Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade bem equílibrado ou nem ? kkk


Posts recomendados

Olá pessoal.

Estou com um guerreiro nobre aqui em casa que precisa de uns upgrades. Segue as config :

i5 4440
8gb RAM
GTX 1060 3gb
Asus H81M

Acabei juntando uma boa grana e queria alterar alguns componentes, a começar pela placa-mãe. Estou namorando uma Asus ROG B550-E mas não sei se deveria optar por uma X570, também da ASUS. Acredito que vou manter a preferência pela B550 pois lendo algumas postagens, feitas aqui mesmo, vi que a performance não é tão distinta de uma para outra. Além disso, recentemente houve o lançamento da linha XT da AMD e eu fiquei bem interessado pelo R5 3600XT pra substituir esse i5...

Gostaria de ler algumas opiniões sobre os upgrades que pretendo fazer e, se possível, alguma recomendação. A placa de vídeo continua satisfazendo minhas necessidades por enquanto então não vejo muitos motivos pra trocá-la. A memória RAM pretendo trocar por dois hyperx de 16gb cada, mas acredito que vou deixar isso pros futuros upgrades. O gabinete também estou querendo substituir, mas não sei ao certo. Estou em dúvida entre um Cooler Master MS600 e um SL600M (o problema é que eu gostaria de economizar em algumas partes, como por exemplo o gabinete, pra poder "upar" outras como a RAM ou monitor). Um SSD 2TB da XPG também está na minha lista kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como tá complicado achar um 5600x no mercado vou colocar o 3800XT que não tá com o preço bem diferente e ainda sim é um belo processador.

 

 

Ryzen 3800XT - R$2699 aqui

B550 TUF - R$1050 aqui.

RTX 2070S - R$4200 aqui.

Fonte XPG 750w - R$800 aqui

2x8 3000MHz XPG D30 - R$2x289 - aqui.

SSD 480GB - R$350 aqui.

HD 1TB Toshiba - R$259 aqui.

Watercooler Rise Mode Frost 360mm - R$559 aqui

Gabinete Gamer Cooler Master Masterbox MB511 - R$479 aqui.

TOTAL: R$8885 sem o frete.

 

Ainda sobra uma boa grana que dá pra você investir em mais memória ram ou comprar mais ventoinhas para colocar no gabinete.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MuriloAlmeida Como o @IgorAlexandre já fez uma boa base de orçamento, vou trabalhar em cima dela para poupar tempo.

 

1 hora atrás, IgorAlexandre disse:

Ryzen 3800XT - R$2699 aqui

B550 TUF - R$1050 aqui.

RTX 2070S - R$4200 aqui.

Fonte XPG 750w - R$800 aqui

2x8 3000MHz XPG D30 - R$2x289 - aqui.

SSD 480GB - R$350 aqui.

HD 1TB Toshiba - R$259 aqui.

Watercooler Rise Mode Frost 360mm - R$559 aqui

Gabinete Gamer Cooler Master Masterbox MB511 - R$479 aqui.

TOTAL: R$8885 sem o frete.

  • Se for apenas para jogos o 3600 ou 5600 seriam boas opções. O 3800XT além de superdimensionado, tem baixo custo/benefício. Lembrando que single thread da quinta geração é bem superior ao da terceira, sendo que single thread é o que todas as gerações anteriores de jogos costumam favorecer. https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-5-3600X-vs-AMD-Ryzen-7-3700X-vs-AMD-Ryzen-7-3800XT-vs-AMD-Ryzen-5-5600X/3494vs3485vs3797vs3859
  • B550 é boa, mas tem a B550M DS3H custando barato.
  • A GPU é o que vai determinar o desempenho em jogos, sendo quem merece a maior parcela do investimento sempre. Mesmo em 4K você roda melhor com um Ryzen 5 3600 e uma RTX 3080 do que com um Ryzen 5800 com uma RTX 3060, por exemplo. Dito isso, pelo valor máximo do orçamento eu recomendo a RTX 3060, marcas Gigabyte, Asus, MSI, Galax ou EVGA.
  • Fonte boa, excelente preço, concordo em gênero, número e grau. Normalmente eu recomendaria as Leadex III para cortar custos, mas além de ter esgotado o modelo normal, as RGB tem custo mais alto ao ponto de justificar já ir direto para a Core Reactor.
  • Para Ryzen 3rd gen é indicado 3200 MHz de memória no mínimo. Para 5th gen é recomendado 3600 MHz. Recomendo marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG.
  • SSD da Lexar tem baixa durabilidade. Recomendo WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG (link para o filtro Kabum). M.2 NVMe está com bom preço hoje em dia por sinal.
  • HD ok, tem WD também.
  • WC não recomendo, ainda mais desperdiçando tanta grana e sacrificando tanto a GPU que é o componente mais importante. Um Air Cooler de qualidade terá mesmo desempenho ou superior (especialmente em comparação com o Rise Mode que é bem fraquinho). Por 300 reais um Air cooler valerá mais a pena, durará mais e não terá qualquer chance de falha catastrófica. Fica a indicação de ver o vídeo do LTT abaixo.
  • Boa opção de gabinete. Para instalar um Hyper 212 Turbo eu recomendo também gabinetes como o Matrexx 55 Mesh (só deve encontrar no ML) e o Corsair Carbide 275R Airflow. Tanto o que indicou quanto esses dois que mencionei suportam coolers de 163 mm como o que citei. Tem também o cooler MA410 e o MA620 (tem várias versões de cada).
  • Tem que ser acrescentadas ventoinhas em qualquer opção de gabinete, pelo menos 4 ventoinhas no total, de preferência mais para esse setup.

Vídeo sobre os pontos negativos de WC.

Spoiler

 

 

Indicação de leitura sobre a configuração do PC (veja o tópico todo):

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods WOZ, vou aproveitar esse tópico pra te fazer uma pergunta não necessariamente relacionada, mas que talvez você saiba a resposta: conhece algum programa que grave a tela (gravar o jogo, no caso) num sistema de overwrite? Tipo, ele mantém gravado a última hora de jogo e vai gravando sempre por cima. Aí, se eu quiser algum clip ou salvar uma partida, eu vou lá no programa e sinalizo que quero manter aquele vídeo. Não sei se você me entendeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Strolb disse:

WOZ, vou aproveitar esse tópico pra te fazer uma pergunta não necessariamente relacionada, mas que talvez você saiba a resposta: conhece algum programa que grave a tela (gravar o jogo, no caso) num sistema de overwrite? Tipo, ele mantém gravado a última hora de jogo e vai gravando sempre por cima. Aí, se eu quiser algum clip ou salvar uma partida, eu vou lá no programa e sinalizo que quero manter aquele vídeo. Não sei se você me entendeu

Entendi perfeitamente. Acredito que o programa da Nvidia tem algo nesse sentido, mas eu evitaria fazer isso e preferiria gravar tudo em resolução mediana. Na verdade eu preferiria não gravar em nada já que a durabilidade dos discos sempre vai ser reduzida com tanta escrita, fora a perda de desempenho...
Este programa promete fazer isso, mas não o conheço (apesar de já ter ouvido o nome): https://www.overwolf.com/app/Overwolf-Replay_HUD

O serviço da Nvidia que faz isso se chama shadow play, salvo engano: https://www.nvidia.com/en-us/geforce/geforce-experience/shadowplay/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...