Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD "desapareceu" - mas aparece no Gerenciamento de Disco

Posts recomendados

Ola,

tenho um HD de 3TB como slave de dados no meu PC.

Ele estava ja com uns 2.5-2.8TB e a um tempo atras ele começou a apresentar lentidão - nada "absurdo" (notava a lentidão quando precisava transferir arquivos com mais de 2GB - fora isso para uso no dia-a-dia estava normal) e por isso nao liguei um alerta vermelho - mas "amarelo" e comecei a retirar dados do HD - migrando para outros dispositivos.

Conforme foi liberando espaço no HD - o desempenho dele foi normalizando. E isso talvez tenha sido um erro, pois parei de retirar os dados - ficando ainda com cerca de 600-700GB. 

Para minha surpresa hoje - "do nada" - o HD simplesmente sumiu do windows. Do Nada porque ele estava operando normalmente - alias - fora a questao de lentidao ele nunca apresentou nenhum erro de dados - o dia inteiro estava normal - mas, fui transferir uma imagem - de pouco mais de 100KB - para ele - e recebei o erro de "Dispositivo nao acessivel" - Achei estranho - pois o HD estava la - (E ISSO FOI O MAIS ESTRANHO MESMO - ja tive perda de HDs outras vezes mas nunca igual a essa) - aparentemente - o HD esta OK. Eu conseguia NAVEGAR NO HD TODO - eu conseguia abrir pastas, visualizar o conteudo, abrir imagens.. eu so nao conseguia mais MOVER, RENOMEAR ARQUIVOS.. 

Reiniciei a maquina - e o HD - sumiu de vez. 
porém, sua "alma" ainda esta presente..rss 

ele aparece no GERENCIAMENTO DE DISCOS - onde aparece uma mensagem para INICIALIZAR O DISCO e escolher uma partição. (CANCELEI) - fiquei com medo disso "formatar o HD" - e perder tudo de vez.

outra coisa - no GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS - o HD aparece como "UNIDADE DE DISCO" e não mais com o nome dele "SEAGATE XXXXXXXX" como aparecia antes. Tento atualizar o drive e o windows diz que o drive adequado ja esta instalado.

Ele apresenta essa nota nas PROPRIEDADES: 

DISPOSITIVO NAO MIGRADO

O dispositivo SCSI\Disk&Ven_&Prod_\4&20199404&0&000000 não foi migrado devido a uma correspondência parcial ou ambígua.

ID da Instância do Último Dispositivo: USBSTOR\Disk&Ven_TOSHIBA&Prod_MQ01ABD100&Rev_AX00\___________X&0
GUID da Classe: {4d36e967-e325-11ce-bfc1-08002be10318}
Caminho do Local: 
Classificação da Migração: 0xF000FC00FFFFF130
Presente: false
Status: 0xC0000719

Essa informação foi criada EXATAMENTE quando reiniciei o PC. (tem o horario no log)

Alguem tem alguma sugestao?

valeu!!
Daniel

- o 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@DanielRodrigo

Persistindo execute os passos abaixo:

1. Pressione as teclas Windows+Q e digite CMD;

2. Clique com o botão direito do Mouse sobre CMD e escolha Executar como Administrador;

3. Cole o comando CHKDSK /R /F e pressione Enter;

4. Pressione a tecla Y (Yes) ou
S (Sim) para confirmar;

5. Aguarde o processamento da verificação de disco e reinicie o sistema.

Também poderá utilizar o diagnóstico de memória: 

1. Pressione as teclas Windows+Q e digite Diagnóstico de Memória do Windows;

2. Clique em Diagnóstico de Memória do Windows;

3. Clique em Reiniciar agora e verificar se há problemas;

Caso persista sugiro que você restaure o sistema para uma data anterior a do início do comportamento.

Pressione Windows + R e escreva RStrui;

Em restauração do sistema clique em avançar;

Na janela seguinte marque a opção outros pontos de restauração selecione uma data antes do ocorrido e clique em avançar;

Confirme a data da restauração e clique em concluir.

Se o comportamento persistir nesse caso será necessário que entre em contato com o fabricante do computador ou um técnico de confiança, pois pode ser falha física no HD ou no cabo que faz a comunicação entre a placa-mãe e o HD.

Tenta essas soluçoes se nao o hd esse morreu se nao funcionar restaurar o sistema segurando botao ligar do windows e o del reparo automatico

@DanielRodrigo Esses sintomas são de um HD que teve algum problema físico ou na agulha ou no disco.

Você pode tentar converte-lo usando os comandos diskpart porém ele será formatado e a utilização correria riscos de perder dados

Link para o post

@DanielRodrigo o seu windows ele inicia os navegadores

Pode ser configuração de driver algum driver desatualizado

@DanielRodrigo algum arquivo corrompido no regedit questao de chave key ele pode ter sido removido algum intruso silenciosamente

No meu pc vou te monstra o caminho no regegit sr tiver corrompido e uma falha do hd ou alguma agulha do hd

@DanielRodrigo Você deverá ver uma longa lista de subchaves do registro que se assemelham a:

{4D36E965-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}

Screenshot_3.png

38 minutos atrás, DanielRodrigo disse:

@Usuário excluido 

Primeiramente, obrigado pela ajuda!
Eu nao tenho como executar o CHKDSK porque nao existe atribuição de letra para o HD - ele nao esta iniciado.
- e o HD em questao é o SLAVE - logo acredito que Pontos de Restauração nao tenham efeito nele.

subchave do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\

Você deverá ver uma longa lista de subchaves do registro que se assemelham a:

{4D36E965-E325-11CE-BFC1-08002BE10318} importante

Mídia Dispositivos de áudio e vídeo 

4D36E96C-E325-11CE-BFC1-08002BE10318

Observação: Você também poderá ver uma entrada do registro UpperFilters. Não é necessário remover essa entrada. Clique em apenas em UpperFilters .
Se você não vir a entrada do registro UpperFilters, você ainda terá que remover a entrada do registro LowerFilters. Para fazer isso, vá para a etapa 9.

No menu Editar , clique em Excluir.

Quando você for solicitado a confirmar a exclusão, clique em Sim.

No painel direito, clique em LowerFilters.

formatar nao e uma boa ideia essa e a solução

Screenshot_6.png

Link para o post
1 hora atrás, DanielRodrigo disse:

@Usuário excluido 

Primeiramente, obrigado pela ajuda!
Eu nao tenho como executar o CHKDSK porque nao existe atribuição de letra para o HD - ele nao esta iniciado.
- e o HD em questao é o SLAVE - logo acredito que Pontos de Restauração nao tenham efeito nele.

Ok

Link para o post
  • Membro VIP

Se o HD aparece no gerenciamento de disco, então não tem nada perdido. Você pode rodar uma ferramenta pra recuperar os dados pra um HD externo. Depois formatá-lo. 

• Curtir 1
Link para o post

Se esse HD for externo, melhor retirá-lo do case antes de fazer qualquer tentativa de recuperação. Se não souber usar programas de recuperação, se não tiver experiência, leia antes de começar o processo para evitar contratempos ou perdas. O ideal seria ter um programa de qualidade na versão paga como o que eu uso, que é o active file recovery (ele recupera até RAID). Se não tiver pode usar um dos gratuitos: https://www.pandorarecovery.com/best-recovery-apps.html

Link para o post

@WOZ Dods @Antonio V. Garcia @Math.Pi

Obrigado pelo tempo gasto em me ajudar e pelas dicas.

O HD aparece no gerenciamento de discos - mas como disse - ele precisa "ser iniciado" - (ANEXO PRINT)

Dei uma lida nas ultimas horas em varios artigos - e minha preocupacao maior é se devo ou iniciar o HD. (dar um OK ai) - meu medo é que ele "formate" ou "particione" o HD.

Nao sei se vocês tem experiencia nisso mas pelo que li - o processo de inicializacao do HD ira apenas reconstruir a tabela de particao - o que a principio nao deve "destruir o conteudo do HD". 
isso quer dizer que se o conteudo estiver integro - a reconstrução dessa tabela deve ser suficiente para recuperar tudo. caso o conteudo esteja danificado, talvez haja perda de dados.

ou NAO.. se eu iniciar o HD - a reconstrucao da tabela ira ocasionar a formatacao do hd automaticamente?

Como relatei, o HD em si funcionava 100% - sem apresentar qq tipo de erro de dados - exceto pela lentidao quando cheio. 

Agora estou criando coragem para clicar em OK..rs

@WOZ Dods eu tenho o RECUVA - e ele identifica o HD (é um dos poucos programas q localizam o HD) - porém ele nao "abre" o HD pois diz que nao reconhece a TAbela de dados dele. Vou ver o que indicou. - mas acredito que o problema deva ocorrer tb. O que esta me forçando cada vez mais a clicar no OK e "iniciar o HD" para remontar essa tabela.

Captura de tela 2021-01-19 161211.png

Link para o post
  • Membro VIP

@DanielRodrigo Tem um comando prompt (diskpart) pra ativar o disco e a partição. Tente executá-lo sem formatar.

Exemplo:

Ger_disco-offline7.jpg

3 horas atrás, DanielRodrigo disse:

Captura de tela 2021-01-19 161211.png

Aqui tem que tomar cuidado. Tem que usar a mesma tabela que usava no outro pc. Considerando que é um HD de 3TB, deve ser GPT mesmo, pois o MBR só reconhece até 2TB.

Link para o post

@Math.Pi

Ja tinha tentado acesso via DISKPART - mas ele nao reconhece o HD (provavelmente porque nao "esta iniciado") - esse mesmo problema ocorre em outras solucoes que nao identificam o HD sem estar iniciado ou sem ter "a letra" pra uso (nao é o caso do diskpart que usa referencia por volume, mesmo assim, por ele nao estar iniciado - nao aparece la).

tentei usar o RECUVA - e ele reconhece o HD (ele busca em 4 dispositivos - no caso os 3 do HD principal onde esta o WIN - e uma que ele chamou de HARDDRIVE3 que é o HD sumido) - mas ele nao consegue acessar o HD sumido porque ele nao possui a tal tabela de inicializacao.. (ele da erro e avisa isso)

O HD nao saiu da maquina - do jeito que parou ficou - alias - ate agora nao mexi em nada nele. Penso talvez antes de qq coisa tentar liga-lo via CASE - pra ver se nao é um problema da placa-mãe ou dos cabos - acho difícil porque ele nao aparentava problemas nesse sentido.. mas nao custa tentar.

E sim, era GPT - ate fiquei em duvida - mas com você confirmando - era GPT por causa do tamanho de 3TB - exatamente por causa da limitacao que você falou (tava em duvida qual das duas era que tinha a limitacao - como você confirmou - é GPT entao....)

resta so a coragem de apertar OK...rs 
- mas se ligar ele via USB nao surtir efeito - ficar provado que o problema é no HD mesmo e nao nas conexoes - eu acho que nao tenho escolha a nao ser clicar em OK e iniciar o HD mesmo. ate porque todas as outras alternativas nao me dao acesso ao HD sem a tal "tabela" montada - e ao que parece pra montar essa tabela eu preciso iniciar o HD.

O artigo q li - garantia que nao formatava o HD fazendo isso - mas ao mesmo tempo - nao vi lugar algum demonstrando isso... e onde eu vejo - eles fazem com um HD provavelmente vazio - entao é formatado depois - o que nao é o meu caso... rs - minha expectativa é que ele reconstrua a tal tabela e libere o conteudo que esta "preso" no HD - mas rola o medo dessa "reconstrucao" - realizar um fdisk geral no hd..  

Link para o post
  • Membro VIP

@DanielRodrigo Não vejo nenhuma relação do problema com o tipo de ligação dele (sata/usb). O HD deveria aparecer no diskpart, mesmo offline.

Tente outro software de recuperação. O EaseUS Partition Recovey recupera drives mesmo sem formato. O GetDataBack também deve fazer isso.

Link para o post

@Math.Pi oi, boa tarde - a questao nao é o "tipo" do cabo - mas sim apenas certificar que nao é o cabo ou algum problema na placa-mãe com a conexao. (independente de ser sata/usb) - o que tb nao acredito que seja o problema - mas como é algo simples de ser feito - nao custa nada verificar - antes de tomar medidas mais drasticas. Essa troca tb resolveria outra tentativa simples de teste - que é religar o HD para acionar a instalação de novos drives - se for o caso - o q tb acho difícil - mas é um dos sintomas ja q o dispositivo nao é mais reconhecido pelo nome "SEAGATE XXXX"como era antes e sim como "UNIDADE DE DISCO"

alias, uma coisa que achei estranho foi como ele deixou de funcionar - como disse - "DO NADA" - sem estar fazendo qq operacao no momento - e estando funcionando normalmente durante o dia todo - quando fui mover uma imagem de pouco mais de 100KB - recebi um erro de "Dispositivo Inexistente" - entrei no explorer - e o HD estava la - 100% "normal" - abria ele - navegava, via todos os arquivos - as vezes pra abrir as pastas ele demorava um pouco carregando os arquivos - dessa vez nada - tudo "perfeito" - exceto o fato de que nao podia mais retirar nada do HD, colocar nada no HD ou renomear os arquivos do HD - porque ele dava esse erro de "dispositivo inexistente". Ou seja - a impressao é que via uma "imagem congelada" do HD ou algo num "cache".
- nao sei se isso é algum recurso do windows..

mas bastou reiniciar o pc q o HD sumiu.

Irei tb atualizar a BIOS (se necessario) - O HD NAO APARECE NA BIOS - mas acredito que seja por causa do metodo de inicializacao do WIndows - nao me lembro direito - mas tem um jeito que voce inicia o windows controlado pela BIOS.. algo assim - UEFI se nao me engano - ele é mais seguro - e se nao me engano por isso o HD Slave nao aparece la.

@WOZ Dods Irei testar isso hoje a noite. Estou num modo mais lento - lendo mais do que fazendo - pois estou aguardando o HD novo chegar - pra resolver tudo de uma vez so - assim se nao der certo e perder o HD mesmo ja troco ele - ou se caso o HD volte a vida - na hora eu ja transfiro tudo pro HD novo - pra nao correr risco dele ter algum mal subito..rs

Encontrei uma atualizacao para minha BIOS - e outras atualizacoes para SATA RAID - q nao sei ate q ponto estão associadas ao HD - e outras de CHIPSET (anexos).

Nao acredito que vão fazer alguma diferenca - pois sao todas de JUNHO - ou seja - ja entraram para corrigir algum problema ainda mais antigo.

Captura de tela 2021-01-20 190528.png

Captura de tela 2021-01-20 190633.png

Captura de tela 2021-01-20 190842.png

• Curtir 1
Link para o post

testei a pouco um software chamado TESTDISK e ele tb nao identifica o HD - assim como ocorre com o diskpart e outros. (somente meu SSD onde esta o SO)

vou agora desligar tudo aqui e retirar o HD para um case - vamos no que vai dar - nao custa tentar ver se o conector ou cabo estão com algum defeito..

mas o unico lugar que eu tenho qq "noticia" do HD é no gerenciamento de disco - mas ele me obriga a "inicializar" o HD - o q pode destruir tudo.

Captura de tela 2021-01-20 233704.png

• Curtir 1
Link para o post
  • Membro VIP

Mesmo formadando o HD, ainda é possível recuperar os dados, desde que não sejam sobrescritos. Se nada funcionar, faça a inicialização.

• Curtir 1
Link para o post

Fiz ontem a troca do HD - instalando o novo no PC - ele foi reconhecido de imediato - sem grandes problemas - confirmando que o problema nao estava nos cabos ou conectores da placa-mãe (ou eventualmente algum drive nao atualizado - que pela forma que ocorre - do nada - com o pc ligado e o hd funcionando ate minutos antes normalmente - seria muito estranho)

O HD com problema instalei num case - e como o HD novo deu OK - era de se esperar que o resultado do HD velho seria o mesmo via USB - continua sem ser reconhecido e com os mesmos sintomas - pedindo para ser reiniciado.

Estou caminhando pra isso mesmo - ja que nao tenho outra alternativa aparente - so estou vendo se descubro alguma outra alternativa.
Algumas fontes dizem que o processo ira apenas "criar a tabela" - e os dados permanecem integros - outros dizem que sera tudo destruido. (a microsoft inclusive, nos helps da vida - mas la ela usa como exemplo discos rígidos virgens - q precisam ser iniciados para comecar a funcionar - e nao HDS com dados escritos)

mas como vocês falaram, mesmo q haja a formatacao tem a possibilidade de recuperacao. 

A maioria das coisas do HD - que eram realmente importantes - eu dei prioridade e retirei - o problema era conseguir 3TB de espaco em outros HDs - mas foi retirando.

sei que imagens nao sera problema para recuperar - porque sao arquivos pequenos - mas a maioria eram documentos, prints de tela, recibos, etc.. - que tecnicamente se ninguem pedir - eu nunca mais vou precisar...

minha preocupacao maior sao os videos - que sao arquivos grandes - com mais de 1GB.  A maioria tenho o material bruto - mas sao horas e horas de trabalho de edicao.

preciso de um programa de recuperacao que seja capaz de recuperar videos/arquivos grandes.

• Curtir 1
Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!