Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escolha de placa-mãe, fonte e gabinete.


Ir à solução Resolvido por L. Ribeiro,

Posts recomendados

Olá pessoal!

 

Estou interessado em comprar um computador novo. 3 anos atrás eu montei um mas me preocupei somente com a placa de vídeo. O resto peguei tudo do mais barato e hoje me arrependi. Com o setup que vou fazer agora espero não ter que fazer upgrade por pelo menos 4 anos.

 

O setup que escolhi até agora:

Ryzen 5 5600x

RTX 3070

2x8GB RAM 3000mhz

 

Eu penso em pegar a placa-mãe TUF x570. Vocês concordam ou sugerem outra? 

 

A fonte eu penso em uma de 650v, mas não tenho ideia de marca ou modelo.

 

Gabinete eu também não tenho ideia de qual modelo pegar, penso em gastar uns R$300,00 nele

 

E qual fabricante da RTX 3070 vocês recomendam?

 

Obrigado.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao gabinete eu recomendaria com toda certeza, nesse valor, o Galaxy Nebulosa (tem versão branca e preta, só recomendo pegar um bom kit com 3 fans para ele). Excelente custo x benefício, tem a frente em MESH e suporta WC de 240mm na parte superior. O fluxo de ar e montagem dele também é excelente. Uma boa fonte de 650w deve levar seu setup tranquilamente, mas tenho ouvido falar bem das fontes da Gigabyte: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=129391&gclid=CjwKCAiAuoqABhAsEiwAdSkVVNYif5pHrvoTSOKM5no0ClgP21H2idcLiQQkBm0g6MG2NW0_EDxyTxoChYAQAvD_BwE. Se precisar gastar um pouco menos, procure pelo modelo de 650W.


Quanto a placa-mãe, depende muito do que você precisa, se vai querer fazer OC ou não, dependendo da pra pegar até uma mais "simples" que leva o seu processador numa boa. Para ter ideia estou utilizando um Ryzen 7 5800x em uma Gigabyte B450m Gaming (com bios atualizada, claro) https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=99761&gclid=CjwKCAiAuoqABhAsEiwAdSkVVCajHesK4yK4SXg8KyVexJ__jJXSWmU8Lh5rqvumKndstjyzoW6-whoCsX0QAvD_BwE


placa-mãe bem simples, mas muito eficiente, com um excelente dissipador nos VRMS, com ótimas temperaturas. Processador rodando lisinho e com OC na memória de xmp 3000 para 3800mhz 1:1 com o IF.


E por fim, o que vai usar de cooler/wc no 5600x? Talvez seja interessante economizar um pouquinho ali e aqui para pegar uma boa solução térmica para ele, visto que quanto mais frio ele ficar melhor ele vai render em stock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuitarHome2009

 

Pra ser bem sincero, não tenho interesse em fazer overclock porque sou leigo e não tenho muito interesse para fazer. Na verdade a minha prioridade é longevidade, ou seja, saber que futuramente, em um eventual upgrade, eu não tenha que trocar de placa-mãe. você acha que essa Gigabyte b450m daria conta de um upgrade em uns 4 ou 5 anos?

 

Não tinha pensado em um cooler para o processador, tinha contado somente com o wraith stealth que vem junto com ele. Você acha que eu deveria investir em algum outro? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
7 horas atrás, Thales Mendes Paduan disse:

Olá pessoal!

 

Estou interessado em comprar um computador novo. 3 anos atrás eu montei um mas me preocupei somente com a placa de vídeo. O resto peguei tudo do mais barato e hoje me arrependi. Com o setup que vou fazer agora espero não ter que fazer upgrade por pelo menos 4 anos.

 

O setup que escolhi até agora:

Ryzen 5 5600x

RTX 3070

2x8GB RAM 3000mhz

 

Eu penso em pegar a placa-mãe TUF x570. Vocês concordam ou sugerem outra? 

 

A fonte eu penso em uma de 650v, mas não tenho ideia de marca ou modelo.

 

Gabinete eu também não tenho ideia de qual modelo pegar, penso em gastar uns R$300,00 nele

 

E qual fabricante da RTX 3070 vocês recomendam?

 

Obrigado.

 

Só vá na X570 se tiver interesse em fazer overclocks pesados em CPUs com TDPs maiores que 65W. Senão, vá de B550 mesmo. A TUF Gaming Plus está num ótimo valor aqui. Você pode optar por alguma B450 com ótima construção pra levar esse 5600X , mas lembre-se que, se ela não tiver função de bios flashback, você precisará de um CPU anterior ao Ryzen 5600X para atualizar manualmente a bios da placa-mãe e adquirir suporte à nova geração.

 

Gabinete na faixa dos R$300,00 tem vários bons. Dê uma olhada no Pichau Gadit X, Mancer Ultraflow Mesh, Deepcool Matrexx 55 Mesh, e veja se algum deles não te agrada. 

 

RTX 3070: vá de Galax e Asus. Só busque reviews do modelo que você vai comprar antes de adquirir, porque cada fabricante tem pelo menos dois modelos no mercado.

 

 Fonte: pelo menos 650W. Dê preferência à Super Flower ou à XPG Core Reactor, as únicas do mercado brasileiro com qualidade suficientemente necessária e atestada para carregar setups desse naipe. A primeira tem sete anos de garantia (salvo melhor juízo), e a segunda, dez anos. Fuja de fontes da Gigabyte, cuja qualidade é duvidosa. Aqui tem um review mostrando que esse modelo GP-P750GM é ruim.

 

Air cooler: o cooler box do Ryzen 5600X não vai segurar as temperaturas, e isso vai impactar no clock e no desempenho do processador. Se você não pretende fazer overclock nele, pode pegar o Gammaxx 400 V2 que já dá conta do recado. É um dos melhores custo-benefício hoje em termos de air cooler.

 

Por último, não esqueça que os Ryzen 5000 são o último suporte ao socket AM4. Isso significa que, a menos que você esteja pensando em colocar um outro Ryzen da linha 5000 futuramente, novos upgrades exigirão uma mudança de plataforma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L. Ribeiro

Qual b550 você me recomendaria?

 

Fonte acho que vou pegar essa então

https://www.kabum.com.br/produto/103281/fonte-xpg-core-reactor-750w-80-plus-gold-modular

 

E o cooler então eu vou por esse Gammaxx que você recomendou.

 

O gabinete eu achei o Redragon Wheel Jack por R$479,00 com 4 fans RGB, acha que vale a pena?

 

Sobre o AM4, você quer dizer que se eu quiser fazer um upgrade futuramente pra um CPU que não seja da linha 5000, eu teria que trocar a placa-mãe? Porque se for assim, talvez seja melhor eu pegar uma opção mais barata mesmo.

 

GPU eu dei uma boa pesquisada e vou de ASUS TUF Gaming.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Thales Mendes Paduan disse:

@L. Ribeiro

Qual b550 você me recomendaria?

 

 

Deixei o link da Asus TUF Gaming B550m-Plus no post anterior. Em todo caso, vou deixar aqui novamente: link

 

49 minutos atrás, Thales Mendes Paduan disse:

@L. Ribeiro

 

Fonte acho que vou pegar essa então

https://www.kabum.com.br/produto/103281/fonte-xpg-core-reactor-750w-80-plus-gold-modular

 

E o cooler então eu vou por esse Gammaxx que você recomendou.

 

GPU eu dei uma boa pesquisada e vou de ASUS TUF Gaming.

 

 

Ótimas escolhas. Coloca um cupom no carrinho (PCFACTS5, EMERSONBR5...) e vê se não tem um desconto nessa fonte.

 

51 minutos atrás, Thales Mendes Paduan disse:

@L. Ribeiro

 

O gabinete eu achei o Redragon Wheel Jack por R$479,00 com 4 fans RGB, acha que vale a pena?

 

 

Por esse preço, não acho que valha. É um gabinete que não tem grande diferença para aqueles que citei, e está bem mais caro que os mesmos, ainda que venham as fans junto. Sem falar que não encontrei algumas informações relevantes a respeito dele, por exemplo, a altura máxima de cooler suportado.

 

54 minutos atrás, Thales Mendes Paduan disse:

@L. Ribeiro

 

Sobre o AM4, você quer dizer que se eu quiser fazer um upgrade futuramente pra um CPU que não seja da linha 5000, eu teria que trocar a placa-mãe? Porque se for assim, talvez seja melhor eu pegar uma opção mais barata mesmo.

 

 

É isso. Da linha 5000, você só teria restante o Ryzen 7 5800X e o Ryzen 9 5900X, os quais, junto com o 5600X, são os CPUs topo de linha da AMD. A próxima geração de CPUs da empresa (que deve sair em 2022) usará um novo soquete (hoje, é o AM4, que está presente nas placas-mãe chipset A320, B350, B450, A520, B550, X370, X470 e X570). Mas talvez você esteja observando isso pela perspectiva errada porque, com um Ryzen 5600X, não imagino você trocando de CPU pelos próximos cinco anos pelo menos, tendo em vista que esse processador é um verdadeiro monstrinho. Em jogos, por exemplo, ele chega a bater o i9 10900K, o que já diz muita coisa sobre a performance desse CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...