração no setup envolvendo hardware que você tenha feito. Deixe, no máximo, o XMP das memórias RAM ativado no modo automático.

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Boa tarde, agradeço a atençao e peço desculpas quanto ao anexo, falha minha.

1) Desinstalei os programas tirando 2: ASUS GLCKIO2 DriverASUS AURA VGA Component, ambos nao aparecem para desinstalar. Sobre o app do itau, esta versao nao possui mais o Warsaw.

2) Pelo que eu pesquisei, sao complementos para outros programas:
 

- PHISON HAL -> Asus

- ENE_DRAM_RGB_AIO -> MSI

- ENE_EHD_SSS_HAL -> Asus

- ENE RGB HAL -> Asus

- ENE_EHD_HAL -> XPG

- ENE IO Driver -> ???

- ENE_X-JMI_HAL -> ???

- ENE_EHD_M2_HAL -> Asus

2 deles nao consegui achar o que seriam, entao nao sei dizer ao certo o que fariam.

 

3) Utilizava para fazer overclock como mencionei acima, mas já esta em stock faz um bom tempo. Utilizei ontem também para fazer um benckmark para ver se poderia dar algum problema ao estressar o processador, mas nao ocorreu nada.

4) Voltei as memórias para o padrão e ativei o XMP.

programas de fabricante que ainda utilizo e nao desinstalei: MSI Dragon Center para controlar os RGBs da GPU e SSD da XPG
NZXT CAM para controlar as leds do gabinete além de controlar a rotaçao de fans do gabinete (sem ele, as fans nao funcionam corretamente ficando paradas ou a 100% gerando muiito ruido)

Outra coisa que esqueci de mencionar: utilizo liquid cooler no processador, temperaturas máximas no processador é de 65o em estresse e 75o na GPU, isso em dias bem quentes.

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  • Moderador

Como o software dos fans é importante, mantenha-o, mas desinstale todos os outros utilitários temporariamente para fins de teste.

 

Baixe o CCleaner e veja se a opção de desinstalação aparece ali.

https://www.ccleaner.com/pt-br/ccleaner/download

(não utilize as opções de limpeza ok, somente veja a lista de programas instalados).

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Acabou de me ocorrer uma tela azul, o que eu estava fazendo: Assistindo um video no youtube pelo Edge e escrevendo no Discord.
programas abertos:
Edge com 5 guias abertas (DWService home, DWService um máquina, 2 guias conectadas a maquina virtual, youtube)
Discord com canal de voz aberto

Mysql Workbench (conectado a uma instancia na AWS)

1 VM ligada pelo Virtualbox (gerenciado pelo Vagrant)
2 consoles git abertos
1 planilha do excel
1 bloco de notas

Nao gerou arquivo minidump, mas o código da tela azul foi o mesmo

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  • Moderador
Em 13/01/2021 às 01:22, GabrielLV disse:

3- Pressione Windows + Pause Break > Clique em Alterar Configurações para abrir as Propriedades do Sistema > Avançado > Em Inicialização e Recuperação clique em Configurações > Marque a opção "gravar um evento no log do sistema" > Em Gravando informações de depuração selecione "Despejo de memória pequeno" > Em Diretório de despejo pequeno coloque "%SystemRoot%\Minidump" (sem aspas) e dê um OK > Veja se após essa alteração, algum dump será gerado caso aconteça uma nova tela azul.

Você fez estes procedimentos?

 

Faça esses também:
 

1- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite SFC /SCANNOW e tecle enter. O procedimento pode demorar alguns minutos.

 

2- (Faça o procedimento 2 SOMENTE se o procedimento 1 emitir um aviso dizendo que existem erros que não puderam ser corrigidos, do contrário, pule para o procedimento 3).

 

Vá em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Clique em "Reiniciar Agora" para entrar na inicialização avançada.
Vá em "Solução de Problemas" > Opções Avançadas > Prompt de Comando
no Prompt de Comando, digite o comando bcdedit e tecle enter


bNrNBJb.png

 

Localize o item "osdevice" onde informa a partição que o Windows está instalado (na imagem acima, ela está na partição E:), e então utilize o seguinte comando


sfc /scannow /offbootdir=X:\ /offwindir=X:\windows


(atente-se aos espaços antes de cada / e \)


Neste comando substitua X pela letra informada no comando bcdedit.


3- Após executar o passo acima, volte para o Windows na inicialização normal, abra um CMD como administrador e digite o comando:


DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth


(atente-se aos espaços antes de cada / )
 

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4 minutos atrás, GabrielLV disse:

Você fez estes procedimentos?

Sim, no visualizador de eventos tem um erro com a mensagem "Falha na criação do arquivo despejo devido a um erro durante a criação do despejo."

 

1) Feito "A Proteção de Recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade."

2) Nao feito

3) Feito, concluído com êxito

 

 

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Bom dia! Agora a pouco acabo de receber mais uma tela azul, estava com o Discord aberto (apenas aberto, sem nenhuma interação até o momento), 2 abas do Edge abertas. Estranhamente, de sexta até este momento fiquei sem receber nenhuma tela azul e todos os dias usei o PC para trabalho e para jogar...

Novamente, não gerou arquivo dump e no visualizador de eventos aparece "Falha na criação do arquivo despejo devido a um erro durante a criação do despejo."

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Nao sei se pode ajudar, mas estes são os erros proximos do evento da tela azul no Visualizador de Eventos:

 

(a ordem esta do mais recente para o mais antigo)
 

  • Erro: O driver detectou um erro interno do driver em \Device\VBoxNetLwf.
  • Erro: O driver detectou um erro interno do driver em \Device\VBoxNetLwf.
  • Erro: O driver detectou um erro interno do driver em \Device\VBoxNetLwf.
  • Erro: Eventos de auditoria foram descartados pelo transporte.  0
  • Nível Crítico: O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.
  • Erro: Falha na criação do arquivo despejo devido a um erro durante a criação do despejo.
  • Erro: O desligamento do sistema que ocorreu às 08:44:05 do dia ‎18/‎01/‎2021 não era esperado.
  • Erro: A sessão "PerfDiag Logger" foi interrompida devido ao seguinte erro: 0xC0000188

Pelo log, poderia ser um problema com o Virtualbox?

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  • Moderador

@Gustavo Lima de Carvalho Dificilmente. O código "whea_uncorrectable_error" indica uma falha grave de hardware e não de software. Você pode tentar desinstala-lo para testar mas duvido que dará algum resultado.

 

Pressione Windows + R > Digite "systempropertiesadvanced" (sem aspas) e tecle Enter > No bloco "inicialização e recuperação" clique em Configurações > Garanta que todas as opções ali estão exatamente iguais a estas abaixo:

 

image.png

 

Após isso, baixe o Intel Diagnostic Processor Tool: https://downloadcenter.intel.com/download/19792
Abra-o e vá em tools > Configs > preset > burn in test, esse teste fará uma análise por 2 duras no seu processador, deixe-o rodando e veja se dará algum erro.

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13 horas atrás, GabrielLV disse:

Pressione Windows + R > Digite "systempropertiesadvanced" (sem aspas) e tecle Enter > No bloco "inicialização e recuperação" clique em Configurações > Garanta que todas as opções ali estão exatamente iguais a estas abaixo:

@GabrielLV já estava desta forma, porém nao sei dizer o porque nao salva...

 

Rodei o teste hoje, passou em todos, demorou aproximadamente 3hs

 

Nao desinstalei o Virtualbox até o momento pois utilizo ele no trabalho, precisaria ainda preparar o ambiente para usar outro virtualizador ou usar o xampp.

Sabe me dizer algum motivo de nao conseguir gerar o Dump? Uma troca de pasta para o d: seria interessante?

 

Capturar.PNG

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  • Moderador
1 minuto atrás, Gustavo Lima de Carvalho disse:

Sabe me dizer algum motivo de nao conseguir gerar o Dump?

Não tenho ideia. Dentre os procedimentos que eu recomendo no inicio de cada tópico de tela azul, eu sempre solicito um comando via CMD para certificar que as configurações no Windows estão corretas e permitindo a geração dos dumps, mas não sei dizer porque eles não estão sendo gerados mesmo com todas as configurações corretas...

 

4 minutos atrás, Gustavo Lima de Carvalho disse:

Uma troca de pasta para o d: seria interessante?

Sim, mas ela teria que estar na mesma unidade onde está o sistema operacional (a geração de dumps não funciona se for programado em uma unidade diferente da do Windows).

 

---

 

Iremos seguir uma dica que vi no fórum do Baboo para esses casos, pois segundo ele, 99% das vezes em que dumps não são gerados, é um claro sintoma de problemas de hardware.

 

Pressione Windows + R > Digite "devmgmt.msc" (sem aspas) e tecle Enter > Expanda o item "unidades de disco" > Botão direito na unidade onde o Windows está instalado > Propriedades > Politicas > Desmarque a opção "Habilitar gravação de cache em disco" > OK > Reinicie o PC.

 

Veja se o dump será gerado após uma tela azul.

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