Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador começou a desligar durante o uso


Posts recomendados

Bom dia pessoal, venho pela primeira vez pedir ajuda neste fórum que acompanho a muito tempo, e gostaria da ajuda de vocês para resolver o meu problema.

 

Tenho um PC relativamente novo (com exceção da GPU que é bem antiga), montado no final de 2019 (garantia acabou de expirar), e esses dias enquanto estava jogando CS GO meu PC simplesmente apagou o vídeo (desligou) e logo já apareceu a tela de boot do PC ligando novamente. O problema não acontece somente ao abrir um jogo, pois desligou também enquanto eu somente navegava na internet, sem nenhum motivo aparente. Os fans e leds de CPU, GPU e gabinete continuam rodando nesse meio tempo, como se não fosse exatamente um "corte" de energia.

 

O estranho é que em alguns momentos o desligamento ocorre constantemente e em outros consigo utilizar normalmente o PC por 2 dias dias sem nenhum desligamento. Além disso, com a frequência de desligamentos aumentando, o PC parou de "iniciar" automaticamente após o desligamento e começou a apresentar uma tela preta (com todos os componentes funcionando, como mencionado anteriormente), necessitando de um desligamento manual forçado pelo botão de power.

 

Dando uma pesquisada aqui no fórum vi que normalmente tem relação com fonte, mas fico na dúvida, pois o PC é quase inteiramente novo com exceção da placa de vídeo, e eu até então utilizava ele com esses componentes tranquilamente. Aproveitei o problema para dar uma geral na placa de vídeo (abri para tirar o pó, passar um álcool isop. e trocar a pasta térmica).

 

É importante também mencionar que acompanhei as temperaturas e pelo meu básico conhecimento acredito que o problema não seja isso. Além disso, usei o GPU-Z pra tentar estressar a GPU mas não encontrei problema algum.

 

image.png.31f074dd35ce75a5b2da7ebbf89109b4.png

 

image.png.8e67c7f65b96d54786ef6d34aff04223.png

 

Após a limpeza da placa de vídeo não ter resolvido o problema, decidi removê-la e utilizar somente a GPU integrada, e para a minha não-surpresa, o PC não desligou mais durante o uso. Mas aí fiquei na dúvida, será que é a fonte que começou a "arregar" e não está mais suportando a placa de vídeo (que por sinal é fraca e não deveria ser um problema), ou a GPU que está dando seus últimos suspiros?

 

Abaixo a configuração do PC:

 

- Placa-Mãe Asus Prime A320M-K/BR

- Processador AMD Ryzen 3 2200G, 3.5GHz (3.7GHz Max Turbo)

- EVGA GeForce GTX 750 Ti 2GB

- Memória Crucial Ballistix Sport LT, 16GB (2X8), 2666MHz

- Fonte Corsair 450W 80 Plus White VS450 - CP-9020170

- SSD WD Green, 240GB, M.2, Leitura 545MB/s - WDS240G2G0B

- HD 1TB (não lembro o modelo, mas reaproveitei do PC antigo)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

minicurso-montagem-popup.jpg

MINICURSO GRÁTIS!

Como ganhar dinheiro montando computadores!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!