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Windows congelando tela e reiniciando


Ir à solução Resolvido por mtz-,

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Tem uns 10 dias que eu estava mexendo em meu pc, até que acabou a luz no meio 2 vezes, e 2 dias após isso eu liguei ele normalmente, mas após umas 3h, 4h com ele ligado do nada a tela congelou por uns 3 segundos, e depois ele reiniciou, fui no visualizador de eventos ver, e achei um evento com o id 161 volmgr, com a mensagem: Falha na criação do arquivo despejo devido a um erro durante a criação do despejo. (Prints com o evento), cheguei a fazer varias coisas tentando reparar o windows e inclusive fez o teste de ram do windows, e tudo estava certo, mas os problemas continuavam uma vez por dia praticamente, e hoje eu resolvi formatar, mas praticamente uns 20m após eu instalar o windows e estar configurando, a mesma coisa ocorreu, sendo que eu inclusive instalei o windows no outro ssd (tenho 2 e ambos estavam formatados), o que eu posso fazer?

Screenshot_1.png

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1- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html
 
Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. 

Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 
 
2- Ainda no HD Tune, vá na aba Error Scan > Desmarque a opção "Quick Test" > Clique em Start. Essa opção irá verificar seu HD em busca de badblocks e pode demorar algumas horas. Seja paciente e deixe o teste rodar até o final.
 
3- Vá na aba "Health" > Tire uma print de todos os itens que aparecem e poste aqui. 
 
4- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller)

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1- Informe a Marca e modelo da sua fonte de alimentação (MARCA e MODELO, não somente potência);

 

2- Abra um CMD, copie o comando abaixo por completo, cole no CMD e tecle Enter (espere 10 segundos após teclar enter)
 

Citação

wmic product get name,version >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" & wmic pagefile get /value >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" & wmic bios get smbiosbiosversion >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" & wmic os get version,caption >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" & wmic recoveros get DebugInfoType >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt"

 
Um arquivo chamado "listappta.txt" será gerado na área de trabalho. Anexe esse arquivo na sua próxima resposta.
 
3- Baixe o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Tire uma print da tela inicial e envie no seu próximo post:
https://www.ccleaner.com/speccy/download

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1- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite CHKDSK /R e tecle enter, uma mensagem de confirmação irá aparecer, tecle S e tecle enter e reinicie o computador. O procedimento pode demorar algumas horas, seja paciente e não interrompa o processo.

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@mtz- Desculpe por não ter respondido, tenho mania de deixar o tópico aberto para responder depois e fecho sem responder antes .-.

 

Como o congelamento está tentando gerar um dump (log) e algo está impedindo que ele seja gerado, tente este procedimento:

Pressione Windows + R > Digite "devmgmt.msc" (sem aspas) e tecle Enter > Expanda o item "Unidades de disco" > Botão direito na unidade onde seu Windows está instalado > Propriedades > Politicas > Desative a gravação de cache em disco.

 

A próxima vez que o congelamento ocorrer, vá em C:\Windows\Minidump > Veja se existe algum arquivo ali. Se sim, salve-o como .zip ou .rar e anexe-o na sua próxima resposta.

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@GabrielLV Hj ocorreu 2 vezes o problema, e não gerou nada nesta pasta mesmo desativando o cache, e inclusive a 2º vez eu tinha entrado na bios, e a tela congelou lá, e então eu reiniciei, e uma coisa que comecei a pensar, será que o problema pode ser na fonte? Tenho ela a 1 ano e meio, é uma cx450, mas como acabou a luz e etc, você acha que pode ser isso?

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@mtz- É difícil apontar um culpado sem ao menos termos logs para analisar 😕

 

Tentarei analisar os logs do visualizador de eventos para ver se encontro alguma pista do culpado.

 

Vá em Iniciar > CMD > Digite o seguinte comando (ele tem que estar entre parenteses):

Citação

(wevtutil epl system C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx & wevtutil epl application C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx)

 

Serão gerados 2 logs na sua área de trabalho: "logapplication.evtx" e "logssystem.evtx", salve-os como .zip ou .rar e anexe-os aqui na sua próxima resposta.

 

Enquanto aguarda pela minha próxima resposta, faça um diagnóstico de memória RAM:

 

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Eu não sou a melhor pessoa para analisar logs do visualizador de eventos, então irei recomendar apenas procedimentos que se enquadram nas poucas informações que consegui analisar.

 

1- Baixe o Intel Diagnostic Processor Tool: https://downloadcenter.intel.com/download/19792
Abra-o e vá em tools > Configs > preset > burn in test, esse teste fará uma análise por 2 duras no seu processador, deixe-o rodando e veja se dará algum erro.

 

2- Desative a virtualização no Setup (o Intel Virtualization Technology. Intel-VT, AMD-V ou VT-d).

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@GabrielLV Eu fiz o teste normal dele, mas o teste de 2 horas não fiz pois percebi que ele ficando mt aquecido, baixei o hwmonitor, e ele tava chegando a 90º após poucos minutos q eu começava no burn in test, meu cooler é um air cooler normal, acha que eu devo fazer o teste mesmo assim? E no teste normal tudo passou certinho

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@mtz- 90º neste teste é algo completamente surreal, isso indica prováveis problema de sobreaquecimento. Já recomendei o mesmo teste para outros usuários e nenhum deles chegou a temperaturas tão absurdas... Há quanto tempo você possui esse PC? Quando foi a ultima vez que trocou a pasta térmica?

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  • Membro VIP

@mtz- Veja se o Cooler está corretamente fixado (segure-o nas laterais e balance-o um pouco, certifique-se de que ele está firme).

 

Após todos os testes e informações, incluindo a reinstalação do Windows em outro SSD que você disse ter realizado, acredito que só nos resta crer que o problema é uma falha de hardware, podendo desconsiderar memória RAM e SSD. Infelizmente eu desconheço programas de testes mais a fundo então não sei o que lhe recomendar daqui pra frente 😕

  • Obrigado 1
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  • 2 semanas depois...
  • Solução

Consegui arrumar, a solução foi comprar uma fonte nova, que no caso comprei a cx550, e a questão da temperatura batendo 100º no processador era o seguinte, a minha bios estava desatualizada, então o turbo boost do processador não estava funcionando, então a temperatura era um pouco menor (no max batia 85º), e como eu atualizei e o turbo boost foi ligado ele aqueceu muito, comprei um gammaxx 400 v2 e resolvi o problema, agora não passa de 75º!

Obrigado @GabrielLV por me ajudar a achar o problema!

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