Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitores e áudio parando com computador ligado


Posts recomendados

Boa noite!

Estou enfrentando um problema muito chato no meu computador, há pouco mais de uma semana. Quando estou executando alguma tarefa mais pesada (jogando, por exemplo), meus dois monitores piscam, de tempos em tempos. A tela apaga e acende novamente, mais ou menos um segundo depois (eles não piscam juntos! é sempre um OU outro que pisca). No sábado passado (09/01), ele começou a se desligar também. Levei em um técnico conhecido, que fez algumas atualizações do Windows e formatou o computador. Quando peguei de volta, na terça-feira, ele continuava apresentando o mesmo problema. De lá pra cá não tive mais desligamentos (mas eu suspeito que isso é porque agora eu paro o que estou fazendo quando ele começa a piscar, não forçando além), mas agora ele também desconecta o fone aleatoriamente, mesmo quando está parado, sem programas abertos nem nada que esteja usando absurdamente os recursos. Basicamente, o fone fica desconectando e reconectando sem parar, umas 4 ou 5 vezes. Troquei de tomada, troquei a extensão que utilizo e o conector T, e por fim testei ligar na rede elétrica do vizinho (por sugestão do técnico). O problema continuou ocorrendo.

Ontem levei a máquina inteira novamente no técnico, com monitores e tudo. Testamos ligar ele com outros processadores, depois sem a placa de vídeo, e por último com apenas um monitor, e o problema aconteceu da mesma forma. Atualizamos até a bios, e continua ocorrendo.

Eu tenho essa máquina há +- 3 anos, e a única peça que troquei nela foi a placa de vídeo, há mais de um ano. De resto, só mudei periféricos (o mais recente o fone de ouvido, em novembro). Não instalei nenhum software novo nessas últimas semanas, também.

 

placa-mãe Asus H110M-CS/BR

Processador Intel Pentium G4560

Memória Crucial Ballistix 8GB 2400MHz DDR4

Placa de vídeo GeForce GTX 1050ti (a antiga era uma Radeon RX 560)

Fonte Gamermax GM500 500W

Tenho instalado nele um SSD de 128GB pro sistema, e um HD de 1TB pro resto.

Utilizo dois monitores Samsung, um mais antigo, de 18,5" e outro que adquiri em 2020, de 27". Ambos nunca apresentaram problema.

 

Se alguém puder ajudar, colocar uma luz sobre esse problema, eu agradeço de coração! O computador é minha ferramenta de trabalho, e o técnico já disse que não faz ideia do que seja, então estou totalmente perdido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marcelo Silveira disse:

Problema resolvido! Depois de todos esses testes realizados, eu resolvi ligar um estabilizador no computador, pois ele começou a se desligar quando algum aparelho puxa energia na rede (por exemplo, chuveiro ligando). O estabilizador resolveu o problema.

Só que não... Até uma meia hora atrás estava tudo certo. Funcionou o dia inteiro sem apresentar problema. Mas agora começou novamente com o mesmo erro (monitores piscando e fone desconectando).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, J.Augusto F disse:

Estabilizador não resolve nada e ainda pode prejudicar, jamais use. Testaram o PC com outra fonte?

 

Ainda não. É o que eu estou tentando fazer, provavelmente amanhã. Eu teria testado logo no início do problema, mas o técnico insistiu que o problema não poderia ser fonte. Numa situação dessas a gente fica sem muita alternativa, a não ser confiar. Mas passados todos esses testes que eu listei ali em cima, não sobrou muita coisa. A meu ver, fica entre fonte e placa-mãe. Pelo pouco que eu entendo, são os únicos componentes que comunicam com vídeo e entradas de áudio ao mesmo tempo (que é onde o problema ocorre).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...