Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leds da placa-mãe acendem mesmo sem liga-la


Alex HP
Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Olá amigos, recentemente comprei algumas peças para montar minha nova máquina, peças:

 

B450m steel legend

Ryzen 5 3600

Memórias super luce 2x8 3000mhz

 

Reaproveitamento de um PC antigo:

GTX 1050ti 4g

Fonte EVGA 600 bronze 80 plus

 

Ao montar uma bancada para testes das pçs, ao ligar a chave geral da fonte, os leds da mobo acendem (achei bem estranho), e quando tento ligar a mobo direto no Power sw com uma chave de fenda, nada acontece, já tentei peças por PCs, e nada. O que poderia ser?

 

Suspeitei do conector 8pinos da CPU, pois na minha fonte os conectores estão separados em 4/4, e quando conecto eles, n conectam perfeitamente, como se soltassem dps de alguns segundos encaixados, assim acontece o mesmo com o 24 pinos, porém acho q n seriam eles. 

Sou um tanto quanto leigo, se alguém poder me ajudar 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O conector de alimentação possui travas e não devem soltar por nenhum motivo. Se não encaixar direito, vai soltar. Se a placa não está ligando, o problema pode ser a fonte ligada errada. Mesmo sem memória e sem placa de vídeo, a placa-mãe vai dar algum sinal de vida, girando o cooler da fonte e do processador.

52 minutos atrás, Alex HP disse:

 

Ao montar uma bancada para testes das pçs, ao ligar a chave geral da fonte, os leds da mobo acendem (achei bem estranho)

 

Isso é bem normal. Ainda mais nessas placas pisca-pisca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi mesmo ligando as leds da placa, pode ser a fonte? Pois a mesma estava funcionando antes mesmo de eu montar essa nova config.

Em alguns testes, a mobo deu boot, mas após 1 segundo, ou menos até, desligou e nada de funcionar.

 

49 minutos atrás, Math.Pi disse:

O conector de alimentação possui travas e não devem soltar por nenhum motivo. Se não encaixar direito, vai soltar. Se a placa não está ligando, o problema pode ser a fonte ligada errada. Mesmo sem memória e sem placa de vídeo, a placa-mãe vai dar algum sinal de vida, girando o cooler da fonte e do processador.

Isso é bem normal. Ainda mais nessas placas pisca-pisca.

Pensando bem, n reparei se o fan da fonte estava rodando, estranho, pois essa semana mesmo vendi meu PC antigo, e retirei apenas a fonte pra reutilizar nessa nova máquina, e estava tudo nos conformes. Mesmo o problema sendo a fonte, ela passa energia a ponto de ligar os leds como citado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acredito mais que tem alguma coisa ligada errada. Tire várias fotos de como está sua montagem, como os fios estão ligados, principalmente a posição das cores (preto/amarelo). Pegue também o modelo da placa de vídeo. Eu to indo zzz. Mas depois eu ou algum outro colaborador continua te ajudando. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Math.Pi disse:

Acredito mais que tem alguma coisa ligada errada. Tire várias fotos de como está sua montagem, como os fios estão ligados, principalmente a posição das cores (preto/amarelo). Pegue também o modelo da placa de vídeo. Eu to indo zzz. Mas depois eu ou algum outro colaborador continua te ajudando. 

Claro, estou também pois amanhã trnho algumas coisas logo para fazer logo de manha, eu desmontei a bancada toda pra rever, mas assim q der monto e mando algumas fotos, desde já obgd 👍🙏

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi olá, boa tarde, remontei novamente a bancada e continua com o mesmo problema, retirei a pilha, aguardei alguns segundos/minutos, coloquei e liguei dnv, e nada também. Segue algumas fotos, esses são todos os cabos q conectei na placa.

Como pode observar, tanto a conexão da CPU quanto o 24 pinos, estão dessa forma, já tentei apertar até o último, porém n vai mais q isso, se alguém poder ajudar também, agradeço.

IMG_20210119_153700.jpg

IMG_20210119_154013.jpg

IMG_20210119_153910.jpg

IMG_20210119_153826.jpg

IMG_20210119_153807.jpg

IMG_20210119_153720.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 horas atrás, Alex HP disse:

 

IMG_20210119_153807.jpg

 

 

Tem que resolver isso aqui, senão vai danificar a placa-mãe.

Sugiro pedir garantia dessa placa-mãe. Pode ser defeito de fábrica. Se comprou na mesma loja, veja a possibilidade de entregar também o processador para teste. Se bem que, se a placa não gira os coolers, então mais provável ser problema dela.

Antes, teste a fonte em outro computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...