Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que esta placa de vídeo está "barata"?


Posts recomendados

Por quê esta placa de vídeo esta custando similar a uma 3060Ti, sendo que ela é uma 3070? 

 

https://m.kabum.com.br/produto/128634/placa-de-v-deo-asus-nvidia-geforce-rtx-3070-8gb-gddr6-rtx-dual-rtx3070-o8g

 

A marca é boa, o quê eu vi de diferente foi o fato de ser menor e ter duas ventoinhas ao invés de três. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a 3070 é só um pouco mais rápida que a 3060 ti, basicamente é a mesma placa, só que pegaram a 3070 e reduziram os shaders o clock e o turbo = 3060 ti

não vejo motivo para tem tanta diferença nos preços, talvez 10% no maximo.

pode ser também porque uma deve ta vendendo mais, então a oferta e procura sobe o preço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb A 3060ti tem o preço médio entre 4.000 a 4.500 (depende muito da marca e loja), e a 3070 fica por volta dos 4.800, 5.000 pra + (como estão fazendo summer sale, pode aparecer mais barato), lojas grandes do varejo de tecnologia compram peças em lotes muito grandes uma vez que a procura pelas placas da serie 3000 é muito grande e com baixa oferta, e repassam o preço conforme o valor pago no lote. Pode ser que tenham comprado um lote mais barato da 3070 e puderam abaixar o preço, ou o inverso para a 3060ti. Não sei se as placas de video da ASUS são montadas inteiramente aqui no Brasil, mas sei que algumas placas-mãe sim, e isso costuma influenciar no preço também. Pode ser também de vendedores diferentes e diversos outros fatores como simplesmente queima de estoque kkkkkk 

Como o Kevin disse acima, não é uma diferença gritante de potencia para as duas placas, então vai da sua necessidade e valor que está disposto a pagar. A Kabum é confiavel, mas a loja com o menor preço das 3070 é a Terabyte atualmente , então vai de sua preferência e marca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@floxx @JeanLN @Kevin Correia Mas mesmo entre elas deve ter uma razão para a marca X custar X e a Y custar X+1. Pode ser só qualidade da construção? Vi vários reviews de comparação (aqueles em que se tem a tela dividida em três do mesmo jogo e cada um numa placa) e em todos, se reparar , a 3070 é a que menos esquenta (menos que a 3060) e em 2k segura bem. Deve ter diferença tb para edição de vídeo, que vai ser o principal uso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Não manjo sobre, mas no geral são os materiais escolhidos e sua qualidade na produção sim, junto com o sistema de arrefecimento, algumas usam 2, 3 fans e algumas técnicas de resfriamento mais avançadas. Algumas marcas tem seus modelos com um clock de memoria mais alto do que o padrão de fábrica (tipo a Gigabyte, Asus TUF e EVGA que costumam ter esses modelos). O Software, largura de banda, backplate composição geral da construção (maioria em metal ou plastico), quanto tempo de garantia é fornecido pela fabricante dentre outros fatores afeta no preço das placas.

A menos que você vá fazer overclock ou tem uma case com circulação de ar ruim, eu diria para você levar em conta apenas a construção, se a placa tem backplate (não é essencial, mas é bom ter) e principalmente quantos anos de garantia a marca dá. E claro, se a marca é de sua preferência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Cada marca, em cada modelo que fabrica (e tem vários modelos de cada marca dentro de uma mesma linha de GPUs) tem algum diferencial e o valor cobrado se baseia nisso. Por exemplo, o cooler não é apenas as ventoinhas, mas um bloco de alumínio e cobre, com heatpipes e vapor chambers, e de quebra um belo trabalho de engenharia para concebê-lo. Muitos desses coolers ainda são patenteados e comprados de uma empresa específica para implementá-los em cada GPU, e o custo final do produto reflete tudo isso tanto em qualidade, fornecedor e volume de materiais.
Além disso tem o trabalho que é feito para melhorar ou equilibrar o desempenho, consumo e funcionamento de maneira geral de cada modelo. Os que vem com OC de fábrica geralmente tem VRM mais robusto para aguentar o referido OC. 

Enfim, são inúmeros fatores que vão determinar o custo final, mas nem sempre todo esse coeficiente resulta em um produto de maior desempenho, qualidade ou durabilidade do que outros que custam menos, valendo sempre procurar por testes com os modelos específico pretendidos, em especial quando o valor é tão alto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanLN @WOZ Dods Hoje a 3060Ti mais em conta que encontrei foi essa, mas não conheço a marca:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16237/placa-de-video-galax-geforce-rtx-3060-ti-ex-8gb-1-click-oc-gddr6-256-bit-36isl6md1wgg

 

Essa mesma placa na Kabum está por mil reais a mais:

 

https://www.kabum.com.br/produto/133188/placa-de-v-deo-galax-nv-rtx3060ti-8gb-ex-black-gddr6-256-bits-rgb-36isl6md1wgg

 

Na Pichau mais barato:

 

https://www.pichau.com.br/hardware/placa-de-video/placa-de-video-galax-geforce-rtx-3060-ti-ex-8gb-gddr6-1-click-oc-256-bit-36isl6md1wgg

E tem mais essas duas:

 

https://www.pichau.com.br/hardware/placa-de-video/placa-de-video-asus-geforce-rtx-3060-ti-8gb-gddr6-ko-oc-256-bit-ko-rtx3060ti-o8g-gaming

(essa de cima é feita demais)

 

https://www.pichau.com.br/hardware/placa-de-video/placa-de-video-asus-geforce-rtx-3060-ti-8gb-gddr6-rog-strix-oc-256-bit-rog-strix-rtx3060ti-o8g-gaming

 

E a 3070 TUF

 

https://www.pichau.com.br/hardware/placa-de-video/placa-de-video-asus-geforce-rtx-3070-oc-8gb-gddr6-tuf-gaming-256-bit-tuf-rtx3070-o8g-gaming

 

E na Terabyte as mais em conta são essas:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15141/placa-de-video-msi-geforce-rtx-3070-ventus-2x-oc-8gb-gddr6-256bit-geforce-rtx-3070-ventus-2x-oc

 

(essa de cima tem duas ventoinhas que ocupam a placa toda)

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16460/placa-de-video-inno3d-geforce-rtx-3070-twin-x2-oc-8gb-gddr6-256bit-n16502-04d6x-1720va30

 

Hoje eu preciso editar 30 vídeos por mês, fixo. Como é produção em massa, um pra cada dia, já deixei montado num para só trocar algumas coisas e mandar renderizar. Pra fazer levo de 20 a 30 minutos, e para renderizar (são apenas imagens com transição, texto, música e o áudio. As imagens e o áudio mudam todo dia. Para renderizar estou fazendo em 1080p 29 quadros, chegando a levar até 30 minutos para renderizar quando o áudio fica entre 12 e 15 minutos (que aumenta o tempo do vídeo). Levo quase uma hora para fazer, e provavelmente terei que fazer vídeos semanais mas com gravação de vídeo (a pessoa falando para a câmera) além desses. Uso um notebook core i5, 8Gb RAM 2666Mhz, SSD e placa de vídeo integrada MX 150 e o programa Vegas (sim, pouca coisa para fazer edição de vídeo). Até 1080p o bichinho vai. Se coloca em 4K, além da temperatura - mesmo com base refrigerada - subir de mais, ficando entre 90 e 100º, esse mesmo vídeo pela estimativa vai levar 2 horas para renderizar (e talvez frite meu note). Como estou usando somente notebook há quase 10 anos, estou perdido quanto ao poder de processamento das placas de vídeo.

 

Meu setup está quase montado, e enrosquei na placa de vídeo. Tinha pensado numa RX, mas vi em alguns vídeos que as NVIDIA são melhores para isso. E como vou investir para durar anos, já queria pegar alguma coisa 'melhor'. Por isso pensei em ASUS (era a referência que tinha na época quando montei um PC gamer, mas isso foi em 2013). Tem marcas que coloquei acima que nem conheço, e a ASUS dá 3 anos de garantia com ela (só não sei se essa garantia é fácil de acionar).

 

Sendo uma placa principalmente para edição de vídeo, e para jogar pode ser full hd ou 2k (contando que fique na que fique na qualidade ultra a 60 fps, vou travar nessa taxa), a 3070 se sai melhor não sai? Pensando também nos jogos que foram anunciados mas só estarão disponíveis lá para 2023, 2024, e com certeza já estarão mais otimizados dos que saem hoje.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Para gaming em 1080p até 2k em 60 fps apenas, não tem motivos para ir de 3070, pois a 3060ti é uma placa fantástica e vai ter potencia de sobra pra essas resoluções, entretanto, você edita muitos videos e uma 3070 faria diferença, mas para isso seu processador precisaria aguentar ela (para edição de video seria bom um com no minimo 6 núcleos ou mais e 12 threads ou mais), caso você não tiver, vai ser apenas desperdicio. Qual processador você planeja colocar na sua build ?

Todas as marcas que você colocou o link são boas, mas no geral eu tenho preferência por Gigabyte, Asus e MSI (são as mais populares também), devido a sua construção, velocidade de clocking e garantia

Quanto ao numero de fans da placa, se planeja um gabinete com boa ventilação (3 ventoinhas ou mais no mínimo, sendo 1 de saida de ar pelo menos), eu não me importaria muito.

Outra coisa quanto ao design: apesar de ir totalmente da sua preferência, lembre que você verá sua placa de video a maior parte de tempo pela lateral, a menos que compre um suporte para ela ficar de frente, então no final você verá apenas o "Geforce RTX" e alguns detalhes da montadora de qualquer forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

25 minutos atrás, mineirimbb disse:

@JeanLN Ryzen 9 5900X, WC NZXT X73, placa-mãe Aorus Master e memória G.Skill 3200mHz CL14.

Para um processador desse é até um pecado não colocar uma 3070 kk. Vai até 3080 aí facilmente. Nesse nível a questão toda é quanto você está disposto a gastar com a placa, e ver se a diferença de preço vale a diferença de performance para renderização. Como você provavelmente ganha dinheiro com isso, vale a pena colocar no lápis quanto você ganharia a mais renderizando mais rápido, e em quanto tempo uma placa mais cara se paga. Dependendo do ritmo de vídeos que você faça, até uma 3080 pode ser um bom negócio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Nesse caso, seu processador aguenta até uma 3090, então acredito que pra edição de videos em 4K uma 3070 seria mais vantajosa para você, alem de poder ficar uns 8 anos com ela sem problemas. Pelos seus componentes sua build é de alto investimento e dentre os links que você comentou, eu iria de 3070 TUF, da Asus (que ainda é uma das melhores marcas em componentes) mas recomendo você dar uma olhada na 3070 gigabyte gaming OC, que tem desempenho similar a TUF da Asus e eventualmente custa menos.

Recomendo também você ver um bom monitor, seu combo de processador com uma 3070 roda até 4K 60fps ou 1440p 144hz em muitos jogos e programas, então é bom ter em mente que se você usar um monitor inferior, limitará o quanto que você está aproveitando da sua build.

@floxx Exato, é um mega processador que basicamente vai dar conta de tudo que você colocar pra rodar, e realmente uma 3080 pode ser um equilibrio melhor, mas como você comentou, depende do quanto irá ser investido 

@mineirimbb Se for usar uma 3070, acho que um 5600X dá conta de boas sem muito impacto na performance em edição com parado ao 5900X, mas aí vai de você

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanLN Na verdade tinha algumas coisas encalhadas que vendi para complementar a compra além de que tenho que vender meu notebook também. Falta comprar o processador pois estou esperando ele ficar disponível na Kabum/Terabyte/Pichau. E o monitor estou pensando nesse (G Sync Ultimate):

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1719019994-monitor-dell-aw2721d-27-alienware-gamer-g-sync-quadhd-preto-_JM?variation=68257673917

 

A 3090 é demais e a 3080 não faria diferença pelo monitor que pretendo pegar.

 

É, eu falei que pensava em não trocar por anos. Pra quem vai sair da configuração que tenho para uma dessa, está ótimo. Daqui uns dois ou três anos os jogos em streaming já devem estar bombando daí nem preciso pensar em trocar de placa. Se ela for mais que suficiente hoje, não vejo como daqui a alguns anos ela não me atenderá. Geralmente o gargalo são os jogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Entendi, fiz algo parecido com você, usava um notebook de entrada para jogar, estudar, programar e fazer trablahos da faculdade (i5 5200U com um 930M) e sofria para tudo, sempre entrava nos jogos e ficava horas ajustando e alterando os arquivos pra poder rodar.. Usar CAD, Blender e Solid Works nem se fala. Agora fiz um up pra um PC high end e estou esperando chegar (3700X e uma 3070) com o mesmo objetivo: Uso pesado e durar vários anos. Acredito que no minimo vá rodar tudo no ultra por uns 8 anos, dai pra frente vai da otimização dos desenvolvedores kkkkk

O monitor que você pretende pegar é um senhor monitor e não tenho certeza se a 3070 consegue entregar os 240fps em 1440p que o monitor suporta, ou seja, você vai investir mais para algo que não vai usar, então talvez compense economizar um pouco aí e pegar um 1440p com 144hz, com qualidade de cor, contraste e de tela semelhante ou melhor, mas claro, fica a sua escolha.

Também estou de olho em jogos por streaming, com o XCloud e Geforce NOW chegando no Brasil, tenho esperanças que possa salvar o pessoal de investir grandes valores para jogar assim como nós kkkkkk Mas vai demorar pra tecnologia amadurecer, então no momento o jeito é ir de pc monstro mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanLN Eu prefiro gastar com bens 'duráveis' de PC, e o monitor seria mais um, assim como o teclado e mouse (e também o SSD). Eu vi uns reviews dele e nem seria tanto pelos 240hz, mas pela construção, o fato de ser G Sync Ultimate, 450 nits de brilho, entradas que possui, e pelo design. Monitor dura muito, então ele se paga ao longo dos anos.

 

Estou apostando que dessa nova geração de videogames não deve passar a a mudança para streaming de jogos. Pelo menos a MS. O que eles vão economizar não desenvolvendo e vendendo consoles, focando apenas em jogos e serviços... Se a Amazon foi pra esse lado, então o lucro vai estar ali.

 

Espero que mude. Hoje pagar 350 reais em um jogo é fora da nossa realidade. Prefiro pagar 40 reais por mês e ter vários jogos pra jogar (mesmo que não tenha algum lançamento) do que gastar tudo isso em um jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Entendi, realmente o preço pago inicialmente pela qualidade se paga pela durabilidade e funções, eu tinha comentado a sugestão de troca pois alguns modelos de monitores da Samsung, Dell e Asus tem construção muito boa e telas com specs similares, mas eu não manjo muito de monitores, então não sei recomendar ou citar algum em especifico, mas novamente, Alienware é justamente para o publico que precisa de alto desempenho/produtividade e procura uma qualidade premium de construção e experiência, então entra dentro do seu perfil.

Já quanto ao Streaming, acho que a Microsoft vai desenvolver nessa geração junto aos consoles.. ela mesmo já provou que um serviços de catalogo é viável e da lucro pra ela, então se ela trazer o Streaming de forma eficaz e viavel, ela ganha o publico que não pode comprar um console ou um pc forte, e mesmo se alguns abandonassem o console por isso, iriam ir atrás desse serviço, então acho que ela ganha de qualquer forma.Quem sabe ao final dessa geração Sony e M$ não invistam pesado e anunciem um aparelho barato que sirva para streaming apenas ? (tipo o stradia, mas com a esperança de que não seja um fiasco) Isso junto com o serviço de catalogo de jogos barato e com muitos jogos e diversidade com certeza seria mais vantajoso do que comprar uma maquina, especialmente para os que apenas jogam. Até eu já estou considerando isso, pois se só nos jogos já dá uma economia gigante, em questão de hardware então nem se fala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Principal é trabalho/hobby. Bem não é meu trabalho, está mais para um hobby que pode virar trabalho. Jogar é consequência. Ou gasto numa placa de vídeo boa é aproveito para jogar ou então compro uma de entrada (se não fizer diferença) é com o que. Vou economizar compro um console. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...