Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Wi-Fi 6 x Mesh (qual solução para meu caso?)


Posts recomendados

Oi, pessoal!!

 

Primeiramente, obrigado por me receber novamente! Fui usuário aqui há muito tempo, mas estou com dificuldades de resgatar a conta antiga (https://www.clubedohardware.com.br/profile/455769-cadupradoo/)

 

Vou tentar resumir meu problema e minhas dúvidas: grosseiramente falando, tenho dúvidas se parto para uma rede mesh ou um roteador wi-fi 6 e como conectá-los à minha Oi Fibra, cuja terminação de cabo é diferente dos disponíveis nos roteadores...

 

Estou tentando ver uma melhor solução para a rede aqui em casa recém adquirida/reformada. Infelizmente não passei cabos por vários locais da casa achando que com a tecnologia disponível hoje conseguiria soluções interessantes, ainda que pagando um pouco mais.

 

Bem, a situação é: hoje tenho o Modem/Roteador da Oi Fibra 500 Mbps na sala. Há duas áreas de sombra:

- No andar de cima o sinal chega meia bomba, e é onde ficam os 3 quartos e onde eu e minha esposa trabalhamos com vídeochamadas e o eventual netflix. Neste andar coloquei um repetidor TP-Link RE200, mas não ficou grandes coisas. Tenho tido algumas quedas de sinal... Acho que eu precisaria de uma tomada na escada para ficar na posição ideal (mais perto do roteador sem ficar longe do andar sombreado). Infelizmente isso não existe hoje.

- Na área externa, no mesmo piso do roteador, mas passada a cozinha (sinal bom) e a área gourmet (sinal médio/fraco), onde já tem mais Alexas e outra SmartTv, que a maior parte das vezes funciona ok. Indo um pouco mais longe já há ausência de sinal perto do lavabo e da mesa próxima.

 

Enfim.. com a área gourmet com sinal fraco, o andar de cima mesmo com repetidor tendo dificuldade e todas as questões que se desenrolam disso (passa de um cômodo pro outro e o sinal segue fraco conectado ao roteador e não repetidor, queda na troca de redes, mesmo com mesmo nome e senha, etc. etc.), pesquisei e pelo que li as redes Mesh parecem as ideais para mim!

Apesar da grana, estava disposto em ir de Deco M5... quase comprei... até que li sobre o Wi-Fi 6 (ax). Caramba, os sites dos fabricantes dos equipamentos todos parecem prometes coisas muito parecidas com a rede mesh... e me parece difícil encontrar um fabricante que aponte para uma solução em definitivo em detrimento à outra.
 

Após muito contexto, tentarei ser objetivo nas perguntas:

 

1) Confesso que a solução Mesh me parece ainda fazer mais sentido.. me parece mais "inteligente" do ponto de vista de gestão de dados e conexões, enquanto a Wi-Fi AX estaria apenas com "maior capacidade". Faz sentido este entendimento?

 

2) Se sim, porque é difícil encontrar uma solução de Wi-Fi 6 com Mesh?

 

3) Meu medo é comprar uma rede mesh, baseada em wi-fi 5, e depois ela se tornar obsoleta. Parece um medo razoável ou levará muito tempo? Estou disposto a investir mas não a jogar fora...

 

4) Aí no site da TP-Link vi a solução deles de "OneMesh"... equipamentos que não eram "mesh" sendo atualizados via firmware para trabalharem desta forma e entre si, mesmo de "kits" ou linhas diferentes. Pensei então na solução de comprar hoje um roteador Wi-Fi 6 (TP-LINK AX-10) e depois, se precisar, comprar repetidores que "virem mesh" com as atualizações da TP-LINK. Parece uma boa solução? Estas atualizações já estão disponíveis? Seriam aplicadas ao meu RE-200, por exemplo?

 

5) Se partir para os Mesh ou até mesmo para o AX-10, devo manter meu modem/roteador para que faça o papel de modem e com um cabo ligá-lo a um dos equipamentos Mesh ou roteador AX-10? Ou é possível ligar a fibra direto a estes equipamentos?

 

Desculpe o textão... são muitas dúvidas e cheguei neste ponto após muita leitura...

Agradeço desde já!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WI-FI 6 foi liberada ao publico no ano passado, com isso você não encontrará muitos dispositivos com essa possibilidade ainda.

Essas tecnologias não costumam ficar obsoletas a curto prazo, porque celulares que possuem WI-FI 6 (só lançamentos de 2020-21) possuem retrocompatibilidade.


A melhor solução é cabear, mas como não é possível no momento, você pode usar qualquer solução de rede mesh que provavelmente vai te atender mas não 100%


Redes com 5.8Ghz costumam a penetrar menos as paredes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Ronald!

Confesso que ainda sigo na dúvida, pois se a OneMesh da TP-LINK funcionar tão bem quanto uma mesh de dispoitivos iguais e etc., porque não comprar já o router AX-10? Será que demora até disponibilizar a atualiação do RE-200 para OneMesh?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, pensando aqui... se os aparelhos precisam ser compatíveis com Wi-Fi 6 para tirar vantagem, acho que terei pouca vantagem no uso desta solução, pois só meu celular (S20+) é apto. Não vou trocar as smart tvs tão cedo e certamente nossa empresa não irá disponibilizar notebooks super top para nós...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...