Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conversor estéreo para mono, com filtro passa-média/alta.


Nelsaraiva
Ir à solução Resolvido por Eder Neumann,

Posts recomendados

Olá, pessoal, bom dia.
Aqui venho, de novo, em busca de solução. O caso é o seguinte: acabo de adquirir, do expert Carlos Eugênio Mergulhão (https://www.youtube.com/watch?v=aGMvfcteUHI&t=853s), 2 amplificadores (placas montadas) DX Classic 10, mais um Filtro Ativo para Subwoofer (http://nabucoeletronica.com.br/subfilter.html). Esse filtro é conectado às SAIDAS dos dois amplificadores e sua função é misturar os dois canais e dar passagem somente a sinais amplificados de baixa frequência (até 150 Hz). Até aqui, nenhum problema. O que ocorre é que quero adquirir mais uma unidade amplificadora, para funcionar como um terceiro canal (um canal "central"), somente para sinais de media-alta frequência (a partir de 500/600 Hz). (No meu particular entender, esse canal "central" (de médio/agudos) é essencial a um "home theatre" estereo). Para tanto, preciso de um dispositivo semelhante ao aludido Filtro Ativo para Subwoofer, para ser ligado à ENTRADA do terceiro amplificador, entregando a este somente os sinais de média-alta frequência. Andei consultando tanto ao Sr. Carlos Mergulhão como ao Sr. Miguel Nanuco, sobre a possibilidade de projeto de tal filtro, mas eles disseram não dispor de tempo para tanto. No Aliexpress existe oferta do converor estereo para mono, mas não basta somente o conversor, pois que preciso também do filtro passa-média/alta. Ante esse impasse, e por ser leigo na matéria, venho consultar aos experts desse grandioso forum sobre a possível solução do problema. Posso custear o eventual projeto eletrônico (diagrama) ou a confecção do dispositivo (conversor (misturador)-filtro). Desde já, agradeço pela atenção que me for dispensada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Nelsaraiva disse:

Esse filtro é conectado às SAIDAS dos dois amplificadores

ta errado.... este circuito trabalha com sinal, não com potencia. veja no link que você mesmo mandou.

 

para o seu objetivo podes usar o mesmo circuito só alterando os componentes do cirtuito para ele trabalhar nas frequencias desejadas.

http://nabucoeletronica.com.br/uploads/9/9/4/0/99407410/filtro-subwoofer-nabuco-schematic-bom.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Eder Neumann. Eu já tinha baixado o diagrama esquemático do dispositivo, só que eu não tenho conhecimento técnico para determinar as alterações necessárias. Por isso que, repito, estou disposto a remunerar o expert que puder fazê-lo para mim. Se forem necessárias as especificações do amplificador, posso consegui-las com o projetista do mesmo. Agradeço por sua atenção.

O Eder Neumann tem toda razão. De fato, a ligação do conversor-filtro não é ligado às saidas dos amplificadores, mas nas entradas (antes dos potenciômetros de volume?). Nesse caso, como eu já tenho uma placa vazia do mesmo, e também o respectivo diagrama esquemático, o problema agora reside em determinar-se as alterações necessárias a que o filtro deixe passar somente pulsos ou frequência a partir de 500/600 Hz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você não precisa de ajuste da freq de corte, podes só tirar os capacitores de filtro do circuito...

lembre-se de manter estes aqui:

image.png.320550dc06fde93ded7f3d2ef6ed4bd1.png

 

se quiseres que não passe baixas por ele podes usar a estrutura de base da placa e montar o seguinte circuito:

image.png.bd972a364ecfaa70ae35dd0f915e99b9.png

 

porém com resistores de 1k5 no lugar de R1 e R2, aí seu corte começa em 482Hz

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eder Neumann, você mostrou como resolver o problema, o que me deixa satisfeito. Não obstante, tendo em conta as minhas limitações, pergunto: você se disporia a alterar o diagrama esquemático, introduzindo as mudanças que você propõe? Isso resolveria de modo prático o impasse. Se for o caso de estabelecer contato mais reservado, meu email é [email protected]. De todo modo, diante da solução, entendo que devo encerrar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

na placa remova c1, c2, c3, c4, c5, c6, c7, c8, c9, VR1, R4 e R5

Ai coloque:

Resistor de 1k5 na posição C7 ou C8 ou C9

Resistor de 1k5 na posição c1 ou c2 ou c3 ou c4 ou c5 ou c6

Capacitor de 220nF na posição R4

Capacitor de 220nF na posição R5

Jamp nos furos 1 e 3 de VR1

Jamp nos furos 4 e 6 de VR1

 

 

se quiser economizar um pouco na montagem podes usar 2 capacitores de 100nF em paralelo na posição R4 e 2 na posição R5, lhe economizará alguns centavos e mudará a frequência de corte para 530Hz mas deixará a montagem feia por ter dois componentes no mesmo furo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 minutos atrás, Nelsaraiva disse:

Como faço para lhe compensar o tempo e a atenção a mim dispensados?

Vou te passar o numero da conta pra depósito. Vai estar no meu nome mas eu repasso pra ele ok? kk Brinc.. claro. Marque a resposta dele como a melhor (nem sei como faz isso... se bem que devia ser esta minha kk)

Abç & sucessos!

  • Amei 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nelsaraiva o like e a satisfação de ter ajudado já estão de bom agrado xD

tive o prazer de ter que pesquisar sobre o tema para poder lhe ajudar e acabei aprendendo mais um pouco (coisa que eu deveria ter feito na faculdade hehehe). o conhecimento que foi adquirido para lhe ajudar já me deixa bem contente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiquei realmente satisfeito, Eder, já que eu estava meio que desesperançoso de conseguir uma solução ao problema. Eu fico muito grato a você e apresento minhas saudações ao .if, que se manifestou. Outrossim, resta-me uma dúvida quanto ao circuito do Nabuco: para o fim que proponho à plaquinha, o potenciômetro VR2 é realmente necessário ao funcionamento do filtro? Pergunto isso porque, no meu entender, o volume, a ser entregue ao amplificador de médios/agudos, já seria regulado pelos potenciômetros dos dos amplificadores esquerdo e direito. Mas considero que posso estar redondamente enganado. Eu gostaria que você me fizesse mais esse favor, de me elucidar essa questão.  

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Eder Neumann, saudações. Já mandei montar a plaquinha, com as alterações por você recomendadas para o filho passa-média/alta.

Como eu vou instalar, no gabinete do amplificador, também o filtro para subwoofer, cujo esquema você postou acima, surgiu uma nova questão. Esse filtro, como está posto na página http://nabucoeletronica.com.br/subfilter.html , é um "filtro ativo variável de segunda ordem, que permite selecionar a frequência de corte entre 30Hz e 150Hz", através do potenciômetro VR1. Como você pode ver, esse filtro deixa passar frequência a partir de 30 Hz até 150Hz, o que não me agrada nada, pois que não quero perder a frequência entre 10Hz e 30Hz (ainda que eu só ouça a partir de 20Hz). Eu quero retirar essa limitação inferior e estabelecer em 80Hz a limitação superior, ou seja, quero que a variação regulada pelo potenciômetro vá de 10Hz a 80Hz. Nem o autor do filtro nem quem me o vendeu querem me auxiliar nessa questão, mesmo mediante remuneração. Nessa situação, venho solicitar o seu possível auxílio, observando que eu ficaria satisfeito em lhe recompensar o trabalho, pois sei que além do precioso conhecimento -muito dificultoso de se conseguir-, você irá gastar também o seu tempo. Espero que você possa me atender, mas saberei compreender se eventualmente isso não lhe for possível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá simpático amigo. Não tenho certeza e nem vou assumir o controle mas ao ver o esquema, minha intuição me diz que pra passar freq mais baixa, basta você não soldar alguns capacitores. Perceba que ele colocou vários em paralelo. Suponho que você pode 'não montar' 1 dos que vão pro gnd. Aguarde o phd do amigo @Eder Neumann que pode te mostrar a matemática disso, se quiser.

Permita-me lembrar que a qualidade da acústica do ambiente, do próprio a.f., idade, humor, horóscopo 😁, e afins influenciam na sua percepção do som

 

edit .. pra não colaborar com viradas de página kk

 

8 horas atrás, Nelsaraiva disse:

esse filtro deixa passar frequência a partir de 30 Hz até 150Hz, o que não me agrada nada, pois que não quero perder a frequência entre 10Hz e 30Hz

Ah tá... achei que o amigo estava querendo melhorar a reposta em baixa freq. Então o filtro dele é rejeita faixa? É isso?

1 hora atrás, Eder Neumann disse:

ajustar o corte de frequências a partir de 30Hz que pode se estender até 150Hz.

living & learning 😁

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as frequências indicadas no descritivo significam o intervalo do ajuste de corte, ou seja, você não vai perder as frequências abaixo disso, mas sim ajustar o corte de frequências a partir de 30Hz que pode se estender até 150Hz.

desta forma não vejo necessidade de alteração para este quesito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui tem um gráfico que mostra bem isso, o ajuste será a posição "horizontal" de onde a curvinha começa a descer (na verdade é quando já desceu alguns dB, mas pra leigos fica mais fácil de explicar assim)

 

image.png.531c1f87b978e0f4b7c2c3f0d7f4c3e3.png

 

aí o filtro desta plaquinha possui a curva característica da linha verde, passa baixa de segunda ordem, ou seja, tudo abaixo do corte segue sem alteração, e tudo acima do corte será atenuado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, .if disse:

ajustar o corte de frequências a partir de 30Hz que pode se estender até 150Hz.

Nossa, entendi errado, que burrice. Agora é que estou entendendo o que a frase acima quer realmente dizer: por meio do potenciômetro posso deixar passar pulsos ATÉ 30Hz, ou ATÉ 40Hz ...... e assim por diante, ATÉ o máximo de 150Hz. Eu, leigo na matéria, entendia que passariam pulsos somente de 30Hz em diante, até 150, ou seja, pulsos de 25Hz seriam barrados.

Fico grato ao Eder e ao amigo .if, que me fez ver o meu desentendimento. Abraço a ambos.

   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...