Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Semi-condutores possuem alguma espécie de " drivers" ?


Posts recomendados

Olá. Estou iniciando na manutenção eletrônica e, por isso, tenho comprado vários Semi-condutores na Internet. Mas o que me deixa confuso é a extensa nomeclatura para identificar um componente.

Por Exemplo:

ICS 7803065

       0718

       954148 AFLF 

 É certo que alguns são só n° do Fabricante, a série de Produção, o modelo. Mas..... no meio deles, algum significa o Driver ? no componente ? 

  Semi-condutores precisam de algo que "intérprete" sua tensão com a parte física ?

Aguardo a resposta

Um abraço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

Mas..... no meio deles, algum significa o Driver ? no componente ? 

Em semicondutores comuns, dos tipos mais simples como diodos e transistores não existe isso de driver. 

Eles não são programáveis e tampouco podem ter suas funções alteradas. 

São componentes fixos com estrutura calculada pra trabalhar com tensão, corrente, potência e frequência determinada em um valores mínimo e máximo. 

Sobre "atualizações" até existe, mas de uma maneira diferente de como acontece na informática. 

Exemplo disso a linha de transistores de silício BC108 que foi criada lá no início dos anos 70, inicialmente era com invólucro de metal. Suportava 20V de tensão, 100mA de corrente e frequência de 300MHz. 

Pouco tempo depois surgiu o BC238 com invólucro de plástico e 200mA de corrente, as outras características ainda iguais. 

Nos anos 80 veio o BC548 que ainda é usado em alguns aparelhos. Este teve sua tensão máxima aumentada pra 30V e manteve as outras características do BC238. 

Por último a versão atual, o BC848 a versão SMD. Com 30V e 100mA. 

 

As primeiras versões desses componentes não são mais fabricadas, e se encontrar pra comprar são caras. 

 

Os números na maioria das vezes identificam somente o modelo do componente mesmo, pra que assim seja possível procurar o restante no datasheet. 

 

No caso dos circuitos integrados, além do modelo temos data de fabricação, número de série e as vezes tem alguns códigos sobre temperatura de trabalho e outros relacionados somente ao fabricante. 

Os circuitos integrados por serem mais complexos não recebem novos modelos para uma mesma situação como acontece com transistores. 

São criados novos componentes, mas totalmente diferente do antigo, com funções a mais e tamanho diferente, raramente ou nunca podem ser substituídos, pois os pinos tem suas funções em locais diferentes. 

Por isso ainda temos muitos CIs antigos em linha, porém com novos invólucros. 

Exemplo disso os TTL (que receberam somente a atualização LS ainda nos anos 70) e os CMOS da mesma época ainda são fabricados em DIL e SMD. 

4 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

Semi-condutores precisam de algo que "intérprete" sua tensão com a parte física ?

 

Essa eu fiquei sem entender direito. 

Mas entendo que num componente qualquer a tensão é colocada nele, não depende dele. 

Tanto é que se colocar valor de tensão/corrente fora do especificado pelo fabricante do componente ele tende a aquecer ou queimar. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... resumindo, não há nada que indique característica elétrica ou física no código ou 'part number' do componente, muito menos recentemente com a invasão com os genéricos asiáticos. Ou seja não há normas.

7 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

Semi-condutores precisam de algo que "intérprete" sua tensão com a parte física ?

Eu (eu) já consigo visualizar mentalmente quando ouço ou leio alguns nomes de cis e TO220, DIP8, SO8, SOT23 e... acho que só ..kk 😁

Só google mesmo. Nascestes numa época de ouro. Acha tudo com quase menos de 1 click. Antigamente era maior ralação procurar características nos datasheets impressos. Há uns 10 anos andei descartando alguns de 1981. Tudo amarelado. Me lembro que na época Moris publicou foto de um dele de 1977... ouro pra ele.

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...