Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo apagar a partição EFI


jp_1025

Posts recomendados

Meu notebook têm 1 sdd de 128GB e um HD de 1TB. Quando comprei, ele veio com Windows no SDD, no entanto, eu precisei fazer uma partição para instalar o linux, já que meu trabalho depende dele (Fiz no HD). Como eu nunca tinha feito dual boot, acabei fazendo alguma besteira e não instalei o linux na partição correta 😅, acabou que ele ficou todo bugado e eu resolvi remover para instalar novamente. Inicialmente, eu apaguei a partição que eu criei para ele (L:/ com 200gb), então ficou mais de 500GB não alocados, então a partir daí começou o problema. Tentei estender o volume D:/, entretanto, aparece uma mensagem de erro informando que não há espaço suficiente. Entre o volume D:/ e o espaço não alocado, encontra-se uma partição descrita como "Íntriga (Partição de sistema EFI)". Pelo que andei lendo, eu terei que remover essa partição do meio para poder estender o volume D:/, só que aí tá o problema, eu simplesmente não consigo de forma alguma, olha o que eu já tentei:

 

- Usar o diskpart (Aparece um erro informando que não há suporte para o comando)

- Entrar no modo de segurança e usar o diskpart (O mesmo que o tópico acima)

- Usar programas de terceiros como o EaseUS, Partition Wizard, etc.

- Zero fill com os programas AceErase e HDD Low Level Format (Aparece uma mensagem informando que não é possível continuar pois existem processo em execução)

- Converte o disco de dinâmico para básico (No gerenciador de disco do windows nem aparece a opção. Pelo diskpart também não consegui)

 

Eu estava até pensando em trocar esse HD por um SSD, só que eu não quero abrir o notebook para não perder a garantia, e também não posso levar ele no suporte com tanta facilidade, já que a cidade onde moro é pequena e não têm suporte oficial. Olha aí uma print do gerenciador de disco

 

 

 

noname.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta partição é a responsável pelo boot mas como tem outra no SSD acho que voce pode deletar a que está no HD
Como ela é uma partição de sistema voce tem que deletar pelo diskpart usando o parâmetro override
Abra o cmd como Administrador e digite
diskpart
list disk
select disk 1
list partition
select partition x (onde x é a partição desejada)
delete partition override
exit (para sair do diskpart)
exit (para sair do cmd)
 

1 hora atrás, jp_1025 disse:

- Converte o disco de dinâmico para básico (No gerenciador de disco do windows nem aparece a opção. Pelo diskpart também não consegui)

Para converter para o modo Básico no diskpart tem que primeiro exluir todas as partições (perderá todos os dados) pelo Gerenciamento de Discos, botão direito na partição e Excluir Volume

Depois abrir o cmd como Administrador e digitar

diskpart

list disk

select disk x (onde x é o disco desejado)

clean (perderá todos os dados)

convert basic

convert mbr 

create partition primary

format fs=ntfs quick

exit

exit

 

 

O EaseUS converte para o modo Básico (Basic) mas tem que ser a versão profissional do EaseUS, e ele faz a conversão sem perder os dados 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui resolver o problema. Como eu não estava conseguindo remover a partição de forma alguma, tive que dar boot no gparted pelo pendrive, então por lá eu consegui remover a partição. Só de alerta para quem estiver com o mesmo problema; essa partição EFI eu tinha certeza que não era a do Windows, por isso eu apaguei, então tomem cuidado, façam backup's dos seus dados caso você acabe apagando o que não devia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!