Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador travando e às vezes uma tela verde ao ligar.


Ir à solução Resolvido por Ricardo_Nascimento,

Posts recomendados

Pessoal, bom dia. Tem uns 2 dias já que meu PC começou a ter um problema estranho. O mouse começa a dar umas congeladas, as vezes faz um som de como se tivesse conectando um dispositivo, as vezes a tela pisca e hoje ao ligar, carregou a bios normal mas quando entrou no sistema, apareceu uma tela verde e eu tive que reiniciar o computador. O PC tem 1 ano. Config: Processador Radeon Ryzen 7 2700 8 core, 16 thread; Placa de video RX 580 8GB OC  GDDR5 da marca MSI. placa-mãe Asus A320M-K/BR; Fonte: 600W 80plus e PFC Ativo. Normalmente ela carrega a bios e quando vai entrar no sistema as vezes da tela verde, as vezes fica somente escuro. Ai tenho q reiniciar o computador pra ele entrar no sistema. Estou achando que pode ser a placa de vídeo. Alguém pode me ajudar a tirar essa dúvida? Obrigado desde já.

Reinstalei os drives da placa de video para fazer um teste. Aguardando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ricardo_Nascimento disse:

Fonte: 600W 80plus e PFC Ativo.

Qual marca da fonte ? Isso é sintoma de placa de vídeo dando pau. Faça os teste que o amigo mencionou acima, na pior das hipóteses já acione o RMA da VGA, a MSI tem um bom feedback em relação ao seu RMA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Olá Boa noite. Eu acabei levando a maquina para a assistencia tecnica. Eles fizeram alguns testes e nao detectaram defeitos no hardware. Fizeram uma limpa no componentes e formataram o PC. Estou fazendo o teste hoje pra ver se o defeito aparece. Nesse momento, estou usando tranquilamente.

Em 13/01/2021 às 12:39, diogoprata disse:

Qual marca da fonte ? Isso é sintoma de placa de vídeo dando pau. Faça os teste que o amigo mencionou acima, na pior das hipóteses já acione o RMA da VGA, a MSI tem um bom feedback em relação ao seu RMA.

Olha, ainda nao verifiquei a marca da fonte. Se o defeito retornar após eu ter levado na assistencia, vou ver com a MSI. Obrigado. NEsse momento estou usando aqui para fazer os testes pós retorno da assistencia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz uns testes hoje pós retorno da assistência e percebi que em apenas dois momentos fez a zoadinha de como se tivesse conectando algum dispositivo periférico no PC e o mouse deu uma travadinha de 1 segundo. Isso depois de bastante tempo de uso. Outra coisa, eu fiz um teste de tirar e colocar o HDMI no meu monitor, tanto na placa de video. Quando eu coloco e o monitor acende, o mouse da uma paradinha de 1 segundo e volta a mexer. Isso é normal? Ou realmente tem algo com essa placa de vídeo? Grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Ricardo_Nascimento O mouse não seria afetado assim pela placa de vídeo. Tem mais a ver com a placa-mãe. Atualizou drivers e BIOS?

Boa tarde. Perdão por nao ter me expressado melhor. O mouse travando é em consequência do PC que trava. O PC estava na assistência e segundo o tecnico, ele atualizou tudo. Em relação a placa de video, eu deixei de fazer a atualizaçao do drive da radeon agora de dezembro. Pensei que poderia também ser um drive defeituoso da Radeon. Irei fazer mais testes hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo_Nascimento Os drivers devem sempre ser baixados do site do fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo (AMD ou Nvidia), jamais através de programas de download automático. Se o técnico tiver usado um driverbooster da vida não vai te ajudar em nada.

 

Além disso, nos conte qual é seu modelo exato de fonte. Ser 600W, ter PFC ativo ou 80+ não quer dizer muita coisa. Se a fonte estiver abrindo o bico, todo tipo de problema pode aparecer. 

 

Fez os testes que sugeri?

19 horas atrás, Ricardo_Nascimento disse:

Olá Boa noite. Eu acabei levando a maquina para a assistencia tecnica. Eles fizeram alguns testes e nao detectaram defeitos no hardware. Fizeram uma limpa no componentes e formataram o PC. Estou fazendo o teste hoje pra ver se o defeito aparece. Nesse momento, estou usando tranquilamente.

Saber o que os técnicos fizeram é essencial para encontrar seu problema. Se quiser mesmo descobrir, ou terá que levar várias vezes ao técnico até que ele resolva (se ele não resolveu e te cobrou é direito seu inclusive), ou então se engajar de verdade em fazer o diagnóstico. Se optar pelo segundo terá que fazer o que te recomendamos sem se esquivar, pois todo diagnóstico requer testes e sem eles não se vai a lugar algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Ricardo_Nascimento Os drivers devem sempre ser baixados do site do fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo (AMD ou Nvidia), jamais através de programas de download automático. Se o técnico tiver usado um driverbooster da vida não vai te ajudar em nada.

 

Além disso, nos conte qual é seu modelo exato de fonte. Ser 600W, ter PFC ativo ou 80+ não quer dizer muita coisa. Se a fonte estiver abrindo o bico, todo tipo de problema pode aparecer. 

 

Fez os testes que sugeri?

Saber o que os técnicos fizeram é essencial para encontrar seu problema. Se quiser mesmo descobrir, ou terá que levar várias vezes ao técnico até que ele resolva (se ele não resolveu e te cobrou é direito seu inclusive), ou então se engajar de verdade em fazer o diagnóstico. Se optar pelo segundo terá que fazer o que te recomendamos sem se esquivar, pois todo diagnóstico requer testes e sem eles não se vai a lugar algum.

Boa tarde. Acredito eu que não foi pelo drivebooster nao. Nao há nada do tipo instalado no PC. Resumindo, ele ficou 1 dia inteiro sem apresentar nenhuma alteração. Hoje voltou a apresentar o mesmo problema. Entrei em contato com um amigo e ele me indicou eu fazer a atualização da BIOS do PC(Estava desatualizada desde 2019). Fiz a atualização e estou agora em teste pra vê se apresenta o defeito novamente. Até agora nada, estou em teste. Irei verificar o modelo exato da fonte, porque ela ta dentro de um "caser" dentro do CPU. Terei que desparafusar porque eu perdi a embalagem da fonte. No mais, acredito eu que ele nao fez os testes com a placa de video e com a memoria. Caso retorne o mesmo defeito, terei que levar la de novo e pedir pra ele fazer esses testes em outro PC. Ah sim, meus drive da placa de vídeo está atualizado pelo software da Radeon.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Ricardo_Nascimento disse:

Irei verificar o modelo exato da fonte, porque ela ta dentro de um "caser" dentro do CPU. Terei que desparafusar porque eu perdi a embalagem da fonte

tem um adesivo enorme na lateral da fonte que fala marca e modelo. Essa é a informação que precisamos.

6 horas atrás, Ricardo_Nascimento disse:

No mais, acredito eu que ele nao fez os testes com a placa de video e com a memoria.

testes com o HD e com as memórias (que indiquei no post lá em cima) são importantes para descobrir se seu problema é simples ou mais difícil de diagnosticar. São alguns cliques e um pendrive, não vai tomar 10 minutos do seu tempo. Abra os links, baixe os programas, instale, rode o memtest para instala-lo num pendrive e rode o crystaldisk para ver o HD. Depois inicie o PC pelo pendrive e veja se em 10 minutos aparece algum erro. Easy.

6 horas atrás, Ricardo_Nascimento disse:

Caso retorne o mesmo defeito, terei que levar la de novo e pedir pra ele fazer esses testes em outro PC. Ah sim, meus drive da placa de vídeo está atualizado pelo software da Radeon.

Entrei no ramo de manutenção há 20+ anos porque passei raiva com "técnicos". Hoje eu recomendo a todos que façam o próprio diagnóstico, pesquisem, aprendam, pois bons profissionais são raros e profissionais honestos são ainda mais raros

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://youtu.be/8geEXrIl5gs

 

Pessoal, esse é o video mostrando o problema que ele da. Esse barulho do input e output sempre faz quando começa a travar o pc. Antes de eu formatar , levar na assistência, etc, piscava a tela e também.

@WOZ Dods

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

tem um adesivo enorme na lateral da fonte que fala marca e modelo. Essa é a informação que precisamos.

testes com o HD e com as memórias (que indiquei no post lá em cima) são importantes para descobrir se seu problema é simples ou mais difícil de diagnosticar. São alguns cliques e um pendrive, não vai tomar 10 minutos do seu tempo. Abra os links, baixe os programas, instale, rode o memtest para instala-lo num pendrive e rode o crystaldisk para ver o HD. Depois inicie o PC pelo pendrive e veja se em 10 minutos aparece algum erro. Easy.

Entrei no ramo de manutenção há 20+ anos porque passei raiva com "técnicos". Hoje eu recomendo a todos que façam o próprio diagnóstico, pesquisem, aprendam, pois bons profissionais são raros e profissionais honestos são ainda mais raros

Boa noite colega. Ao lado da fonte ta escrito: AZZA - One vision, One Mission.  PSAZ Power Supply 650W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo_Nascimento Veja, o problema mais comum hoje na comunidade de hardware brasileira é a aquisição de fontes de má qualidade que não conseguem sustentar o sistema ou que falham prematuramente. Sua fonte é uma fonte genérica, então não há como saber qual é a qualidade de seus componentes ou sua performance a menos que a dissequemos completamente. Nessa circunstância, já que a maioria dos problemas de funcionalidade de PCs advém da fonte, recomendo que teste outra (seja de um colega ou uma que você mesmo possua) para diagnosticar se ela é sequer um fator dentro da sua queixa.

Se com outra fonte (preferencialmente de qualidade, como uma corsair de qualquer potência, por exemplo) não solucionar seu problema, então podemos seguir para outros componentes dentro do diagnóstico do seu problema. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Solução

Pessoal boa noite. Aparentemente descobri e resolvi o problema. Era o driver da placa de video. O software adrenaline da radeon atualizou alguns drives que vieram bugados. Tive que formatar o pc, marcar para o sistema nao baixar(assim que eu excluia o driver baixado, os problemas paravam na hora) automaticamente nenhum drive e fazer uma instalação limpa do driver mais recente da Rx580 e os problemas aparentemente acabaram. Grato a todos pela atenção.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2021 às 08:29, WOZ Dods disse:

@Ricardo_Nascimento O mouse não seria afetado assim pela placa de vídeo. Tem mais a ver com a placa-mãe. Atualizou drivers e BIOS?

 

Em 13/02/2021 às 23:12, Ricardo_Nascimento disse:

Pessoal boa noite. Aparentemente descobri e resolvi o problema. Era o driver da placa de video. O software adrenaline da radeon atualizou alguns drives que vieram bugados. Tive que formatar o pc, marcar para o sistema nao baixar(assim que eu excluia o driver baixado, os problemas paravam na hora) automaticamente nenhum drive e fazer uma instalação limpa do driver mais recente da Rx580 e os problemas aparentemente acabaram. Grato a todos pela atenção.

Yeap, I know.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...