Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualizações demoradas no Windows 10


MARCELO.MS

Posts recomendados

Bom dia.

Recentemente venho tendo problema com atualizações do Windows 10, muitas vezes estas atualizações demoram em torno de 30min á 3h, sempre ficando com uma tela preta com um ícone de carregamento, já fiz diversas alterações na maquina, inclusive fui no gpedit.msc>modelos administrativos> componentes do windows>windows update> configurar atualizações automáticas, e habilitei a opção 4 com um horário e dia na semana, porém não funcionou, sempre que sai alguma atualização a maioria das maquinas na rede ficam atualizando e demoram muito tempo paradas em uma tela só.

Alguém poderia me auxiliar neste problema? já tendei criar arquivos bat. para a maquina reiniciar em um determinada hora e evitar que atualizem pela manhã assim que o usuário liga a maquina.

tela win 10.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MARCELO MOURA SOUSA Máquinas que recebem a atualização de versões prévias do windows para o windows 10 comumente apresentam anomalias de desempenho e de estabilidade. Sempre que pego uma dessas para reparo reinstalo o sistema e os drivers manualmente, reformatando o HD em GPT, baixando as versões mais recentes diretamente do site do fabricante da placa-mãe e demais subcomponentes. Em todos os casos de sistemas com drivers 100% compatíveis com o windows 10, até a presente data, isso solucionou todas as anomalias. PCs sem drivers 100% compatíveis comumente apresentam problemas persistentes e esses geralmente eu mantenho no windows 7 apesar dos pesares, ou proponho upgrade ao cliente (o que eles geralmente preferem, inclusive).

Sobre as atualizações e o tempo excessivo, eu tenho percebido que quando instalo SSDs nas máquinas o tempo de atualização decai substancialmente. Associando isso ao uso de drivers adequados e configurações do sistema também adequadas, raramente vejo o windows levar mais do que 5 minutos para atualizações corriqueiras. Observar a saúde dos HDs e SSDs usando o CrystalDiskInfo também é importante.

Se em algum momento precisar fazer a reinstalação do sistema como sugeri, use o macrium reflect para fazer um ghost do sistema. Se todas as máquinas tiverem os mesmos componentes, você pode utilizar o mesmo ghost para todas para poupar tempo. Faça o backup das chaves de ativação do windows antes disso e você pode economizar dias de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Concordo plenamente no que foi dito acima, porém acho muito engraçado que já ocorreu em uma maquina excelente (32 gb de ram, i5 9º geração e 1TB de SSD), teve algumas atualizações que chegou a durar 2h nesta maquina, realmente é muito estranho. No momento formata-las não é a melhor opção (acredito eu), são diversas maquinas com o mesmo problema, mas muito obrigado pelo tempo dedicado ao post. abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MARCELO MOURA SOUSA Veja, eu realmente não posso afirmar com certeza sem ter participado da instalação do sistema na máquina. Meu método de trabalho já é cheio de hábitos sobre os quais não racionalizo para executar, como por exemplo sempre baixar uma ISO mais recente para ter o sistema já atualizado no momento da instalação se possível. Também atualizo a máquina inteira em uma conexão de alta velocidade cabeada no ato da instalação do sistema, sempre baixo drivers novos para cada máquina (jamais reutilizo drivers exceto o Realtek Audio R 2.81 que é basicamente o que menos dá conflito com áudio via HDMI, mas só o instalo quando necessário). Enfim, tem vários pequenos hábitos que podem facilitar seu trabalho e prevenir que isso ocorra novamente no futuro, como certificar-se de que todas as placas mãe estão com AHCI ligado, que todos os discos rígidos estão particionados separando o sistema dos arquivos de usuário (para facilitar a manutenção), que as partições estão em GPT e não MBR. São vários pequenos detalhezinhos que no final se somam. Com isso sequer citei as configurações no interior do OS para evitar que ele fique lento ou tenha rotinas automáticas que sejam improdutivas. 

Já tive como cliente uma empresa que tinha a mesma reclamação em todas as máquinas, onde do nada todas ficavam lentas na mesma hora e continuavam assim até o final do expediente. Depois de muitas tentativas de diagnóstico mal sucedidas, compareci no horário que diziam que os PCs ficavam problemáticos. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que alguém havia configurado todas as máquinas para um backup completo no meio do horário de expediente? Pior de tudo, com o programa nativo do windows. Não sei no windows 10, mas no windows 7 isso era uma sentença de morte para o sistema, ele simplesmente parava.

 

Como disse, se todas as máquinas tiverem a mesma placa-mãe você pode aproveitar o sistema em todas, então fazer uma formatação e instalação bem detalhada e minuciosa seria suficiente para solucionar todas as máquinas que compartilham da mesma MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá, desculpe a demora pra responder esse tópico. Como estratégia temporária, decidimos desativar ás atualizações dos micros com os problemas na demora para atualizar. Irei adotar novas medidas na hora de formatar os micros, muito obrigado pelas dicas. 

 

Favor, encerrar o tópico. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...