Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu primeiro PC - Orçamento 10K


Posts recomendados

Oi pessoal, tudo bem?

 

Vou montar meu primeiro computador e gostaria de dicas e orientações para não fazer nenhuma besteira. A princípio, estou disposto a gastar por volta de 10k e estou procurando por um PC Gamer, mas não necessariamente para fazer streaming e rodar jogos 4K. Full HD 60FPS com a possibilidade de streaming já estaria bom.

 

Pesquisando bastante e vendo o que temos no mercado hoje, cheguei aos seguintes componentes. Me pareceu uma boa escolha, mas tenho receio de algo não ser compatível, o resfriamento não estar bom ou ainda estar comprando alguma peça que não vale seu preço. Vocês conseguem me ajudar? Segue a lista:

576557376_ScreenShot2021-01-15at20_50_12.thumb.png.9d5c55549a34cd2e24f19c2b2f83749a.png

 

Muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, complicado o balde de agua fria que te darei.

Vamos lá

Você quer 4k, mas esta comprando um monitor que não é 4k, ae não vai acontecer;

Processador, não há por que pegar um Intel 9 geração, como todos falam aqui no fórum, esta morta, atualmente o melhor processador é o AMD, talvez o 11 geração que vier da Intel possa vencer a briga, mas temos que esperar pra ver.

Placa de vídeo, não recomendo uma rxt 2060 para 4k, teria que ir pra geração seguinte.

Adaptador Wifi, se for um pc de mesa geralmente liga direto o cabo de internet, pelo preço compensa pegar uma placa-mãe que ja venha com esse recurso.

SO, complicado pagar algo para isso;

Por fim, resumindo, se você quer jogar Full Hd no ultra com bastante quadros, 10k mesmo com monitor da pra fazer um pc muito bom,

pra 4k, ae complica bastante, precisa ver seriamente o teu objetivo, orçamento e ser realista quanto ao que da pra fazer no momento.

Tem pessoas muito mais capacitadas aqui no fórum que podem fazer o melhor pc custo/beneficio para você, mas atualmente esta complicado pelas peças escolhidas e objetivo seu, jogar 4k e stremar.

Bem, desculpe por tudo.

Att.

Eu

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@isgarcandu Obrigado pelos toques!

 

Sim, de fato 4K não é o objetivo aqui mesmo. Acho que ficou sub entendido que eu gostaria, mas não, Full HD 60 FPS tá de boa. Por isso não fui para o monitor 4K.

 

Intel geração 9 já morreu então, puts, vou dar uma olhada nos posts sobre a AMD então e trocar a placa-mãe.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aconselho a ver tópicos de pc de orçamento de 9k, 10k, tem vários, ae você já tem uma direção pra seguir, e opiniões e argumentos sobre, ajuda muito, mas na base eu direi que

Ryzen 5 3600

B450

placa de vídeo, é complicado, o melhor que você conseguir com o orçamento que tiver

16(2x8) de RAM de 3200,

gabinete com bom air flow, mesh e mid.

Ou

vai pra próxima geração de processador, Ryzen 5 5600x, mas ae a placa de vídeo teria que ser inferior do que na configuração acima pela diferença de preço.

Mas olha os posts como mencionei acima, vai iluminar bastante

Att.

Eu

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Placa de vídeo: a 2060 é ideal pra 1080p, mas eu iria atrás de uma 2060 Super por conta da maior quantidade de memória e performance.
  • SSD: acho mais negócio aí você pegar um bom SSD de 480~512GB + um HD de 1TB pra arquivos normais (filmes e músicas num SSD não vai mudar tanto a sua vida). Ainda dá pra instalar os jogos que você mais joga no SSD e ter mais espaço no geral.
  • Fonte: acho que dá pra pegar uma fonte tão boa ou melhor que essa por uns 200 reais a menos, procure pelo modelo Superflower Leadex III, a galera elogia bastante.
  • RAM: dá pra pegar 2 pentes de maior frequência pelo mesmo preço, veja modelos da Crucial Ballistix de 3200 a 3600MHz.
  • Processador: esse aí não vale tanto a pena por ser um 6/6 (6 núcleos e 6 threads), provavelmente não vai aguentar o jogo e a stream ao mesmo tempo. Um Ryzen 3600 é pior em jogos mas você ganha em produtividade, por se tratar de um 6/12. Mas na minha opinião, a AMD só começa a dar lavada na Intel a partir do Ryzen 5 5600x, eu gastaria mais e iria nele. Como seu monitor é 165hz, altas taxas de quadro demandam muito mais do processador, não é qualquer um que aguenta.
  • Cooler: boa, seu processador agradece.
  • Placa-mãe: eu recomendaria a ASUS TUF Gaming X570 Plus BR, se encontrá-la por 1200 reais ou menos. Caso contrário, algum modelo da ASUS ou da MSI com chipset B550.
  • Monitor: beleza, apesar de não saber se esse modelo é bom, as opções no Brasil são escassas.
  • Adaptador Wifi: tem certeza que esse negócio é caro assim? Nunca precisei comprar um, mas lembro de ver uns modelos USB de 200 reais ou menos, mas talvez não seja pro que você precisa. Fica aí o questionamento.
  • SO: admiro sua honestidade de pagar por SO, fica aí o comentário.
  • Parece ser um gabinete decente pelo preço.

Enfim, acho que com alguma economia que você fará com o SSD, fonte, memórias e, quem sabe, adaptador wifi, talvez consiga fazer essa build que eu citei por algo entre 10 e 11 mil reais. Mesmo se passar um pouco do orçamento, o salto de performance vai valer a pena.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anononon Muito obrigado pela resposta, bastante explicativa!

 

  • Placa: Fui atrás da 2060 Super mais cedo e não achei para comprar T.T. Tá mega esgotado
  • SSD: Entendo que esse seja um SSD bem bacana - 1TB, conexão M.2. Fiquei com receio, pois tem alguns jogos com mais de 100, 150gb para instalar, aí + o SO, + o programas que instalar e tal. 512 me pareceu apertado, mas vou dar uma aprofundada então.
  • Fonte: Boa, vou olhar aqui
  • RAM: Fique com dúvida aqui, pelo processor que tinha visto, ela tinha garantia da intel de 2666Mhz, aí achei que instalar memórias com mais MHz não seria negócio porque o processador seria um gargalo. Posso então comprar mais altas de boa (ainda mais sabendo que é basicamente o mesmo preço)?
  • Entendi. Entre um 10600k e o ryzen 3600XT vale mais a pena o intel? Pela comparação que fiz era melhor, e diferença de preço de 250 reais na kabum.
  • Cooler: Sim! Importante
  • placa-mãe: Entendi, vou dar uma olhada nas compatíveis com intel 10a geração também e ver o que vejo equivalente as que você recomendou
  • Monitor: Pelo que pesquisei, parece ser bom, mas aceito outras sugestões, queria algo nessa faixa de até 1500 reais
  • Adaptador wifi: Os que vão na M2 sim, pelo menos esse dual band. Queria evitar de comer uma porta USB para o adaptador wifi.
  • SO: é mesmo? olha só, achei que não tivesse muita escolha..
  • Gabinete: Pois é, boas avaliações, já vem com 3 fans, vi um cara montando um pc em um vídeo nele e me pareceu ficar bem organizado os cabos com um espaço bacana dentro.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Guilherme_Pi disse:

Placa: Fui atrás da 2060 Super mais cedo e não achei para comprar T.T. Tá mega esgotado

A 2060 normal já vai te atender bem pra 1080p, só não vai chegar aos 165fps em alguns jogos mais recentes. Verifique se esse monitor tem G-Sync ou é Freesync compatível com G-Sync, é um bom recurso para se ter, porque o monitor se adapta à taxa de quadros atual e o jogo fica sempre fluido.

 

20 horas atrás, Guilherme_Pi disse:

SSD: Entendo que esse seja um SSD bem bacana - 1TB, conexão M.2. Fiquei com receio, pois tem alguns jogos com mais de 100, 150gb para instalar, aí + o SO, + o programas que instalar e tal. 512 me pareceu apertado, mas vou dar uma aprofundada então.

Apenas um de 1TB também é uma opção viável se você for instalar muitos programas nele, só não vale a pena se for entupir de arquivos como músicas, filmes e fotos.

 

20 horas atrás, Guilherme_Pi disse:

RAM: Fique com dúvida aqui, pelo processor que tinha visto, ela tinha garantia da intel de 2666Mhz, aí achei que instalar memórias com mais MHz não seria negócio porque o processador seria um gargalo. Posso então comprar mais altas de boa (ainda mais sabendo que é basicamente o mesmo preço)?

Basta habilitar o recurso XMP na BIOS da placa-mãe que você dá meio que um overclock e consegue utilizar frequências maiores que a recomendada. Sugiro assistir a um tutorial de como fazer, é tranquilo. Também depende do limite de frequência da placa-mãe, mas geralmente as mais novas possuem limites bem altos por permitirem overclock (placas da série Z).

 

20 horas atrás, Guilherme_Pi disse:

Entendi. Entre um 10600k e o ryzen 3600XT vale mais a pena o intel? Pela comparação que fiz era melhor, e diferença de preço de 250 reais na kabum.

São bem parecidos e possuem a mesma quantidade de núcleos e threads, sendo que o 10600k tem vantagem em alguns jogos. Comparativo: https://www.youtube.com/watch?v=Pwwa8fS0_7I. Mas eu recomendaria ir no Ryzen 5 5600x, se conseguir achar ele com um preço parecido com o do 10600k.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...