Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo x Streaming


Posts recomendados

1 hora atrás, mineirimbb disse:

O que vocês acham dos novos serviços de streaming de jogos, como o XCloud e o Amazon Luna? Compensa investir em uma placa de vídeo com esses serviços chegando ao Brasil?

@mineirimbb Investir em placa de vídeo para um serviço que visa rodar os jogos remotamente, exatamente para não ser necessário placa de vídeo com alto desempenho?

 

 

Com relação aos Streaming de jogos, os requisitos de placa de vídeo são os mesmos de serviços de vídeo como Youtube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende muito do perfil da pessoa. Nesses serviços você terá de pagar uma mensalidade e eles é quem vão dizer o que voce pode jogar. Eu particularmente, não me vejo pagando para não poder escolher o que eu quero jogar livremente. Além disso, esses serviços estão no Beta e longe de estarem redondos.

Hoje, eu indicaria pra quem quer se aventurar para optar pelo serviço da Microsoft por ter a maior base de Datacenters no mundo e pelo Game Pass que tem a melhor biblioteca de jogos até a presente data.

Mas somente para o perfil de jogadores que gostam de jogos single player.

 

Contudo, o futuro é inevitavelmente a migração de grandíssima parte do mundo dos jogos para esse novo formato. Muito provavelmente essa geração de consoles será a penúltima do nosso planetinha, devem ser lançados ainda um PS5 Pro e um Xbox Series X -chute um nome aqui-  antes dos serviços de game stream tomarem conta do mundo.

Sempre vão aparecer os negacionistas assim como existem os antivacina dizendo que não!! Sempre vai ter um console pra eu por na minha sala... Mas esse futuro é inevitável. Somente a Sony está atrasada, mas com certeza absoluta já estão planejando um concorrente do Game Pass/Xcloud, pois o futuro é vender assinatura e não jogos. Afinal se você corta uma assinatura, você não fica com nada.

 

Nesse cenário apocalíptico, vamos ter 2 frentes. O grande publico migrando para as assinaturas de stream e os teimosos mantendo PCs  high end.

Falando de placas de vídeo em especifico, o mercado de VGA mid end deve se tornar cada vez mais escasso, tendo uma boa demanda ainda em placas básicas para desktops e as high end para os jogadores em casa.

Mas para hoje, sim ainda vale a pena pensar em uma placa de video.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, djfulano disse:

@mineirimbb Investir em placa de vídeo para um serviço que visa rodar os jogos remotamente, exatamente para não ser necessário placa de vídeo com alto desempenho?

 

 

Com relação aos Streaming de jogos, os requisitos de placa de vídeo são os mesmos de serviços de vídeo como Youtube.

@mineirimbb Agora que percebi que havia entendido errado sua pergunta. 

 

 

A resposta do @sdriver está corretíssima. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sdriver  Mas você pode comprar jogos. O GamePass é uma opção a mais, não uma imposição. Se fosse comprar uma placa high end (3080) hoje se paga mais de 7 mil reais. Há algum jogo que necessariamente só rode nela? Quanto tempo esses 7,5k reais representa em assinatura de streaming de jogos (isso sem contar os demais componentes pra você poder usar esse poder todo)?

 

Os serviços de streaming hoje que conheço são 4: XCloud, Stadia, Luna e NVidia Game Stream para quem tem o NVidia Shield. A tendência é que melhorem muito em pouco tempo, pois a concorrência é só de gigantes do setor. E hoje gastar tanto dinheiro numa placa de vídeo para jogar, sendo que daqui em pouco tempo ela não será tão necessária assim (pelo menos para jogos), é para se pensar.Só com o preço da 3080 dá pra montar um PC bom e usar uma TV 4K como monitor.

 

Temos que levar em conta que a grande maioria da população não tem dinheiro para comprar nem as novas placas básicas da NVidia. Imagine a pessoa comprar uma TV de 3 mil e vir nela um app para rodar os jogos do Series X, PS5? O XCloud virá nas TVs Samsung, e provavelmente LG e as demais logo em seguida. Será que esse futuro está muito longe? Essa grande maioria não prefere jogar em uma qualidade não tão boa quanto se joga numa placa high end, mas poderá jogar seu COD, Battlefield, etc sem gastar muito dinheiro? Essa revolução é similar ao que aconteceu com as mídias físicas (fita cassete, disco, CD, etc), e como para as empresas deve ser algo muito lucrativo, podemos esperar grandes avanços em um curto espaço de tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse tipo de serviço é o sonho de grandes empresas há décadas, mas existe 1 empecilho, uma barreira  que literalmente é impossível de quebrar. A latência. E por ser uma questão de física básica, literalmente uma lei da natureza, não existe forma de inventar um sistema que resolva isso. Os dados são impulsos elétricos ou de luz(no caso da fibra óptica) e tem de viajar entre o datacenter e seu aparelho em casa. E ainda precisam ser processados o que soma mais latência. No passado, além do problema de latência, havia restrições de banda que impossibilitaram completamente o sucesso de outras empresas que ja fizeram serviços assim há mais de 10 anos atrás. Hoje a banda já não é um impeditivo, mas a latência seguirá sendo a não ser que inventem alguma internet quântica que funcione de forma instantânea.

Bom pra resumir onde quero chegar, esses serviços vão funcionar muito bem, mas somente nos países onde existe internet de alta qualidade e muitos datacenters espalhados por todo o território. O único jeito de diminuir latência é diminuindo o caminho percorrido pelos dados. Então no brasilzao, vai de 3 a 10 anos pra ter algo de fato decente nesses serviços. 

 

Quando eu falei que vale a pena comprar placa de video ainda, eu me referia a placas de video de verdade e não essas piadas que chamam de topo de linha. Nada topo de linha vale a pena no mundo, seja um celular ou uma bicicleta ou uma 3080. Meu ponto é que esses serviços não serão algo bom de verdade até que os consoles deixem de ser um foco da MS e Sony. Então uma 3060 vai cair muito bem no pc de muita gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...