Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que esta placa de vídeo está "barata"?


Posts recomendados

@mineirimbb Se quer fazer renderização e edição de vídeos mais rápido e com maior qualidade, invista mais na CPU. O R9 5900X é overkill na minha opinião a menos que cada segundo economizado signifique mais $$$ no seu bolso. Se quiser o melhor custo/benefício compre um 5600X ou no máximo o 5800X. Observe o comparativo: https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-9-5900X-vs-AMD-Ryzen-7-5800X-vs-AMD-Ryzen-5-5600X/3870vs3869vs3859

O desempenho do 5900X é cavalar, mas o custo/benefício dele (olhe o gráfico de "value" é o pior dos três. Se quiser melhor custo/benefício, seja para trabalho ou jogo, fique com os outros dois. 

Sobre a GPU, a menos que queira jogar em resoluções elevadas (QHD e 4K), a 3600 é mais do que vai precisar. O valor economizado nesses componentes pode ser empregado em upgrades mais produtivos em uma ou duas gerações adiante.

 

Ps.: Se for de BH e precisar de alguém para montar, estou às ordens com minha mão de obra.

 

 

@Underdown Além do que já disse para o @mineirimbb , lembre-se de que PCs tipo desktop são feitos para upgrades, tem as melhores oportunidades e capacidades de upgrade em relação a todas as outras plataformas. Geralmente gastar em um componente high end (mais ainda no Brasil) é jogar dinheiro fora, já que esses componentes envelhecem mal mesmo comparados com suas versões mais fracas (como a RTX 3060 por exemplo), quando você leva em consideração que gerações futuras terão desempenho bem maior e estarão acessíveis se você reservar o dinheiro que gastaria agora. No geral basta entender que uma 3060 para menos do que 4K hoje é overkill. Continuará sendo por pelo menos um ano, mas depois disso vai decair rápido. Uma GPU superior vai custar bem mais, sendo que ainda será overkill pelo mesmo tempo e decairá da mesma maneira. Se reservar a grana agora e fizer um upgrade prematuro (ao invés de esperar anos como é de costume para quem investe pesado na primeira montagem), você terá um PC com desempenho máximo por mais tempo pelo mesmo preço, pois a cada geração os componentes sobem de desempenho substancialmente. Já fiz esse teste com inúmeros clientes e o resultado sempre favorece quem gasta com upgrades complementares em vista de quem gasta com uma única montagem duradoura. Basta ver os preços praticados em gerações consecutivas de GPUs e a diferença de desempenho nos últimos 5 anos para entender como isso funciona.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom , estou a 4 anos com uma gtx1070 e antes foram 3 anos com uma HD7970 e antes  3 anos com uma HD6970  , minha intenção é comprar uma 3070 e ficar com ela por 3 anos ou mais . Fiquei 7 anos preso num intel 3770k porque não via logica em ter que ficar mudando de processador e levando junto placa-mãe , mas isso é um outra estoria kkkk .(Hoje to numa plataforma amd com um R9 3900x e sei q posso avançar pra um 5900x)

Vivemos em um momento unico com uma pandemia matando pessoas e a economia global se deteriorando . Alem disso tem a turma da mineração jogando o preço dessas placas nas alturas , so quero pegar uma 3070 e ficar sossegado .

Mas o seu raciocinio é perfeito .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Underdown Boa noite, para falar a verdade, a partir das 21 hrs o preço de muitos componentes aumentaram de preço em algumas lojas.. Na Pichau principalmente; os computadores montados high end tiveram aumento substancial em alguns modelos que ficaram indisponiveis poucos dias atrás, na casa dos =~6% ou mais.. Só nisso, economizei R$500 na mesma build que comprei semana passada.

Estamos vivendo tempos sombrios nessa pandemia, pode ser que você compre uma peça hj e amanha ela já ira custar muito menos, ou o contrário, isso se ainda estiver disponivel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, JeanLN disse:

@Underdown Boa noite, para falar a verdade, a partir das 21 hrs o preço de muitos componentes aumentaram de preço em algumas lojas.. Na Pichau principalmente; os computadores montados high end tiveram aumento substancial em alguns modelos que ficaram indisponiveis poucos dias atrás, na casa dos =~6% ou mais.. Só nisso, economizei R$500 na mesma build que comprei semana passada.

Estamos vivendo tempos sombrios nessa pandemia, pode ser que você compre uma peça hj e amanha ela já ira custar muito menos, ou o contrário, isso se ainda estiver disponivel.

Sim parece ate mercado de ações , tudo volatil, um sobe e desce danado , mas nas placas de video é bem pior porque a turma da mineração faz fila pra compra lote , ai o preço nunca mais volta ao preço de lançamento .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Underdown Exato, o pessoal que compra placas aos montes e revendem mais caro também aumentam o preço de venda delas, somada com tudo isso que você citou, + a falta de componentes e a alta procura, temos o cenário do mercado atual.

Umas semanas atrás tinham noticias que lá nos EUA o preço das GPU iriam aumentar pois não teria mais a isenção de imposto. Não cheguei a acompanhar para ver se o acordo de isenção foi renovado, mas acho que se não, o preço vai subir novamente, pois o mercado BR tem tendencia de seguir os aumentos de lá (mesmo não tendo muito a ver com o daqui) então talvez as 3060ti comecem a subir e a 3060 normal que foi recém anunciada pegue seu lugar em preço (mas eu realmente espero que não kkkkkkk)

@mineirimbb Pois é.. fiquei dando F5 pois achei que tinha bugado, mas esse aumento aconteceu mesmo.

A proposito, vai pegar uma 3070 pra sua build mesmo ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanLN até voltei mas não paguei ainda. Eu uso o Vegas Movie Studio e baixei o DaVinci Resolve (me parece beeeem melhor porém bem mais complexo de mexer) e fiquei na dúvida de até quanto a placa de vídeo vai influenciar a performance e não achei resposta. Aliás achei um vídeo do Adrenaline comparando uma 1650 super, 2060 super e 5700XT no Adobe Premiere. Usando a placa integrada o vídeo levou 53 minutos para renderizar A 1650 e a 5700 pouco mais de 8 minutos, e a 2060 em torno de 6 (1 minuto e meio a menos). Eu quero achar essa análise, tipo da 2060 para as novas pra ver de vale a pena pagar mais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Entendi. Talvez para edição de video realmente você não precise de uma placa de video tão forte, então é bom pesquisar bem pois costuma ter um ponto de equilíbrio entre potencia/eficácia. Não manjo de edição de video, então infelizmente não tenho como te ajudar, mas acho que abrindo uma pergunta no tópico aqui alguém possa te ajudar.

Agora quanto a 3060ti ROG STRIX.. esses modelos da ASUS geralmente costumam ser mais caros, pois no papel tem alguns materiais mais "premium" (ou pelo menos anunciam assim), "design melhorado", acustica um pouco melhor, clock de memoria mais rápido e se mantem um pouco mais frias (dentro da faixa de =~5ºC de diferença da concorrência geralmente). Agora na pratica é pouca coisa de diferença e pra mim não justifica o seu preço e muito menos ser mais cara que uma 3070. Mas é aquilo né.. Kabum/Pichau/Terabyte são as maiores do Brasil, então elas acabam colocando o preço que quiserem e as outras lojas seguem esse preço. Mesmo assim pessoal ainda vai comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/01/2021 às 04:56, mineirimbb disse:

já morei. Seu nick parece A WAZ. Você tem loja? 

Esse é meu nick desde quando comecei minha vida na internet, ou antes. Na época a WAZ não era nem o fundo do quintal da mãe do dono que foi por alguns anos antes de ser a loja que é hoje. Visitei a loja com amigos nessa época por sinal. Compramos um roteador para fazer LAN party que era a febre na época.

20 horas atrás, Underdown disse:

Acho que as 3070 deram uma freada na escalada de preços por causa da 3060 ti . 

Mas daqui a pouco o preço da 3060 ti começa a subir e junto vai a 3070 .

Os preços vão oscilar, mas a tendência agora é que baixem à medida que os estoques se estabilizarem. O preço praticado no exterior é bem mais baixo do que o praticado aqui, quando muitos outros componentes já consolidados no mercado já estão equivalentes (foi-se a época que valia a pena comprar fora). Basta ter paciência. Me programei ano passado para meu próximo upgrade no meio desse ano e acho que acertei na previsão.

19 horas atrás, mineirimbb disse:

Usando a placa integrada o vídeo levou 53 minutos para renderizar A 1650 e a 5700 pouco mais de 8 minutos, e a 2060 em torno de 6 (1 minuto e meio a menos). Eu quero achar essa análise, tipo da 2060 para as novas pra ver de vale a pena pagar mais. 

Tinha uma matéria recorrente no tom's hardware chamado "best GPU for the money" e também a análoga "bet CPU for the money". Essas matérias analisavam o custo/benefício de CPUs e GPUs para cada faixa de preço. A 100 dólares qual é a melhor? E a 150? E assim por diante... Sempre tinha um patamar de preço que se chamava "past the point of reason", que era justamente onde o preço começava a ficar tão desproporcional ao ganho de desempenho que não justificava o investimento e só valia a pena para quem tinha dinheiro para queimar. Isso é o que vemos hoje entre a 3070 e a 3080 e 3090, por exemplo, onde a performance por dólar não justifica o investimento para a maioria dos usuários (exceto os profissionais que ganham por produção, claro) e vale também entre 3700X e 3800X, ou 5800X e 5900X. Os segundos que você ganha em um trabalho com a GPU ou CPU mais potentes nesses casos geralmente não justificam o investimento adicional na maioria dos cenários. Sinceramente? Eu considero mais interessante otimizar meu workflow (que pode ter ganhos enormes se bem organizado) do que investir pesado em equipamentos que ficarão ociosos e com isso perdendo valor do investimento sem um bom workflow. 5600X + RTX 3060 são, ao meu ver, o melhor custo/benefício hoje que qualquer um pode buscar para investir em todos os cenários se tiver o valor necessário ao investimento. Acima disso o custo/benefício decai rápida e exponencialmente. 

Ps.: fazer umas contas fatorando o ganho em desempenho e o custo ajuda muito a decidir qual é o melhor equipamento a se adquirir. Como exemplo podemos pegar discos rígidos, onde o custo por GB é fácil de calcular. Se fizer o mesmo com CPUs e GPUs utilizando de testes feitos por revistas renomadas que medem o ganho de desempenho, podemos ter o custo por desempenho, custo por minuto, ou custo por frame rate. Mesmo com a enorme diferença de preço entre uma 2060 e uma 3060 hoje, por exemplo, acredito que o ganho em custo/desempenho ou custo/framerate no caso da 3060 é facilmente justificável, mas entre a 3060 e a 3070 já deve decair substancialmente.

13 horas atrás, mineirimbb disse:

Como explicar que a 3060ti Rog Strix na kabum agora está mais cara que a 3070 TUF na Pichau? 

O preço do fornecedor, bem como as tendências do mercado, na ocasião da aquisição do componente ditam o valor inicial/final. Depois disso, o valor é estipulado pelas flutuações do mercado e lojas farão promoções quando virem que o componente ficou encalhado ou que perdeu valor (ou até mesmo porque há uma nova leva por preço menor à vista). Pessoalmente não fico mais indignado com essas flutuações como ficava antes, pois vejo que as lojas tem seus critérios e que geralmente eles são consistentes (excluindo mercado livre e amazon, claro). Sempre vale pesquisar e tentar encontrar as melhores promoções. Melhor ainda se puder esperar por algumas semanas enquanto monitora. Sempre faço isso para meus investimentos mais substanciais, como a lavadora que dei para minha mãe que custou 1699 quando o preço de mercado nunca baixou de 2100 depois da aquisição, ou meu gabinete que nunca baixou de 1000 reais depois da aquisição (comprei por 450). Ficar de olho aberto é crucial, usar as ferramentas de pesquisa e monitoramento de preços ao longo de um período é mais importante ainda.

9 horas atrás, JeanLN disse:

Entendi. Talvez para edição de video realmente você não precise de uma placa de video tão forte, então é bom pesquisar bem pois costuma ter um ponto de equilíbrio entre potencia/eficácia. Não manjo de edição de video, então infelizmente não tenho como te ajudar, mas acho que abrindo uma pergunta no tópico aqui alguém possa te ajudar.

Para edição de vídeo geralmente uma CPU forte e uma GPU mediana armada com CUDA oferecem o melhor custo/benefício. As produtoras dos programas costumam oferecer alguns benchmarks interessantes sobre o assunto, bem como revistas conceituadas. Recomendo as respectivas leituras.

9 horas atrás, JeanLN disse:

Agora quanto a 3060ti ROG STRIX.. esses modelos da ASUS geralmente costumam ser mais caros, pois no papel tem alguns materiais mais "premium" (ou pelo menos anunciam assim), "design melhorado", acustica um pouco melhor, clock de memoria mais rápido e se mantem um pouco mais frias (dentro da faixa de =~5ºC de diferença da concorrência geralmente).

Exatamente

9 horas atrás, JeanLN disse:

Agora na pratica é pouca coisa de diferença e pra mim não justifica o seu preço e muito menos ser mais cara que uma 3070. Mas é aquilo né.. Kabum/Pichau/Terabyte são as maiores do Brasil, então elas acabam colocando o preço que quiserem e as outras lojas seguem esse preço. Mesmo assim pessoal ainda vai comprar.

Todos os componentes fabricados hoje tem seu "mercado alvo". Se observar, temos placas mãe similares de todas as maiores fabricantes com pequenas diferenças em patamares de preço similares. Isso é para atrair o consumidor que deseja o que aquele patamar de performance/expansibilidade busca. Não tem muito segredo depois de você analisar tudo com pente fino: todos os componentes são similares, resta saber o que você prioriza. Dentro da lista de prioridades você pode levar em consideração preço, desempenho, expansibilidade, durabilidade, ou uma combinação entre esses e outros fatores. Por isso sempre aconselho os usuários domésticos a priorizarem o melhor em durabilidade e custo, pois outros fatores raramente são importantes para a maioria. OC, por exemplo, é febre em outros países onde uma MB boa para OC custa 20 dólares a mais que uma que não é boa, apenas mediana, para esta finalidade. Nesse cenário investir na MB melhor para OC é uma questão de bom senso e interesse em gastar seu tempo para fazer um bom OC. Aqui em nosso mercado essa diferença pode chegar às centenas de reais, e nesse caso minha pergunta é sempre: você sequer sabe o que é OC? Vai realmente ter tempo, disponibilidade e paciência para se investir nessa atividade que não é tão difundida em nossa cultura? Mesmo em muitos dos casos onde a resposta é positiva, o investimento extra em hardware próprio para um bom OC, aqui no Brasil, não justifica priorizar essa atividade que consome tanto (afinal, um bom OC requer uma boa CPU, uma boa MB, boa RAM e boa fonte) quando poderia ser investido o mesmo na própria CPU e/ou RAM para o mesmo benefício sem aumentar o seu consumo e aumentando muito mais o custo/benefício. Entenda, OC aqui no Brasil é um fator de empolgação, não de custo/benefício. A menos que o usuário tenha o melhor cenário à frente (incluindo do que citei previamente até outros fatore menores como qualidade do fornecimento de energia, que é crucial por sinal para a longevidade de todos os componentes), não considero que OC para nós brazucas é facilmente justificável. Se uma pessoa tem dinheiro para alimentar sua empolgação e diversão com hardware, ÓTIMO. Se a pessoa quer apenas ligar o PC e usá-lo, e a sua utilidade efetiva é a máxima prioridade, então OC não faz o menor sentido a longo prazo.

Por estas razões sou contra o povo que indica a Steel Legend sobre todas as demais MBs mais baratas ou similares disponíveis no mercado. Quando fatoramos o custo adicional e o suporte medíocre que a Asrock oferece (para não falar do software de RGB deles que é quase inexistente), então temos um cenário onde muitos vão indicar e focar em coisas que não são para todos. Adoraria ver os colegas do fórum lendo isso e levando isso em consideração para suas indicações, mas a prioridade de alguns não é a prioridade de todos. Com isso me relego a pensar que talvez, algum dia, o esforço coletivo de indicar algo que é melhor nesse cenário seria interessante, mesmo sabendo que o dia que isso acontecer está tão longe que as "Stell Legend" nem existirão mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ate posso acreditar que em 6 meses com consolidação de vacinação , e controle global da escalada da pandemia , os preços de varias coisas possam voltar a um certo equilibrio . porém placa de video highend não , ate porque hoje em dia quem manda e regulariza o setor é a turma da mineração , não o publico gamer nem a turma da edição .

 

Esse pessoal da mineração é tudo bala na agulha , chega la e compra lote de 10, 20 , 30 rtx 3090  sem piscar .

Mesmo se o minerador não for tão bala na agulha assim , ele vai atrás das usadas , inflacionando o mercado de usados RTX2080 e ate mesmo  do GTX1080 .

Alem disso essas placas na mineração são usadas 24/7 então quando chegam pra revenda são placas eletronicamente muito mais fatigadas do que uma placa de gamer , tornando a aquisição de usadas muito mais arriscado do que era antes .

Alem disso Brasil é outro patamar , os caras tiveram coragem de esconder oxigenio pra forçar alta de preços no mercado ao custo de vidas humanas . 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Underdown Quando se fala em Brasil não se pode usar a lógica e nem futurologia. Comparar mercados externos ao nosso não é possível. Não se pode garantir que daqui a um (quem dirá dois, três, seis meses) como estará nossa economia. O dólar vai subir? Vai cair? Juros irão voltar? Basta o Bolsonaro falar uma besteira que o dólar sobe 25 centavos. 

Quando cliente me pergunta onde investir, o que fazer, eu oriento que hoje o melhor investimento é comprar à vista. Você não tem um retorno garantido em nenhuma aplicação (que não seja pirâmide). 

Quanto a compra de periféricos e hardware o problema está na segunda maior variável na hora da compra. A primeira é: tenho dinheiro pra isso? A segunda: qual o tamanho do meu desejo em ter esse bem agora? Posso esperar? Na terceira posição tem o fator objetivo: será que não está caro? É a melhor hora de comprar? 

Isso sobre mineração confesso que fiquei sabendo nesse posto e fui ver do que se tratava. É bem possível esse quadro: quem compra para mineração não vai se importar com o preço pois vai ter seu lucro de volta. Se com o preço que está elas acampamento rápido, por quê as lojas vão reduzir o preço? Lei da oferta e procura. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu lembro que antigamente eu olhava as lojas virtuais e vias os anuncios de placas low e mid vendendo , mas as high  sempre parecia ter alguma teia de aranha no anuncio  e os caras iam baixando o preço ate começar a sair .

hoje parece ao contrario , placas low com teia de aranha e placas high e high+ esgotadas , os caras vão inflando os preços  e mesmo assim as placas continuam saindo rápido mesmo nessa crise .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods se você ver na kabum mesmo as placas que não estão disponíveis (3080) estavam mais baratas no lançamento que hoje. Era pra ser o inverso. Quer ver o preço subir? É só aumentar o dólar e o governo subir imposto pois está sem caixa. Não existe futurologia pra isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Eu peguei a 3070 Gigabyte Gaming OC, mas ainda estou esperando ela chegar. A previsão é pra chegar nessa semana ou na próxima, assim que fizer alguns testes venho aqui e comento a performance, desempenho e temperatura. 

@WOZ Dods Sim, por isso mesmo que coloquei "pra mim não justifica o seu preço e muito menos ser mais cara que uma 3070". Fora que como você mesmo disse, OC é praticamente inviável aqui no BR, sendo praticado basicamente apenas por uma pequena porcentagem constituida por entusiastas ou mineradores e ocasionalmente por quem já tem uma maquina antiga e tenta extrair o ultimo de desempenho que conseguirem, então imagino que esse investimento a mais para o nosso amigo que usará para edição de vídeo e jogos seja totalmente desnecessário, principalmente visando que ele quer que sua configuração dure vários anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DaveLopez Quando você acessa sites pelo celular que tem uma página exclusiva para celular, é muito comum que o endereço mude para m.<nomedapágina>

Se acessar do computador pelo kabum.com.br não vai aparecer o "m" a menos que você pegue um link que alguém tiver lhe passado do celular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Fui ver o que disse acima sobre a diferença dos Ryzen. Realmente o Ryzen 7 5800 é a melhor opção para jogos. Ganha do i9 10ª geração e praticamente empata ou ganha do R9 5900X. Para uso doméstico e jogos, ele é a melhor opção (e mais barata que os outros!). Acabou de me economizar uma boa grana.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!