Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RGB não funciona - Watercooler + Casefan


Posts recomendados

Fala galera, beleza?

 

Coloquei um kit de 5 fans da Deepcool no meu gabinete e no kit acompanham 2 hubs. Fiz todo o processo de ligar os cabos rgb de um fan no outro e ai ligava no header RGB da placa-mãe. Algumas semanas depois, resolvi comprar um Watercooler da CoolerMaster de 120mm, o MasterLiquid ML120L V2 RGB. 

 

Na caixa do WC vem um splitter, com 3 entradas (pluga no header rgb da placa-mãe e posso conectar 3 dispositivos rgbs nesse splitter). 

 

Na primeira vez que tentei, a bomba do WC funcionava normalmente e a fan tambem (do radiador) e os 5 fans do gabinete tambem. Somente os rgbs da fan do WC e da bomba não estavam funcionando. 

 

Ontem a noite tentei mexer de novo e ai constatei que no header RGB da placa-mãe estavam conectados apenas os 5 fans e nada mais. Resolvei usar o splitter da CM e ai pluguei os cabos de rgb do fan e da bomba + o rgb das fans do gabinete e não tive sucesso, inclusive, voltei atrás porque agora nao acende nenhum rgb, rs.

 

Alguém já passou por algo semelhante ou igual e poderia dar uma luz?

 

Minha placa-mãe é uma Asus B450 Prime Gaming BR.

 

Abs.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@foka4k O splitter você tem que conectar nos dois HUBs da deepcool, não na MB. 

Bem da verdade sequer precisa, já que você tem 8 saídas nos HUBs e está usando apenas 5, então daria para conectar os RGBs do WC direto nos HUBs sem splitter. 

Só observe se o WC é ARGB (5V) ou RGB (12V), pois sua placa-mãe só é compatível com 12V e você precisaria de um adaptador para funcionar com 5V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

38 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@foka4k O splitter você tem que conectar nos dois HUBs da deepcool, não na MB. 

Bem da verdade sequer precisa, já que você tem 8 saídas nos HUBs e está usando apenas 5, então daria para conectar os RGBs do WC direto nos HUBs sem splitter. 

Só observe se o WC é ARGB (5V) ou RGB (12V), pois sua placa-mãe só é compatível com 12V e você precisaria de um adaptador para funcionar com 5V. 

 

Neste caso os Hubs não são apenas para passar a energia para os fans? 

 

Cada Hub está ligado em um header cha_fan da placa-mãe. Tem 2 cha_fan na minha MB.

 

O WC é RGB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@foka4k Ah, mil perdões. Não faça o que recomendei.

Seu modelo de ventoinha da deepcool não tem HUB RGB, tem HUB para PWM, nada a ver uma coisa com a outra.

Você vai ter que conectar o splitter do WC no primeiro conector do daisychain RGB (um RGB que conecta no outro sucessivamente das ventoinhas).

Acredito que funcionará, mas observe as polaridades dos encaixes. Todo conector RGB tem que ser conectado com uma setinha apontando para a setinha do outro, sendo que o último a setinha tem que apontar para o 12V da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@foka4k Ah, mil perdões. Não faça o que recomendei.

Seu modelo de ventoinha da deepcool não tem HUB RGB, tem HUB para PWM, nada a ver uma coisa com a outra.

Você vai ter que conectar o splitter do WC no primeiro conector do daisychain RGB (um RGB que conecta no outro sucessivamente das ventoinhas).

 

Teria que ser necessariamente no primeiro?

 

No splitter estão conectados o daisychain (cadeia de fios rgb dos fans), rgb da bomba + rgb da fan do radiador. E ai plugado no header rgb.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@foka4k Entendi. Não sei se funcionará assim. Tente desse jeito, tomando cuidado em alinhar as setinhas, depois tente como sugeri. O que ocorre é que a sequência de acionamento segue a ordem das conexões. Se você quer o melhor efeito visual você tem que seguir uma sequência racional. O primeiro da sequência de daisy chain é o que ficará livre para conectar o WC. Você pode tentar, por exemplo, testar sem o splitter e ver se ele é o que impede o funcionamento correto. Se por fim não conseguir dessa maneira, terá que comprar um HUB RGB 12V que comporte todos. 

 

Lembrou de observar se o RGB do WC é 5 ou 12V?

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@foka4k O splitter você tem que conectar nos dois HUBs da deepcool, não na MB. 

Bem da verdade sequer precisa, já que você tem 8 saídas nos HUBs e está usando apenas 5, então daria para conectar os RGBs do WC direto nos HUBs sem splitter. 

Só observe se o WC é ARGB (5V) ou RGB (12V), pois sua placa-mãe só é compatível com 12V e você precisaria de um adaptador para funcionar com 5V. 

@LNPott, @Edvaldo J. Frederico e @Viny. Errei na minha orientação citada acima. Poderiam por gentileza apagar a mesma para que ninguém tente fazer errado como indiquei? Se não for pedir demais, podem apagar esta também, já que ela polui o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

@foka4k Entendi. Não sei se funcionará assim. Tente desse jeito, tomando cuidado em alinhar as setinhas, depois tente como sugeri. O que ocorre é que a sequência de acionamento segue a ordem das conexões. Se você quer o melhor efeito visual você tem que seguir uma sequência racional. O primeiro da sequência de daisy chain é o que ficará livre para conectar o WC. Você pode tentar, por exemplo, testar sem o splitter e ver se ele é o que impede o funcionamento correto. Se por fim não conseguir dessa maneira, terá que comprar um HUB RGB 12V que comporte todos. 

 

Lembrou de observar se o RGB do WC é 5 ou 12V?

 

Sim, é RGB (12V).

 

O que você diz então, a grosso modo seria pra refazer o cabeamento dos rgbs para deixar o primeiro para o WC?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, foka4k disse:

Cada Hub está ligado em um header cha_fan da placa-mãe. Tem 2 cha_fan na minha MB.

Revendo o que escreveu, tente manter as ventoinhas de intake em um HUB e as de outtake no outro. Assim você consegue fazer a sintonia fina das velocidades para ter o melhor coeficiente de ventilação.

@foka4k O primeiro é o único que terá o daisy chain livre. Depois disso todos estarão ocupados, concorda?

E não sei se o seu WC também tem esse esqueminha de daisy chain integrado como as ventoinhas tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Revendo o que escreveu, tente manter as ventoinhas de intake em um HUB e as de outtake no outro. Assim você consegue fazer a sintonia fina das velocidades para ter o melhor coeficiente de ventilação.

 

Está separado assim. Em um hub estão as 3 de intake (frente) e no outro hub as 2 de exhaust (cima).

o splitter da CM esta conectado assim no daisy chain. Está correto?

9aed2f66-81eb-4e0e-adb7-3618ab514aeb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Revendo o que escreveu, tente manter as ventoinhas de intake em um HUB e as de outtake no outro. Assim você consegue fazer a sintonia fina das velocidades para ter o melhor coeficiente de ventilação.

@foka4k O primeiro é o único que terá o daisy chain livre. Depois disso todos estarão ocupados, concorda?

E não sei se o seu WC também tem esse esqueminha de daisy chain integrado como as ventoinhas tem.

 

A bomba (wc) tem 2 cabos que saem dela: um de força (ligado no cpu_fan) e outro rgb. o fan está em um hub, junto com as ventoinhas de exaustão e com o cabo rgb ligado no splitter.

@WOZ DodsACHO que arrumei, fiz um breve (bem breve mesmo, porque estou em horario de trabalho) teste e acredito q deu certo. Mais tarde vou ver com calma e aviso aqui. 

 

De antemão já agradeço pelas dicas!

 

Grande abç.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dodsrealmente funcionou. Agora acontece que o RGB da bomba funciona de uma maneira diferente do resto. Não sei como nem porque, rs.

 

Coloquei a imagem pra você ver como esta. O efeito em questao é o "arco iris" (imagem mais verde). se eu coloco no efeito "estatico" o rgb da bomba fica mais fraco e tambem de cor diferente.

 

Alguma ideia do que pode ser?

 

gabinete.jpg

gabinete 2.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, foka4k disse:

Coloquei a imagem pra você ver como esta. O efeito em questao é o "arco iris" (imagem mais verde). se eu coloco no efeito "estatico" o rgb da bomba fica mais fraco e tambem de cor diferente.

Confira as conexões, certifique-se de que não tem nenhum cabo invertido. Provavelmente você conectou essa ventoinha na ponta mais distante do splitter, sendo que o correto é que se conecte tudo sequencialmente. De quantas saídas é esse splitter?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Confira as conexões, certifique-se de que não tem nenhum cabo invertido. Provavelmente você conectou essa ventoinha na ponta mais distante do splitter, sendo que o correto é que se conecte tudo sequencialmente. De quantas saídas é esse splitter?

 

O splitter tem 3 conexões. as 5 fans do gabinete estão em 1, a bomba está em outra, e a ventoinha do WC esta em outra.

 

Quando você diz sequencialmente, seria no fio vizinho do splitter?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...