Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como setar o ganho de um pre-amplificador


Posts recomendados

Pessoal, montei um amplificador mas estou achando que o volume é muito pouco. Então comecei a estudar pré-amplificadores mas o que tenho visto é que há muita informação desencontrada. Por exemplo, vi projetos em que a pessoa seta o ganho do pré em 10x (e jura que serve para qualquer coisa). Outros, em 2x e fazem a mesma jura. Uns dizem que o sinal de saída de um CD player é de 20mV; outros, de 200mV... Alguns dizem que a saída para fones de um PC chega a 2v! Não encontrei informação nenhuma sobre a tensão de saída de plaquinhas de BT como a que tenho aqui, chamada MH-M18.

 

Bom... estou tentando bolar algo aqui, ainda que bem rudimentar e principiante, e gostaria muito se pudessem me ajudar, criticar, dar pitacos...

A ideia é a seguinte:

 

1) usando um programa como o Audacity, criaria um arquivo WAV com dois tons, um no canal esquerdo de, digamos 444Hz (nota Lá na 4a. oitava) e outro, no direito, de 3552Hz (Lá na 7a. oitava).
2) baixaria e instalaria um osciloscópio desses que usam a entrada para microfone do PC
3) montaria um pré usando o opamp OPA2134 e com um trimpot para variar o ganho
4) ligaria a entrada do pré numa plaquinha de recepção de bluetooth
5) poria o arquivo WAV no celular, parearia o celular com a plaquinha de BT e o tocaria. Tanto o celular quanto a plaquinha de BT ficariam no volume máximo.

Aí iria aumentando o ganho até que uma das curvas senoidais começasse a clipar. Aí voltaria o ganho um tiquinho, só o necessário para a curva ficar redonda de novo.

Por fim, retiraria o trimpot e mediria sua a resistência.

 

Será que isso faz algum sentido? Ou não, será que é pura "viagem"?

E se fizer algum sentido, será que esse roteiro aí tá bom? Ou deveria, talvez, deixar os volumes de BT e celular no meio... o que poderia indicar distorção a partir de determinado ganho? E essas frequências, será que são boas? O Audacity cria frequências misturadas para teste chamadas "ruído rosa" e "ruído branco"... alguém já usou esses "mix" de frequências?

 

Penso que se desse certo, poderia trocar o BT por um notebook, por exemplo, tocando o WAV. Talvez gravar o WAV num CD e tocá-lo num CD player?


Fiz um esquema abaixo para um dos canais, sem filtro nenhum prá não atrapalhar. O outro canal seria igual.

 

15046541_Documentodigitalizado.thumb.jpg.7fb79d57ae209d05773951e8f3cfec8f.jpg

  • Amei 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendi... é verdade. Se bem que esse opamp já tem uma impedância de entrada "respeitável" (1Mohm) e de saída bem baixa, entre 0,01ohm em closed loop e 10ohm em malha aberta. Ou seja, a plaquinha de BT não vai nem saber que tem "alguém" na sua saída.

 

Falando nisso, a plaquinha de BT é uma caixa preta: a saída via esses foninhos comuns de 16ohm, mesmo no volume máximo, mal dá para ser ouvida, o que sugere que não é amplificado. Só que, ué... tem um controle de volume, feito através de resistores. Além disso, no volume máximo parece (ouvidômetro) que distorce e o mais intrigante: no manual - que não vem junto, só tem na Internet - diz que se você quiser ouvir mono, deve deixar a saída direita solta e usar só a esquerda, que o chip já mixa os dois canais... Não testei se mixa mesmo. Enfim, essa especificamente tem L, R e terra. Talvez facilite para conectar o osciloscópio.

 

1370238324_RdoM.jpg.a228e1acc9567fc26ff2e00053524543.jpg

 

(Na verdade tô pensando até em dar uma incrementada, por um seletor e colocar também um daqueles leitores de cartão SD mínimos, que há algum tempo um membro daqui usou para fazer um simulador de sonar, lembra? Você chegou a usar? Que tal?)

 

Agora, quanto ao osciloscópio, estou encontrando alguns esquemas que (chute) podem ajudar nesse negócio de impedância, será que algum desses serviria? Ou ficaria melhor de outro jeito...

 

Olha eles aí:

 

257-capturar.jpeg.b8e14eb5d7fbe67dae1b32938b44062f.jpeg

 

circuito.thumb.png.9feb743ef21714b3c6841da201932c38.png

 

osciloscopio.png.04889d60920459593a5db1a72641759a.png


Por último, impedância de entrada do OPA2134: diz o ds que a impedância, sem nada externo, é de 1Mohm. Faz sentido porque é um amplificador operacional. Mas ainda não vi nenhum circuito que não ponha pelo menos uns 10k, 20k e até 100k entre a entrada não-inversora, a do sinal, e o terra. Não coloquei esse R naquele circuito lá em cima porque já ia esquecendo disso. Seria legal colocar?

 

OFF: Se o dólar não estivesse tão cruel, trocaria tudo isso por um daqueles players, de "cara preta", que além de BT e SD tem FM e USB. Mas também tô achando interessante fazer assim, para xeretar e aprender...

  • Amei 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Ou seja, a plaquinha de BT não vai nem saber que tem "alguém" na sua saída.

Nesse caso a gente coloca um resistor lá, pra dizer que tem alguém.

Mas como você disse, não tem amplificador talvez nem precise.

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dos circuitos que postei acima, me parece que o melhor é o 3o.

 

O 1o., não vi necessidade de duas pontas de terra e 2o. (o resistor que não apareceu na figura é de 15k) faz dois conjuntos de pontas diferentes entre si para medir tensões altas e baixas, não serve para dois canais parecidos.

 

Assim que conseguir rodar o osciloscópio aqui ( o programa, xoscope, não está enxergando a placa de som no notebook), bem... vamos ver.

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!