Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um filtro de linha resolve o problema de PC desligando devido á rede elétrica?


Posts recomendados

Boa noite, pessoal! Vim pedir ajuda aqui pois sou leiga no assunto e vocês sempre respondem bem os tópicos que li.

 

Me mudei há menos de um mês para um prédio antigo e nessa última semana apareceu um problema com meu computador, que começou a desligar sozinho. Levei a um técnico e o problema era um componente queimado da placa-mãe. A primeira pergunta que me foi feita foi "na sua casa tem muita queda de energia?" e pra mim não tinha, pois a luz não apaga totalmente, mas depois comecei a reparar que, por alguns segundos, o ventilador gira mais devagar. Bom, o computador foi consertado e ficou por 2 dias ligado lá com o técnico. Chego em casa, resolvo testar, e em menos de 30minutos jogando ele desligou novamente. Não tentei ligar de novo por medo de queimar algo mais caro dessa vez rs.

A minha pergunta é, um filtro de linha bom seria capaz de proteger o meu computador dessas pequenas quedas de energia? Se não, o que seria possível fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isabel Reis A fonte é boa, provavelmente desliga porque tem mecanismos de proteção contra subtensão. É comum em zonas rurais ou lugares com muitos gatos acontecerem essas quedas abaixo de 100 V e a fonte desarma pra proteger o equipamento. Infelizmente filtro de linha não vai ajudar, a saída mais fácil seria acionar a concessionária pra dar uma olhada nos postes e fazer uma limpa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

provavelmente é algum problema na instalação eletrica, instalação antiga e com emendas mal feitas.

Para tentar eliminar o problema você pode fazer uma tomada direto da saida do disjuntor da caixa de distribuição do seu apartamento e puxar uma extensão para o seu pc, só temporário para diagnosticar o problema, se resolver será problema na instalação da rede interna do seu ap, se não resolver será problema na distribuição do predio e você terá mais argumentos para cobrar do seu sindico, eu já tive problema de ap dando choque na pia e nas janelas, depois de uma visita amigavel da defesa civil o dono do predio resolveu trocar a instalação.

você pode usar um fio duplo bitola de 1 milimetro puxando direto da saida do disjuntor, ele vai fornecer 12 amperes que é mais do que o suficiente para o seu pc.

recomendo comprar um voltimetro, pode ser do mais barato, coloca ele na escala v~, é um V com um til do lado, essa escala é de aferição de corrente alternada, se você nao souber a tensão pode colocar em 400.

Se a sua regiao for 127, 110 é eletrificação rural, o voltimetro deve ficar entre 110 e 130 volts, a menos que isso já tem coisa errada, você pode fazer o teste de plugar ele na tomada e ao mesmo tempo ligar o chuveiro e o forno microondas.

Pode ser que essas quedas que você está experimentando seja de algum aparelho do seu ap.

Suponho que seu ap seja alugado, as vezes é só conversar com o dono do ap e com o sindico que as coisas se resolvem, mas na maioria das vezes você já precisa chegar com 4 pedras nas mãos, ou seja, gastar um pouco para provar que o problema nao é com seus aparelhos.

Pegue a nfe tanto do serviço quanto da peça e cobre do dono do ap ou do sindico, caso seja problema na fiação do predio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podem ser muitas coisas. Geralmente as 2 primeiras coisas devemos fazer é olhar a tomada e a fiação no QDC.

Depois ver como está a corrente seja com multímetro seja com aqueles digitais de 45 reais do Mercadolivre

 

Se o problema for no prédio (fiação antiga e mal dimensionada) o problema é difícil de arrumar.

Como você comentou que é prédio antigo, mesmo assim podem ter trocado a fiação e o problema pode ser resolvido, de todo modo tem que chamar um eletricista para verificar uma série de itens até chegar no problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...