Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Portas USB não funcionam adequadamente


Zeke_TheBr

Posts recomendados

Gente, meu pc há algum tempo está tendo dificuldade em operar coisas nas portas usb (tanto a 3.0 quanto a 2.0),
dispositivos 3.0 estão muito lentos desde pen drives a hds não atingem a velocidade máxima (antes atingiam),
não posso usar as duas portas usb 2.0 frontais porque ou desconecta um dos dispositivos ou a velocidade de
transferência diminui drasticamente, e se eu tentar usar os dois dispositivos ao mesmo tempo um desconecta.
Há um caso curioso também, uso wifi por um adaptador usb e também dualshock 4 por adaptador usb bluetooth também,
e quando eu pareio o controle a internet para completamente ou mesmo desconecta o wifi.. aliás
há um tempo eu já não uso dois ou três hds externos ou pen drives ao mesmo tempo por conta disso tudo.

Alguns sintomas:

 

1- Surtos de tensão que desconectam tudo que está nas portas usb, tanto frontais quanto traseiras.

2- Portas usb frontais só podem ser usadas 2 ao mesmo tempo, a terceira (usb 2.0) diminui
a alimentação da segunda porta usb e consequentemente desconecta qualquer coisa conectada as duas portas,
curiosamente o mesmo não acontece se estiver um hub conectado.

3- Um hd externo está conectado e depois de algum tempo desconecta, porém isso só acontece quando o hd está

em uso e há intensa atividade na rede de internet, ou nas portas usb, depois volta a conectar novamente após alguns

segundos, às vezes estou fazendo uma cópia e desconecta no meio da cópia, quando uso apenas uma porta usb sem

nada conectado as outras o problema não acontece.

4- HDs internos e externos ficam mais lentos do que o normal.

5- Quando ocorre o surto de tensão tudo desconecta, mouse, teclado, hds, pen drives, placas de som, com exceção dos

dispositivos internos.

6- Não é possível usar a rede wifi se eu estiver com um pendrive conectado e transferindo arquivos para ele
(e a velocidade de transferência é baixa, de 12mb/s, um pendrive 3.0 numa porta 3.0), quando isso acontece toda atividade

de rede para, ou mesmo se desconecta da rede wifi. isso costuma acontecer quando os dispositivos estão conectados no

mesmo hub, em portas usb diferentes sem ser no hub não é comum de ocorrer, porém ocorre.

7- Quando uso o pendrive, com hub ou sem hub, a velocidade de transferência se mantém baixa, não importa qual pendrive

eu conecte, o desempenho é baixo para todos. Informação extra: quando o pc era novo já apresentava o problema de não manter

dois dispositivos conectados nas portas usb 2.0 frontais, porém o desempenho era o esperado, conforme o tempo foi passando,

agora com 11 meses de uso, a situação é a relatada.


O que já tentei:


1- Limpeza dos contatos e conectores (usei limpa contatos e álcool isopropílico), limpei a placa-mãe também.

2- Limpeza da ram e mudança da posição da ram.

3- Testar cada dispositivo separadamente e individualmente (no caso de hds internos eu liguei o pc somente com um
conectado ou dois (uso ssd então testei só com o ssd e posteriormente ssd com um hd apenas).

4- Formatar o pc.

5- Reinstalar os drivers.

6- Atualizar a bios (na verdade eu tentei, pois não consegui fazer, simplesmente não vai.

7- Procurar por vírus ou malwares (nada).


O que não tentei ou não posso tentar:


1- Trocar o cabo da fonte que vai até a tomada.

2- Testar outras peças (simplesmente não conheço ninguém que possa emprestar para testar outras e não tenho condições
de comprar uma por uma até achar a origem do problema).

3- Trocar o filtro de linha (uso um iclamper energia 8 conectado a um aterramento eletrônico... infelizmente preciso usá-lo
já que o pc dá choque nas laterais e nos conectores se eu utilizar direto na tomada... sem falar que a tomada da minha parede

está com a polaridade invertida então o aterramento em questão dá a possibilidade de colocar na posição normal do fase e do

neutro, o aterramento em questão é este do link https://bityli.com/Mn3Z0).


Configurações do PC:


Intel core i3 9100f
8gb ram T-Force Vulkan 2666mhz
ASRock H310M-HG4
RX 590 Powercolor
SSD Samsung EVO 850 250gb
HDs: 1 2tb Seagate barracuda, 1 1tb Toshiba, 1 500gb Seagate 2.5
Corsair VS650W
Gabinete Pichau Gaming Dragoon R

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

monitore as tensões no aida64 e veja se o barramento de 5V cai em algum momento quando os dispositivos param de funcionar...

você usa alguma coisa na PCI-e 1x?

as portas usb comunicam com o cpu através do pch/chipset usando 1 lane de PCI e isso pode estar sendo uma limitação se o seu CPU estiver usando as 16 lanes para a VGA.

 

ou pode ser o XHCI Hand-off, se você tiver com os drivers ataulizados do site do fabricante da placa habilite o hand-off e veja se melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, sua reclamação já vem de quando pc era novo, acredito fielmente que você tem um problema com o controlador usb de sua placa-mãe, o pch deve estar aquecendo além do normal.. você já teve a curiosidade de abrir e verificar sobre algum ci aquecendo na placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou verificar no aida 64 se a tensão no 5v cai, não uso nada no pci-e 1x, a placa wifi que uso é usb, é uma TPLink TL-WN725N

 

na verdade não sei verificar sobre ci, como posso verificar isso?

Não sei se fiz da maneira correta, mas estou deixando as usb trabalharem para ver se irão parar para pegar os valores quando isso acontecer, por hora a situação é esta. Peguei info de dois programas, o aida 64 e o hwmonitor e estou usando com 3 hds conectados nas usb, apenas 2 estão fazendo transferencia de arquivos, o primeiro hd está num case usb 2.0 e os outros dois em cases 3.0, todos conectados a um hub 3.0 na respectiva porta.

 

Um dos HDs fez um barulho alto e o explorador de arquivos parou de funconar enquanto eu escrevia essa resposta, além de que todos os discos desconectaram assim como teclado e mouse, os dados da terceira imagem é de quando a trava ocorreu, só peguei do hwmonitor pois o aida parou de mostrar a tensão

2021-01-15 08_33_38-Window.jpg

2021-01-15 08_35_11-Window.jpg

2021-01-15 08_42_43-Window.jpg

peço desculpas se fiz isso da maneira incorreta.

aliás, por curiosidade, a placa de rede usb não parou de funciona, essa está conectada à porta usb 2.0 diferente do resto.

encontrei a opção do XHCI Hand-off na bios, estava desabilitada, ativei à pouco e farei novos testes.

Bom, o sistema tornou a parar tudo que estava conectado às portas usb, desta vez até mesmo as portas usb 2.0 pararam portanto a placa de rede ficou sem atividade desa vez, diferente de antes, sequer consegui tirar print pois como disse, tudo parou, não consegui pegar os dados do momento da parada.

 

Realmente queria pensar que são as cases dos HDs e o hub usb que estão com problemas porém sequer mencionei isso pois uso os mesmos HDs externos e o mesmo hub usb em um notebook dell, todos conectados ao mesmo tempo e não sofro de problemas desse tipo, tudo funciona normal e conectado ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Não, uso filtro de linha (Iclamper energia 8 )

2- Sim, um TP Link UH400.

3- Entre os HDs e Pen Drives Não, fora isso uso uma placa de som Sharkoon DAC PRO S para conectar meu fone de ouvido.

4- Sim, com exceção do driver de som que esse eu confesso uso do windows (é o único), até mesmo as ventoinhas (6 ventoinhas, 3 jogando ar para dentro e 3 jogando ar para fora (2 em cima e 1 atrás) e a fonte (VS 650) estão obedecendo.

5- Sim, foi uma das últimas coisas que fiz, a situação se manteve.

Aliás @WOZ Dods , os drivers eu baixei deste site https://www.asrock.com/MB/Intel/H310M-HG4/index.br.asp#Download

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Zeke_TheBr disse:

1- Não, uso filtro de linha (Iclamper energia 8 )

2- Sim, um TP Link UH400.

3- Entre os HDs e Pen Drives Não, fora isso uso uma placa de som Sharkoon DAC PRO S para conectar meu fone de ouvido.

4- Sim, com exceção do driver de som que esse eu confesso uso do windows (é o único), até mesmo as ventoinhas (6 ventoinhas, 3 jogando ar para dentro e 3 jogando ar para fora (2 em cima e 1 atrás) e a fonte (VS 650) estão obedecendo.

5- Sim, foi uma das últimas coisas que fiz, a situação se manteve.

Aliás @WOZ Dods , os drivers eu baixei deste site https://www.asrock.com/MB/Intel/H310M-HG4/index.br.asp#Download

  1. Ótima escolha
  2. Recomendo que teste sem ele, pois HUBs USB podem falhar mesmo quando são de qualidade.
  3. Teste sem ele também. Bem da verdade, teste todos os dispositivos (os problemáticos e os que não apresentaram problema algum também) um a um sem mais nada conectado. É a melhor forma de encontrar cabos e dispositivos problemáticos.
  4. Recomendo muito que instale o driver de som correto. Se for realtek já fica aqui o driver R 2.81. No mesmo link você vai em drivers relacionados e pega o 2.82 se quiser, apesar de que eu confio mais no 2.81.
  5. Se persistiu mesmo após a reinstalação do sistema, então tem algum problema físico acontecendo.

Seu problema pode ser a MB que está sobrecarregada ou com o VRM danificado, pode ser o HUB, pode ser a fonte, pode ser algum dispositivo externo danificado ou com cabo em curto. Enfim, você terá que fazer testes para descobrir mantendo esse foco que sugeri. Comece pelos drivers, verificando no gerenciador de dispositivos se há algum driver faltoso ou conflitante, atualizando então todos que ainda não tiver instalado e atualizando o próprio windows também (sim, todas as atualizações).

Se tudo isso falhar, aí é testar outra fonte e talvez até outra MB. 

Só para constar, até mesmo um mouse ou teclado que esteja funcionando perfeitamente pode ser a raiz do problema. A questão é isolar os dispositivos e ver se encontra o culpado separadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu testei sem o hub também e a lentidão se mantém, não se desconecta porque não sobram portas usb o suficiente pra conectar todos os HDs, mas as duas portas USB 2.0 frontais dão problemas se forem usadas ao mesmo tempo, mesmo com dispositivos diferentes. Também já testei com mouse e teclado diferentes e não obtive sucesso. Sobre os drivers,o único que pode ser conflitante é o da placa wifi pois não uso os drivers oficiais da TP Link mas sim um similar que possibilita usar a placa (curiosamente o driver oficial não funciona bem e dá até tela azul as vezes), vendo isso formatei o pc e não pluguei nenhum dispositivo que me conectasse à internet ou mesmo instalei drivers que não fossem os da placa-mãe (instalei até o driver de áudio oficial), porém os resultados foram os mesmos relatados quando uso as portas usb. A única coisa que não posso fazer como já disse é testar outras peças porque como já disse, não conheço ninguem que as tenha e não posso comprar uma por uma pra ir testando, uma pena.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zeke_TheBr Reinstalar o sistema, instalar os drivers manualmente (desprezando os do windows) e tentar rodar o sistema limpo é a sua melhor opção agora para um diagnóstico definitivo. Entenda que seu HUB claramente está problemático, mesmo que problemas ocorram sem ele. Todo HUB pode danificar os componentes conectados a ele (por isso nunca uso HUBs USB). A sua placa-mãe também pode ser a fonte do problema, já que ela é quem fornece a energia para o HUB. Se eu fosse comprar um HUB hoje, por sinal, compraria um com alimentação externa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

Sim já reinstalei o windows duas vezes, também já tentei atualizar a bios, tem dois métodos pra essa placa: um em que se instala com o windows aberto e outro pela própria bios através de um usb inserido, em nenhum dos dois obtive sucesso, achei muito estranho, no windows o processo fecha depois de uns segundos e não dá aviso se foi concluido com sucesso ou não e pela bios o pendrive não é reconhecido mesmo tudo sendo feito corretamente.

 

Realmente queria testar outras peças porém não tenho condições e não conheço ninguém que possa testar ou emprestar, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acredito que sim, eu segui as instruções dos seguintes links:

 

https://www.asrock.com/support/BIOSIG.br.asp?cat=BIOS9

https://www.asrock.com/support/BIOSIG.br.asp?cat=Windows11

 

o porém é que na bios ele não indica a última tela que diz "programming sucess, press ENTER to reboot system", e no segundo caso a tela do prompt de comando fecha sozinha, sem nada indicando que devo reiniciar o sistema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Zeke_TheBr disse:

acredito que sim

Para verificar o sistema de arquivos do pendrive basta clicar com o botão direito nele dentro do explorador de arquivos do windows e ir em propriedades. O sistema de arquivos estará listado ali, podendo ser NTFS ou FAT/FAT32. Em teoria a BIOS enxergaria ambos os sistemas de arquivos (se não suportar, mais um ponto negativo para a asrock na minha cartela). Verifique se o arquivo está devidamente descompactado e se o pendrive está conectado a uma porta preta. O pendrive deve ser inserido antes de ligar a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei com dois pen drives diferentes (um 3.0 outro 2.0) e também de marcas diferentes, ele ate reconhece os pendrive na opcao "boot priority", porém não detecta o arquivo que atualiza a bios, testei também nas portas usb 2.0 e na 3.0 tanto frontal quanto traseira.

cada pendrive tinha uma formatacao diferente (o 3.0 NFTS e o 2.0 FAT 32, nao consegui formatar FAT pra testar)

Esqueci de mencionar, testei primeiros nas portas pretas como você mencionou, vi q não deu certo e tentei nas azuis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zeke_TheBr Entre em contato com a loja e pergunte, não custa nada. No geral se na nota fiscal estiver discriminado cada um dos componentes, creio que eles são obrigados a aceitar o acionamento de cada componente individualmente. Se a fabricante da GPU tiver representação e acionamento de garantia no Brasil, pode ser outra alternativa para acionar a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Vim relatar minha atual situação para atualizar este tópico:

 

Fiz a compra e a troca da placa-mãe e do processador (a placa é uma ASUS PRIME B460-PLUS e o processador um I3 10100f) e estou fazendo uso dos mesmos desde 12 de fevereiro (precisamente falando há 10 dias), desde esse dia usei o pc sem hubs ou placa wifi para acessar a internet (dei um jeito e instalei um cabo de rede cat5e para usar na conexão ethernet) e o que posso dizer é que as lentindões nas portas USB parecem ter cessado ou diminuído, afirmo assim pois nos primeiros dias ainda senti uma lentidão na transferência de arquivos e não percebi a velocidade máxima costumeira dos dispositivos ser alcançada, mas ontem em novo teste percebi que isso já não ocorria mais e as velocidades estavam boas e de acordo com cada dispositivo (HD interno, externo, pendrive..) porém não sei se isso será permanente ou temporário afinal de contas só ontem percebi tal situação. O HUB USB tratado neste tópico eu resolvi testar ontem também e agora não funciona com mais de duas portas com dispositivos plugados, mais do que isso o PC reconhece mas não possibilita o uso (e o pendrive fica piscando o led mas não dá pra usar), sobre as portas USB do gabinete e da placa-mãe, diferente de antes não ocorreram mais surtos de tensão em nenhum momento e pude usar tudo plugado sem nenhum tipo de dificuldade ou mesmo lentidão no sistema (isso só ocorria quando eu plugava usando o HUB USB), as portas da placa estão em perfeito funcionamento, porém as do gabinete apenas a 3.0 está perfeita, as 2.0 somente uma (a da direita) funciona bem e a da esquerda as vezes os dispositivos plugados não são reconhecidos, na outra placa-mãe os dispositivos plugados desconectavam e reconectavam ao tentar utilizar os dois ao mesmo tempo (tranferência de arquivos) e na atual acontece de o sistema detectar (já que o windows emite o sinal sonoro ao plugar) mas não reconhecer inclusive enviando uma notificação, também acontece de aparecer a letra da unidade no gerenciamento de arquivos porém não aparecer o espaço livre (a exemplo "40gb livre de 931gb") e claro, não dá pra explorar os arquivos no pendrive quando uma situação assim acontece, no sistema ele aparece como formatado no sistema de arquivos "RAW" quando na verdade foi formatado em "FAT32", no fim das contas optei por não usar a segunda porta USB do gabinete.

Aliás, diferente do que ocorria antes, agora estou usando todos os drivers do fabricante da minha placa-mãe e sem drivers de terceiros instalados pra nada (antes não usava o driver de audio e usava um driver de terceiro para fazer a placa wifi USB funcionar, pois o da fabricando curiosamente não funcionava e dava inclusive tela azul).

 

Em resumo: Parece que a situação finalmente se resolveu mas ainda não tenho certeza, estou acompanhando o funcionamento da máquina para me certificar disso.

Sobre a garantia, fui atrás da nota fiscal e ela indica a venda do pc como sendo peça por peça por mais que tenha sido vendido montado, também fui atrás dos detalhes no que se diz a garantia e pelo menos la informa ser peça por peça, apesar de comentários do facebook indicarem que a loja solicita o envio do pc, enfim esse ultimo detalhe me deixou relutante em acionar a garantia, apesar de que restam alguns dias até que finalmente o tempo se esgote (comprei o pc no dia 26 de fevereiro de 2020).

Fui no site da placa-mãe pra tentar direto com a empresa mas lá manda procurar a revenda mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...