Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 9 3900X: Minhas configs melhores que Stock + Auto overclock


JoMpAvip

Posts recomendados

Olá pessoal.

Acabei de montar um pc para trabalhar com render de imagens e 3D.

Em primeiro lugar, vou passar as especificações por completo:

 

Processador Ryzen 9 3900X

Cooler DeepCool Gammaxx 400 V2

placa-mãe Asus TUF X570

Memórias 2x 16gb 3200MHz Asgard

Placa de vídeo Gainward RTX 3060 Ti

Fonte XPG Core Reactor 750 Gold

Gabinete DeepCool Matrexx 55 Mesh

Cooler do gabinete 6x DeepCool XFAN120

 

Ditas as especificações, já respondo seu primeiro questionamento: Sim, eu sei que o Gammaxx não é suficiente para o 3900X. O plano era pegar um Ryzen 7 3700x, mas consegui o 3900X numa oportunidade e não sobrou dinheiro para o water cooler. Ou eu pegava o Gammaxx, ou não ligaria o computador.

 

Montado o pc, atualizei a bios para a v3402 e deixei todas as configurações em auto, exceto o XMP das memórias.

Utilizei os seguintes programas para monitorar os clocks e temperaturas, estressar o processador e controlar os clocks e tensão:

HWiNFO64 v6.40

IntelBurnTest v2.54

Ryzen Master v2.6.0.1702

 

Com as configurações praticamente em stock, e o Ryzen Master habilitado o perfil Creator Mode com Auto overclocking, rodei o IntelBurnTest em Very High, e o resultado foi o pc dar shutdown por causa da temperatura, que bateu 95°C rapidamente.

587004316_Stockryzen.png.f1e022c21055f5690a89c3a4c8e64a1c.png

 

Comecei então uma bateria de testes para conseguir trabalhar tranquilo na hora de renderizar alguma coisa, e cheguei aos seguintes resultados, usando o Ryzen Master no Profile 1 (customizável), opção Manual:

717686118_OverclockRyzen.thumb.png.c47ccb4d3fb658cef8074dd89bc4fca5.png

 

Os melhores resultados foram nos testes #4, #8 e #12.

 

Pergunto aos mais entendidos:

Posso utilizar tranquilo as configurações do teste #12? Ou deixo a vaidade de lado e uso as configurações do teste #4, pois a diferença de de performance vai ser pouca, mas bem mais frio?

Peguei um silício ruim? Ou os resultados estão aceitáveis, visto a temperatura ambiente alta (Hell de Janeiro) e o air cooler esfriando o processador?

 

Desde já, agradeço a atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@JoMpAvip
 

alguns dizem que acima de 1.2v pode degradar o processador. Recomendam rodar o cb23 e prime95 small fft com pbo ligado. No hwinfo64 ele vai travar o FIT em algum valor próximo a 1,2v. Pegue o menor medido pelo programa. Esse valor seria a tensão fixa maxima segura do seu processador em particular. Recomendo testar isso. Se a tensão for menor que 1,2v talvez você tenha de baixar o overclock fixo dele.

 

Com base no que você fez, eu usaria a configuração 4 por justamente ser a menor. A tensão que você precisou aumentar pra aumentar apenas 50mhz de clock não vale a pena. Pra finalizar, faça o teste do FIT, baixe o cb23 e rode os benchmark por 10 minutos na configuração 4 e em Stock. Depois rode em Stock + pbo. Compare os scores multi thread e veja o que foi melhor!

 

edit: 1.2v pra 4100 me parece excelente já. Se eu não me engano o 3900x em Stock geralmente pega 4075 all core com 1.35v por aí

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, JoMpAvip disse:

Pergunto aos mais entendidos:

Posso utilizar tranquilo as configurações do teste #12? Ou deixo a vaidade de lado e uso as configurações do teste #4, pois a diferença de de performance vai ser pouca, mas bem mais frio?

Peguei um silício ruim? Ou os resultados estão aceitáveis, visto a temperatura ambiente alta (Hell de Janeiro) e o air cooler esfriando o processador?

Primeiro, ligue o XMP. Você pagou mais caro por ram com perfil de OC, então faça uso do produto que comprou.

 

Depois, ajuste a tensão para que a temperatura não passe muito dos 85. Infelizmente, como tem um processador muito forte para o nível do cooler, você vai estar um pouco mais limitado nesse quesito, mas fazer o que. Não muda o fato de que, no fim das contas, o que mais vai importar é manter a temperatura em ordem.

 

 

Ah sim, e antes que eu esqueça, faça o OC pela BIOS, não pelo Ryzen Master. Ele é útil para fazer uma mudança rápida e testar problemas gritantes, mas de resto é sempre melhor mexer pela bios.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Brc disse:

 

@JoMpAvip
 

alguns dizem que acima de 1.2v pode degradar o processador. Recomendam rodar o cb23 e prime95 small fft com pbo ligado. No hwinfo64 ele vai travar o FIT em algum valor próximo a 1,2v. Pegue o menor medido pelo programa. Esse valor seria a tensão fixa maxima segura do seu processador em particular. Recomendo testar isso. Se a tensão for menor que 1,2v talvez você tenha de baixar o overclock fixo dele.

 

Com base no que você fez, eu usaria a configuração 4 por justamente ser a menor. A tensão que você precisou aumentar pra aumentar apenas 50mhz de clock não vale a pena. Pra finalizar, faça o teste do FIT, baixe o cb23 e rode os benchmark por 10 minutos na configuração 4 e em Stock. Depois rode em Stock + pbo. Compare os scores multi thread e veja o que foi melhor!

 

edit: 1.2v pra 4100 me parece excelente já. Se eu não me engano o 3900x em Stock geralmente pega 4075 all core com 1.35v por aí

Valeu meu amigo. Vou fazer esses testes que você citou.

 

 

40 minutos atrás, Imakuni disse:

Primeiro, ligue o XMP. Você pagou mais caro por ram com perfil de OC, então faça uso do produto que comprou.

 

Depois, ajuste a tensão para que a temperatura não passe muito dos 85. Infelizmente, como tem um processador muito forte para o nível do cooler, você vai estar um pouco mais limitado nesse quesito, mas fazer o que. Não muda o fato de que, no fim das contas, o que mais vai importar é manter a temperatura em ordem.

 

 

Ah sim, e antes que eu esqueça, faça o OC pela BIOS, não pelo Ryzen Master. Ele é útil para fazer uma mudança rápida e testar problemas gritantes, mas de resto é sempre melhor mexer pela bios.

XMP está ligado, amigo, como citei. Fiz pelo Ryzen Master pela facilidade mesmo. Assim que tiver mais tempo, vou zerar tudo e fazer pela bios, nem que seja só um undervolt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, ressuscitando o tópico aqui...

Troquei o Gammaxx pelo Corsair iCUE H150i RGB Pro XT  360mm

 

Não sou fissurado por overclock, mas as configurações stock, com tudo em auto, exceto o XMP, capam muito o processador e colocam uma tensão bem alta. Fico trabalhando na casa dos 3.8~4.0GHz @ 1.44v.

 

Então estou tentando acertar o overclock pra poder ter mais estabilidade e desempenho, já que 1,44v é bem alto e não está dando o desempenho desejado.

 

Setei pela BIOS 4.325GHz @ 1.28750v

Pelo HWiNFO, renderizando, chegou a 84,3ºC, com CPU Core Voltage batendo pico de 1.30V

 

Estou me arriscando desnecessariamente com essa tensão de 1.28750v?

 

Eu esperava um desempenho melhor do Corsair, pois configurei as ventoinhas dele para 100% a partir dos 75ºC, mas a temperatura ambiente está perto de 40ºC, então vou dar um desconto.

E digo mais uma vez, não estou fazendo overclock com o intuito de benchmark ou algo do tipo, só quero tirar maior proveito do computador com uma configuração melhor que a stock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, JoMpAvip disse:

Pelo HWiNFO, renderizando, chegou a 84,3ºC, com CPU Core Voltage batendo pico de 1.30V

 

Estou me arriscando desnecessariamente com essa tensão de 1.28750v?

Se está batendo 1.3, então sua tensão é 1.3, não 1.2875. Não importa se você digitou menos, importa o que está rodando.

 

Em todo caso, não é muito problema com essa temperatura. Mas eu tentaria baixar para 4.3 redondo que não vai ter muita diferença no desempenho, mas pode ser que permita abaixar a tensão para diminuir um pouco o calor.

 

25 minutos atrás, JoMpAvip disse:

Eu esperava um desempenho melhor do Corsair, pois configurei as ventoinhas dele para 100% a partir dos 75ºC, mas a temperatura ambiente está perto de 40ºC, então vou dar um desconto.

Justiça se faça, você também tem um processador de 10 núcleos apertadinhos um do lado do outro, é algo difícil de resfriar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Imakuni disse:

Se está batendo 1.3, então sua tensão é 1.3, não 1.2875. Não importa se você digitou menos, importa o que está rodando.

 

Em todo caso, não é muito problema com essa temperatura. Mas eu tentaria baixar para 4.3 redondo que não vai ter muita diferença no desempenho, mas pode ser que permita abaixar a tensão para diminuir um pouco o calor.

Com 4.3GHz, consegui rodar a 1,269v, 82,5ºC.

 

20 minutos atrás, Imakuni disse:

 

Justiça se faça, você também tem um processador de 10 núcleos apertadinhos um do lado do outro, é algo difícil de resfriar.

São 12 núcleos. O brabo é olhar pro water cooler, ver que ele custou o mesmo que um ar condicionado de 10000 BTUs, e não faz a mesma função! 🤣🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, JoMpAvip disse:

São 12 núcleos.

Perdão, olhei errado.

 

7 minutos atrás, JoMpAvip disse:

O brabo é olhar pro water cooler, ver que ele custou o mesmo que um ar condicionado de 10000 BTUs, e não faz a mesma função! 🤣🤣

Depois de certo ponto, o problema deixa de ser o cooler e passa a ser a área pequena de mais do chip. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Brc disse:

@JoMpAvip acho que está bom. Eu só tentaria  baixar pra 1.25mV e colocar 4.25. Tensões acima de 1.25mV associado a alta temperatura facilita a eletro migração 

Valeu. Vou testar essas configurações também. Ainda não defini 100% o que vou usar, pois teve configuração que rodou bem no BurnTest e apresentou problemas na hora de renderizar, então vou testar uma viável que dê certo nos dois cenários, principalmente renderizando.

 

Meu medo maior era estrapolar os 1.2v que o pessoal tanto fala em ser o limite seguro, mas entendo que a configuração stock setando em 1.44v, qualquer coisa abaixo disso seja benéfico né... ou estou falando besteira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoMpAvip o problema maior é a tensão fixa na verdade. O ryzen boosta ate 1,5. Só que dura milissegundos e é em 1 ou 2 núcleos só. All core se você for testar em Stock, você vai ver que no teste de stress ele cai pra menos de 1.2.

 

Em OC fixo você mantém tensão alta até em all core, daí isso que da dano no processador

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Brc disse:

@JoMpAvip o problema maior é a tensão fixa na verdade. O ryzen boosta ate 1,5. Só que dura milissegundos e é em 1 ou 2 núcleos só. All core se você for testar em Stock, você vai ver que no teste de stress ele cai pra menos de 1.2.

 

Em OC fixo você mantém tensão alta até em all core, daí isso que da dano no processador

Errado. Não é isso que dá dano ao processador, a tensão (não sendo absurda) não importa. E já aproveitando, também não importa o clock. O que importa é a temperatura, e fixar a tensão garante que ela não vá a loucura. Estando a temperatura em ordem, não tem problema nenhum a tensão ficar fixa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Imakuni disse:

Errado. Não é isso que dá dano ao processador, a tensão (não sendo absurda) não importa. E já aproveitando, também não importa o clock. O que importa é a temperatura, e fixar a tensão garante que ela não vá a loucura. Estando a temperatura em ordem, não tem problema nenhum a tensão ficar fixa.

Pois é, pesquisei bastante e fiquei tranquilo quanto a questão da tensão, justamente por ser mais benéfico uma tensão constante, aliada a uma temperatura controlada.

O que o pessoal esquece de dizer em relação a tensão é que já setam 1.4v e 4,6GHz, e quando o PC dá boot já fica em 80°C com o processador em idle. Então nesse caso realmente não há componente que aguente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...