Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul + Disk read error


Clube Memory

Posts recomendados

Faz dois dias que estou tendo problemas de Tela azul, seguida de um "A disk read error occurred". O computador começa dando tela azul e trava em 0%, tenho que forçar reinicialização pois após 10 minutos continua  nela, seguido vem o erro de disco, porém após eu desligar o computador da tomada e ligar novamente, ele retorna a funcionar normalmente. Tentei entrar na bios para ver algumas informações e está aparecendo a seguinte mensagem quando tento entrar "newtork selected as first boot device for current boot". Alguém sabe o que pode estar acontecendo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu HD secundário está com badblocks.

 

"Uncorrectable Sectors Count" = Existem badblocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).
 
"Current Pending Sector Count" =  Indica a existência de setores cuja escrita ou leitura de dados falhou e é necessário uma análise para detectar se a falha pode ser corrigida ou se é um defeito físico.
 
"Reallocated Sectors Count" = Já existem badblocks físicos no seu HD que foram marcados para não serem mais utilizados (por exemplo, é um campo minado onde as bandeiras já foram colocadas indicando onde estão as minas).
 

Causas do badblock:

- Pancadas no gabinete

- Desligamento repentino (forçar o botão power, queda de energia ou puxar da tomada)

- Instabilidade na rede elétrica (oscilações e/ou raios)

- Uso de fonte bomba

- Uso de estabilizador

 

Apesar da existência de badblocks físicos não significar necessariamente que o HD vai pifar da noite pro dia, não é nem um pouco recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos.

 

Para marcar esses setores defeituosos para não serem mais utilizados, abra um CMD como administrador e digite CHKDSK X: /R (substituindo X pela letra da unidade defeituosa), tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Esse comando irá analisar o HD por completo em busca de setores defeituosos, marca-los para não serem mais utilizados e tentar reparar eventuais arquivos corrompidos (o procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo).
 
PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO caso você esteja num dia em que a rede elétrica se encontra instável (como em dias de chuvas fortes e/ou caindo raios)
 

A decisão de continuar utilizando o HD ou não é sua, mas fica ai as recomendações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV @GabrielLV Obrigado pelas dicas, de momento irei fazer o procedimento que você me passou, mas em breve irei substituir por um SSD, esse HD já foi bem usado. E sobre a BIOS, não consigo acessar ela, quando tento entrar recebo a mensagem "network selected as first boot device for current boot".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...