Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito standby com um botão


Drivmarcos
Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

Posts recomendados

Olá, eu estou projetando uma tranca de porta, e para terminar, preciso de um circuito que possa trancar e destrancar a porta com o mesmo botão.

Depois de muito pesquisar, descobri que usa um Flip Flop pra fazer funcionar, então tentei usar um flip flop D, com o CI 74HC74.

Quero usar esse CI porque da pra mim testar e tenho que assegurar que a fonte de d energia do projeto não dependa somente da tomada( ja que em um apagão, a porta ficaria trancada e provavelmente eu dentro).

 

Gostaria que alguem me ajudasse com esse projeto, ja que testei esse circuito varias vezes e não deu certo.

Ou pelo menos me explicasse como exatamente o 74HC74 funciona, pra mim projetar um circuito que funciona.

 

obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Drivmarcos disse:

Ou pelo menos me explicasse como exatamente o 74HC74 funciona, pra mim projetar um circuito que funciona.

 

Ele tem várias funções, depende de como você monta o circuito.

Porém a principal é o liga/desliga tradicional que tem em qualquer aparelho eletrônico: apertou o botão fica ligado, apertou de novo desliga. 

Se acabar a energia quando voltar sempre inicia sempre desligado, independente de se antes estava ligado ou não. 

3 horas atrás, Drivmarcos disse:

Quero usar esse CI porque da pra mim testar e tenho que assegurar que a fonte de d energia do projeto não dependa somente da tomada( ja que em um apagão, a porta ficaria trancada e provavelmente eu dentro).

O CI sozinho não te garante em nada sobre abrir a porta sem energia. 

Pra isso você deve ter um sistema que se abra com chave, ou então uma bateria pra soltar a trava. 

 

Aliás, pra esse tipo de porta não vejo ninguém colocar circuito eletrônico. Só um botão tipo campainha pra abrir, pois pra fechar é só empurrar. 

Poderia explicar melhor de que tipo de portão se trata? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 nao é pra um portão, e sim pra uma porta de quarto, eu ate pesquisei sobre a ideia de usar um daqueles solenoides de Arduino que faria isso que você falou, mas, como eu disse, o circuito não pode depender so da tomada pra funcionar, por isso quero usar uma bateria de 9v (com regulador de tensão claro), e queria que o circuito apenas trancasse quando eu apertasse o botão, e não quando eu fechasse a porta, alem de que vou usar um motor pra abrir a porta, assim mantendo a tensão baixa pra não depender somente da tomada. E tambem vou usar uma chave magnética do lado de fora pra destrancar ou trancar.

IMG_20210120_082328992.jpg

@.if tentei criar um circuito usando o 74hc74, no Tinkercad, mas tida vez que iniciava, as duas lampadas ficavam acesas, ou o CI queimava.

 

Claro ainda ta muito simples, e por isso busquei um outro sistema na net, mas esse usava o 74ls74, e refazendo o circuito com o hc, o CI queimava porque tava dando tensão exedente nas portas, mesmo tendo regulado a tensão do projeto pra 5v 20mA.

IMG-20210120-WA0000.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não conheço o aplicativo mas parece bem bacaninha. Mas sinistro o ci 'queimar'. Talvez ele não goste das entradas em aberto ou flutuando. Jumpeie-as pro gnd pra ver. Também penso que não precisa do 15R no +5.

 

Seu sistema como um todo me parece carecer de um timer, sensor de curso, sensor de aberto e etc. Com o tempo você até bola um sisteminha com "criptografia". Tipo 2 botões, pra abrir tem que pressionar um e apertar o outro três vezes no prazo de um segundo... inventei isso agora...😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, .if disse:

Também penso que não precisa do 15R no +5.

Não entendi mt bem. Mas vou testar la

 

5 minutos atrás, .if disse:

Com o tempo você até bola um sisteminha com "criptografia". Tipo 2 botões, pra abrir tem que pressionar um e apertar o outro três vezes no prazo de um segundo... inventei isso agora...

Assim, to tentando fazer o flip flop pra não precisar de dois botões, porque ate tenho um sistema que usa 2 botões fácil de fazer, mas não ficaria legal pra abrir pelo lado de fora, a minha ideia é usar aquelas chaves magnética, que quando aproxima o ímã, ela tranca a porta ou destranca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 minutos atrás, Drivmarcos disse:

Não entendi mt bem

peça colorida no canto superior direito no seu proto board que conecta saída 7805 ao barramento.

 

21 minutos atrás, Drivmarcos disse:

fazer o flip flop pra não precisar de dois botões, porque ate tenho um sistema que usa 2 botões fácil de fazer

ok... apesar que o que tentei te passar é um pouco além disso. Mas sim, tens razão.. perdoe minha precipitação... ainda não é seu momento.

23 minutos atrás, Drivmarcos disse:

minha ideia é usar aquelas chaves magnética, que quando aproxima o ímã, ela tranca a porta ou destranca

Não conheço mas acho que entendi. Só não deixe o solenóide ou motor acionado o tempo todo - que é a característica do flip flop - pois consome a bateria e ...

Bem, ... me parece que estás no início de carreira tens um longo caminho a percorrer e pedras e tropeços fazem parte dele. Conte conosco pra não te deixar cair.. na medida do possível, claro...🙃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você já vai precisar de algo relativamente complexo pra ler a chave. Eu já iria pro arduíno, pois a economia que você conseguira em fazer o sabe e fecha sem ci vai ir embora depois

7 minutos atrás, .if disse:

Só não deixe o solenóide ou motor acionado o tempo todo - que é a característica do flip flop - pois consome a bateria e ...

 

Isso vai requerer alguma criatividade do autor.

Numa tranca normal, a trava da porta é feito por molas mecânicas, e o acionamento da solenóide, destrava a mola. Ao abrir e fechar, a mola se rearma novamente, de forma mecânica, quando a trava abre. Como o autor quer que o sistema abra e fecha de forma eletrônica, precisará ou de um conjunto de 2 solenóides, uma para trava e outra para posicionar, ou então de uma trava acionada por motor, ligado em ponte h para poder travar e destravar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, .if disse:

Só não deixe o solenóide ou motor acionado o tempo todo - que é a característica do flip flop - pois consome a bateria e ...

Bom, a ideia era fazer um corte de carga logo depois, pra só soltar um pulso.

 

37 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Cara, você já vai precisar de algo relativamente complexo pra ler a chave. Eu já iria pro arduíno, pois a economia que você conseguira em fazer o sabe e fecha sem ci vai ir embora depois

38 minutos atrás, .if disse:

Só não deixe o solenóide ou motor acionado o tempo todo - que é a característica do flip flop - pois consome a bateria e ...

 

Isso vai requerer alguma criatividade do autor.

Numa tranca normal, a trava da porta é feito por molas mecânicas, e o acionamento da solenóide, destrava a mola. Ao abrir e fechar, a mola se rearma novamente, de forma mecânica, quando a trava abre. Como o autor quer que o sistema abra e fecha de forma eletrônica, precisará ou de um conjunto de 2 solenóides, uma para trava e outra para posicionar, ou então de uma trava acionada por motor, ligado em ponte h para poder travar e destravar.

Bom, ate gostaria de usar o arduino, mas não tenho como comprar, entao o curcuito integrado se torma mais acessível.

 

Quanto ao solenóide, eu ja olhei aquele q usam em arduino, q tem mola e tal, e eu quero usar ele por ser mais fácil e tal, pois so com um botão o circuito ja tava pronto.

Mas tem um problema q se for possivel resolver ja é mt bom: eu teria que conectar o solenoide numa fonte de 12v, isso na tomada e tal, mas e se acabasse a energia da casa e tal, como eu iria abrir a porta, ja que o solenoide consome 12v?

Eu tinha pensado no circuito porque era de baixa tensão, e caso ouvesse um incidente, era so conectar qualquer coisa, pilha ou um power bank mesmo pra poder manter a porta ate a luz volta.

42 minutos atrás, .if disse:

Bem, ... me parece que estás no início de carreira tens um longo caminho a percorrer e pedras e tropeços fazem parte dele. Conte conosco pra não te deixar cair.. na medida do possível, claro...🙃

obrigado pela ajuda, gosto mt da eletrônica porque me dá um mundo pra criar, mas ainda n sei as regras desse mundo direito🙃, fiz um curso de eletronica digital basica, mas gostaria de mais algum conhecimento, se alguém tiver um canal ou uma ajuda ai agradeço.👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Já viram essa plaquinha?

 

 

Mt top cara, perfect aq pra mim

Então gostaria de mudar o tema....  E se em vez de usar um circuito complexo com CI ou arduino e tal, eu usasse aquele solenoide fechadura (imagem 1)

Que tranca so de empurrar (como a sugestão abaixo:

6 horas atrás, Renato.88 disse:

Aliás, pra esse tipo de porta não vejo ninguém colocar circuito eletrônico. Só um botão tipo campainha pra abrir, pois pra fechar é só empurrar. 

E usar apenas um botão e um interruptor magnetico pra ser a chave da porta, tudo alimentado com uma fonte de 12v.

 

Caso aconteça de acabar a luz aqui em casa, como posso evitar de ficar trancado porque o circuito nao tem energia? 

 

Ps:esse é o motivo de eu tentar usar o CI em vez de so usar o solenoide e tal.

Screenshot_20210120-114015.png

4 horas atrás, .if disse:

Qual circuito testou? Publique desenho e/ou foto. Algo como...

rQl8H.jpg...?

To usando algo como isso:

16111540748294695050883499016295.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Drivmarcos disse:

algo como isso:

a lesma lerda.

 

1 hora atrás, Drivmarcos disse:

como posso evitar de ficar trancado porque o circuito nao tem energia? 

Use bateria 12v. (ou se morar no 1º andar, pule a janela🙃.. ai que sem graça 😑)

No caso da fechadura que você citou, penso não tem a ver com flip flop. Só energiza, ela atraca. Tem + a ver com timer tipo se você encostar no botão e manter pressionado um tempão vai descarregar bateria e aí sim, vai ficar trancado pra sempre. Com timer só dá um tranquinho pra destravar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Tem + a ver com timer tipo se você encostar no botão e manter pressionado um tempão vai descarregar bateria e aí sim, vai ficar trancado pra sempre. Com timer só dá um tranquinho pra destravar.

Esse solenoide funciona ao contrário, ele sem energia fica travado, quando você liga ele, o solenoide puxa e destranca a porta, ett eu vou so colocar um botao q você aperta rapidin so pra destrancar.

 

Vou tentar comprar tudo da china pra ficar mais barato, porque so o solenoide e a fonte aq no brasil dica por uns 200 conto, e no ali express é so 70

 

Pensei numa ideia:

Coloco o solenoide conectado na fonte e com um botão entre os dois, abrir é so apertar o botão.

Caso fique sem luz aq em casa e a fonte pare, eu uso uma pilha 12v pra manter o funcionamento ate a luz voltar.... o que vcs acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 minutos atrás, Drivmarcos disse:

solenoide e a fonte aq no brasil dica por uns 200 conto, e no ali express é so 70

Puts.. que fonte é essa?!! Qualquer uma de 12V 2A (clique) ou até mesmo 1A te atende direitinho neste projeto. Certa feita comprei uma de 2A barata d+ e senti vontade medir... e num é que deu 2A sem cair a V mesmo??? Desmontei pra ver e o circuito era excepcionalmente decente, placa dupla face, filtro de linha, dissipador, proteções e etc... Achei bem sinistro.

19 minutos atrás, Drivmarcos disse:

sem energia fica travado, quando você liga ele, o solenoide puxa e destranca a porta,

Suspeitei desde o princípio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, .if disse:

Puts.. que fonte é essa?!! Qualquer uma de 12V 2A (clique) ou até mesmo 1A te atende direitinho neste projeto. Certa feita comprei uma de 2A barata d+ e senti vontade medir... e num é que deu 2A sem cair a V mesmo??? Desmontei pra ver e o circuito era excepcionalmente decente, placa dupla face, filtro de linha, dissipador, proteções e etc... Achei bem sinistro

o que vou usar é uma mini fonte 12v, pesquisa q tem tipo uma plaquinha bem pequena, pra não ocupar tomada e ficar bem mais bem feito dentro da parede.

 

Sera q isso vai funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, Drivmarcos disse:

Sera q isso vai funcionar?

Esta fontinha tem que ter capacidade de corrente do solenoide pelo menos. Mas sim, mesmo se não tiver pode funcionar: p.ex. adaptar um capacitor maior pode dar um pulso rápido de corrente alta pra desarmar seu solenóide. Foi insight teórico. Na real, só testando mesmo.

A propósito, há alguns anos comprei destas fontinhas (driver de led ~do tamanho de duas unhas.) por R$1,00.. sério. Tive que comprar 20.

Portanto, alguém pode estar querendo furar seu olho com aquele orçamento. Fica xperrto!😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Esta fontinha tem que ter capacidade de corrente do solenoide pelo menos. Mas sim, mesmo se não tiver pode funcionar: p.ex. adaptar um capacitor maior pode dar um pulso rápido de corrente alta pra desarmar seu solenóide. Foi insight teórico. Na real, só testando mesmo.

A propósito, há alguns anos comprei destas fontinhas (driver de led ~do tamanho de duas unhas.) por R$1,00.. sério. Tive que comprar 20.

Portanto, alguém pode estar querendo furar seu olho com aquele orçamento. Fica xperrto!😁

Acho q da, ja q ela é de 450mA, mas se n, eu compro um carrrgador 12v mesmo e desmonto.

Esses negócios no Brasil é mt caro, essa plaquinha no mercado livre ta a 160 conto. Os cara que mete a faca mesmo kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
8 horas atrás, Drivmarcos disse:

Mt top cara, perfect aq pra mim

Desculpe, cara, naquela hora mal liguei o PC, apareceu uma urgência.

 

Mas vamos lá:

 

Aquela plaquinha já é um flip-flop que pode funcionar de 4 modos diferentes:

 

Modo 1 - Quando você liga, ela não põe nenhum sinal na saída. Quando você toca, ela põe Vcc na saída e mantém assim até você tirar o dedo. Quando tira o dedo, ela desliga a saída.

 

Modo 2 - Quando você liga, ela não põe nenhum sinal na saída. Quando você toca, ela põe Vcc na saída. Aí você pode tirar o dedo que ela mantém Vcc na saída. Quando você dá um segundo toque, ela desliga a saída.

 

Os modos 3 e 4 são iguais exceto pelo momento em que você energiza. Nos modos 3 e 4 ela inicia ligada, pondo Vcc na saída.

 

Olha lá:

TTP223a.thumb.jpg.b977d80ba0012d668435af9a8dba606f.jpg

 

Modo 1 - ponto A aberto e ponto B aberto

Modo 2 - ponto A aberto e ponto B fechado

Modos 3 e 4 - ponto A fechado e ponto B aberto ou fechado

 

E um esquema rabiscado aqui, os mestres do fórum podem querer corrigir:

 

fechadura.thumb.jpg.00931eb95e01a4c1378e5e314af68a04.jpg

 

F é fechadura. A fonte de 12v pode ser uma bateria do tipo 23A, que a fechadura deve gastar como um relé, talvez... É bom dar uma verificada. E para evitar ficar preso, essa bateria pode ser até do tipo recarregável e ficar o tempo todo na tomada, um tipo de no-break. Ou ser uma fonte, mesmo, dessas que o @.if falou...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...