Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Chaveada (colmeia) com tensão irregular


Jhon Wick
Ir à solução Resolvido por Jhon Wick,

Posts recomendados

Bom dia amigos do Clube! sou novo aqui, e queria compartilhar uma duvida com vcs, e se puderem me ajudar, fico grato,
comecei a fazer um projeto de fita led ws2812b. e nela usa-se Fonte 5 Volts DC / 10 Amperes, Chaveada e Estabilizada para cada 5 metros de led. porém os vendedores pedem que usem uma de 20A caso eu use o branco em toda a extensão da fita, pois consome mais. como aqui em casa precisei de 6 fitas, eu pensei comigo em comprar 2 Fonte 5 Volts DC / 60 Amperes, assim ia usar 1 fontes para cada 3 fitas. pois bem, ai começa o problema, liguei elas em paralelo pra distribuir a energia de 1 fonte pra 3 fitas, quando verifico a tensão do fio durante sua extremidade, com a fita desligada, marca direitinho os 5 volts, porém quando ligo a controladora e a fita acende, a tensão cai pra 4volts onde pluga os fios na fita, que é no seu inicio e no seu fim, e no meio dela cai pra 3volts, com isso meu brilho diminui, e fico com medo de perder a fita, sem falar que o branco que era pra ser igual, fica amarelado em algumas partes, estou usando o fio de cobre de 0,75mm. e a fonte esta sendo alimentada com 110v. liguei em serie, e piora a situação, no inicio fica 3,5/4v e no final 2v, onde o branco já não chega, ficando vermelho. minha pergunta é? tem alguma coisa que posso fazer pra tensão nao cair quando a fita estiver ligada?
desde já obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as fontes parecem estar sobrecarregadas neste seu sistema, ou a fiação...

você está usando 0,75mm para conduzir  20A está aí seu problema, o fio pode estar agindo como resistor e "comendo" parte da tensão que deveria chegar nas fitas, da mesma forma limitando a corrente que deveria percorrer até elas...

para esta corrente no mínimo um 2,5mm² para trechos curtos e bem ventilados, senão use 4mm² para ter maior segurança.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua fita é bem gulosa hein...

 

1 hora atrás, Jhon Wick disse:

onde pluga os fios na fita, que é no seu inicio e no seu fim

Isso meio que é sinistro. Não era pra ser de um lado só?

 

E não ligue em cascata = o fim de uma alimentando a próxima. Derive as ligações de 1 par de pontos só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if

2 horas atrás, .if disse:

E não ligue em cascata = o fim de uma alimentando a próxima. Derive as ligações de 1 par de pontos só.

Impossível fazer isso. Se colocar a alimentação apenas em uma ponta da fita, se colocar todos os leds em branco, a partir da metade da fita (2,5m) começa a amarelar (experiência própria).

Eu coloquei 2 fitas e meia no quarto da minha filha e precisei de uma fonte de 40A, levando os 5V para o início e em cada emenda para ficar todas as cores iguais.

Creio que o grande problema do amigo é a colocação em paralelo de duas fontes.

Depois que adquiri o material, vi que existe essa fita para 12V.

Apesar de mais cara, vale a pena na questão alimentação. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, .if disse:

Sua fita é bem gulosa hein...

 

Isso meio que é sinistro. Não era pra ser de um lado só?

 

E não ligue em cascata = o fim de uma alimentando a próxima. Derive as ligações de 1 par de pontos só.

Entendi errado, ou você disse para ligar em paralelo? Mas aí não dividiria a tensão em cada fita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 14/01/2021 às 15:15, Eder Neumann disse:

você está usando 0,75mm² para conduzir 20A está aí seu problema

 

@Eder Neumann está parametrizando pela escala métrica. Eu comecei a falar de AWG. Para facilitar, passarei a usar a escala métrica também. Você encontra tabelas de equivalência entre a escala métrica e o AWG, se quiser.

 

Pois bem. Segundo as tabelas, um condutor de cobre com 0,75 mm² se secção transversal é indicado para conduzir uma corrente máxima de apenas até 9A.

 

Em 14/01/2021 às 15:15, Eder Neumann disse:

para esta corrente no mínimo um 2,5mm² para trechos curtos e bem ventilados

 

Um condutor de cobre com 2,5 mm² de secção transversal suporta até 21A.

 

Em 14/01/2021 às 15:15, Eder Neumann disse:

senão use 4mm² para ter maior segurança

 

Até 28APois não é uma simples de três.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann na verdade a fonte é de 5v 60a. Ontem reparei que ela chega 5v em toda extremidade da fita, quando está com pouco leds ligados, e quando tem todos ligados ela vai caindo a corrente, e nos pontos onde fica amarelado chega a 3v até em lugares chegando a 2,8v. Lembrando que agora só tem 10 metros de led ligado. E o amarelado fica na segunda fita

Screenshot_2021-01-14-12-22-27-396_com.whatsapp.jpg

@alexandre.mbm caramba maninho, então me lasquei, pois a fonte é de 60A. Por isso os led não estão sendo bem alimentados, chega os 5v, mais a medida que demanda mais amperes o fio não manda, fazendo com que a tensão cai e a corrente seja mantida no limite que o fio aguenta.

@Ricardo S Ferreira o fio que usou foi o de 2,5mm ou outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jhon Wick , é preciso vermos como você está fazendo suas medições; colocando as pontas de prova de onde até onde. Pois a fita é uma união (soma) de "pedaços consumidores".

 

Mesmo detalhe (de malha) importa para você ficar ou não tranquilo com pedaços de condutor para alimentarem pedaços (de fita) "consumidores".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tensão baixa e alta corrente me parece dar medo de se fundir tudo

Não faça se não se sentir a vontade mas 1 ideia muito lôca: ligar 3x em série numa fonte 12v... 4V pra cada mas se funcionar, s.f. Pra esta façanha dar certo, todas tem que ter a mesma capacidade e claro fonte 12v com capacidade de corrente de 1 fita só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Leia-se: potência.

Termos leigos para pessoas idem..😁.. Além do + não há indicação direta de potência fornecida na fonte e sim corrente e pouca gente 'normal' sabe que potência é corrente vezes tensão. 'Capacidade' é um caminho do meio.

 

...e Xandão @alexandre.mbm ... xato...😑

😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@alexandre.mbm @alexandre.mbm @alexandre.mbm obrigado pessoal, tinha razão, não devia usar fio fino. E sim mais grosso e em ligação paralelo. Usei 2,5 para 5 e 10 metros, e 4mm para a fita que está a 15mt da fonte, e graças a Deus o branco prevaleceu, 5v perto da fonte e 4v a 15mt da fonte. Mais ainda sim ótimo resultado.

4 minutos atrás, Jhon Wick disse:

@alexandre.mbm @alexandre.mbm @.if @Ricardo S Ferreira @Mega Blaster @alexandre.mbm obrigado pessoal, tinha razão, não devia usar fio fino. E sim mais grosso e em ligação paralelo. Usei 2,5 para 5 e 10 metros, e 4mm para a fita que está a 15mt da fonte, e graças a Deus o branco prevaleceu, 5v perto da fonte e 4v a 15mt da fonte. Mais ainda sim ótimo resultado.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...