Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

upgrade para 5600x e mobo b550m tuf plus: problema com memória tá.


Posts recomendados

Basicamente o problema é o seguinte: sai de um 8600k e uma z370 e com um kit de memória RAM Corsair Vengeance 3000mhz e agora nesse novo kit não estou conseguindo ativar o xmp (d.o.c.p) nem na frequência de overclock que usava antes na Intel (3200mhz) e muito menos na frequência padrão do fabricante (3000mhz), somente em 2933mhz...

Se eu tento qualquer coisa acima de 3000mhz pra cima eu tenho um beep longo e 2 curtos, indicando problema na memória ...

Gostaria de sugestões para resolução ou pior das hipóteses, qual kit de memória me recomendam, de preferência uma de 3600mhz pra pegar mais meu kit...

Obs: tá ficando caro esse upgrade, troquei minha 2080 para uma 6800xt, 8600k muito fraco pra 6800xt, daí migrei 0ra amd e agora tenho problema de memória hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@msespindola 3000mhz na verdade não existe. Todas rodam a 2933 por causa do ratio delas. O que acontece é que eles ajustam o BCLK da placa-mãe pra 103 e acaba rodando em 3000mhz.

 

sua memória está cotada em 3000mhz, as vengeance não são muito boas pra overclock em Ryzen, eu me daria por satisfeito com esses 2933. Você provavelmente está perdendo uns 5% em relação a 3200mhz só.

 

Se quiser tentar fazer overclock pra 3200mhz só mexendo nas tensões, latências, etc...

 

Se for comprar algo novo melhor partir pra 3600mhz da geil ou a ripjaws na terabyte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@msespindola Certifique-se de que as memórias estão nos slots A2 e B2, ligue o DOCP, aumente a frequência para 3000 MHz, aumente a tensão de operação em 0.05V, salve e veja se dá resultado.

Opa, minhas memórias estão no a1 e b1...

Vou testar isso.

Eu notei que quando coloquei o DOCP na primeira vez minha tensão foi 1.35

4 minutos atrás, Brc disse:

@msespindola 3000mhz na verdade não existe. Todas rodam a 2933 por causa do ratio delas. O que acontece é que eles ajustam o BCLK da placa-mãe pra 103 e acaba rodando em 3000mhz.

 

sua memória está cotada em 3000mhz, as vengeance não são muito boas pra overclock em Ryzen, eu me daria por satisfeito com esses 2933. Você provavelmente está perdendo uns 5% em relação a 3200mhz só...

 

Se quiser tentar fazer overclock pra 3200mhz só mexendo nas tensões, latências, etc...

Entendi, outras pessoas comentaram sobre as vengeances não serem legais...

Vale a pena eu fazer upgrade para uma 3600mhz? Se sim, qual modelo você recomendaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, msespindola disse:

Opa, minhas memórias estão no a1 e b1...

Vou testar isso.

Eu notei que quando coloquei o DOCP na primeira vez minha tensão foi 1.35

Para maior compatibilidade o correto é A2 e B2, está no manual. Confira a tensão de operação padrão da sua memória antes de definir o valor manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Para maior compatibilidade o correto é A2 e B2, está no manual. Confira a tensão de operação padrão da sua memória antes de definir o valor manualmente.

Vou testar isso, brigado amigo..

Na verdade estou quase comprando um kit novo, pois gostaria de migrar para uma 3600mhz, mas realmente, não sei qual comprar, pois queria algo pra simplesmente plugar e funcionar

31 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@msespindola Certifique-se de que as memórias estão nos slots A2 e B2, ligue o DOCP, aumente a frequência para 3000 MHz, aumente a tensão de operação em 0.05V, salve e veja se dá resultado.

Desse jeito aí tá errado né?

Obs: esse aí é a foto de um vídeo do meu pc20210113_095525.thumb.jpg.3fb79a48757ac6e3004a808a550d14b9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, msespindola disse:

Na verdade estou quase comprando um kit novo, pois gostaria de migrar para uma 3600mhz, mas realmente, não sei qual comprar, pois queria algo pra simplesmente plugar e funcionar

Nos Ryzen 3ª geração o ganho com memórias 3600 não é tão grande. Geralmente o "sweet spot" da terceira geração é 3400, mas por serem caras aqui no Brasil acabamos indicando 3200. No geral, a menos que você esteja sentindo que seu desempenho está muito abaixo do esperado com sua CPU eu não indicaria trocar as memórias. Se algum dia or fazer upgrade para 5ª geração, aí vou recomendar 3600 MHz sim, no mínimo 3600 MHz inclusive. 

32 minutos atrás, msespindola disse:

Desse jeito aí tá errado né?

Como disse, o ideal é A2 e B2. As fabricantes deixam esta como configuração padrão na BIOS porque é mais interessante para o usuário, geralmente, deixar as memórias mais longe do slot da CPU por causa dos coolers grandes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Nos Ryzen 3ª geração o ganho com memórias 3600 não é tão grande. Geralmente o "sweet spot" da terceira geração é 3400, mas por serem caras aqui no Brasil acabamos indicando 3200. No geral, a menos que você esteja sentindo que seu desempenho está muito abaixo do esperado com sua CPU eu não indicaria trocar as memórias. Se algum dia or fazer upgrade para 5ª geração, aí vou recomendar 3600 MHz sim, no mínimo 3600 MHz inclusive. 

Como disse, o ideal é A2 e B2. As fabricantes deixam esta como configuração padrão na BIOS porque é mais interessante para o usuário, geralmente, deixar as memórias mais longe do slot da CPU por causa dos coolers grandes. 

Entendi, vou fazer os testes, mais uma pergunta se você permite, se caso eu vá trocar o meu kit, você acha que essas memórias seriam uma boa pedida?: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1764126822-memoria-crucial-ballistix-rgb-ddr4-3600mhz-2x8gb-16gb-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Brc disse:

@msespindola está errada a sua marcação da foto nas memórias. Os slots corretos pra colocar são o 2 e 4 e a sequência da topologia é partindo do cooler geralmente é:

A1 A2 B1 B2.

 

esse kit ballistix é um dos melhores pra ryzen

Imaginei que tivesse errado mesmo, chegando em casa vou mudar os slots corretos...

Sobre a memória, pois é, vi muita gente falando bem, e o valor não está ruim.

Vou fazer uns benchmark e tentar mudar os timings para tentar ajeitar essas memórias, mas tô vendo que não tem muito futuro com elas, provavelmente um upgrade seria mais negócio ir para essas ballistix

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@msespindola Concordo com o @Brc , não justifica gastar essa grana toda para ter no máximo um pequeno ganho de desempenho. Você já está com memórias bem rápidas, acredite.

 

Se for trocar mesmo, outra opção é esta: Memória XPG Gammix D30, 8GB, 3600MHz, DDR4, CL18 - AX4U360038G18A-SB30 - R$ 334,90

Link para o filtro que uso para pesquisar memórias: Filtro RAM kabum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Brc disse:

@msespindola usa o pc com 2933mhz mesmo. Se sentir algum problema daí troca igual o woz dods falou.

 

não vejo o porque de gastar nisso agora. 

Muito obrigado amigo, agradeço pelo tempo disposto para sanar minhas dúvidas

34 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@msespindola Concordo com o @Brc , não justifica gastar essa grana toda para ter no máximo um pequeno ganho de desempenho. Você já está com memórias bem rápidas, acredite.

 

Se for trocar mesmo, outra opção é esta: Memória XPG Gammix D30, 8GB, 3600MHz, DDR4, CL18 - AX4U360038G18A-SB30 - R$ 334,90

Link para o filtro que uso para pesquisar memórias: Filtro RAM kabum

Muito obrigado pelas dicas e sugestões, agradeço mesmo...

Vou dar uma olhada nessa memória, mas é igual você e o colega acima falaram, pode ser mínimo ganho!

Abração

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, WOZ Dods disse:

@msespindola Concordo com o @Brc , não justifica gastar essa grana toda para ter no máximo um pequeno ganho de desempenho. Você já está com memórias bem rápidas, acredite.

 

Se for trocar mesmo, outra opção é esta: Memória XPG Gammix D30, 8GB, 3600MHz, DDR4, CL18 - AX4U360038G18A-SB30 - R$ 334,90

Link para o filtro que uso para pesquisar memórias: Filtro RAM kabum

Só pra dar um feedback, troquei de slots e consegui setar em 3200mhz sem problemas, agradeço novamente aos amigos pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...