Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC danificando placas de vídeo???


Posts recomendados

Boa galera!!! Recentemente, meu PC q estava funcionando normal, parou de funcionar, e achei q seria processador por causa dos 5 bips, ou a placa-mãe. Testei meu processador em outra placa-mãe, e ligou normal, aí então, peguei essa MB emprestada e liguei em casa, para minha surpresa, a placa de video n estava reconhecendo, e testei ela em outro computador, e também nada. Ok, peguei uma placa de video emprestada, e tudo voltou ao normal. Liguei o PC, trabalhei o dia todo depois desliguei, no outro dia ao ligar... N detecta placa de video... Testei a placa de video em outro PC, e também n detectou essa emprestada... O q poderia estar acontecendo? Pois a minha placa-mãe e a emprestada estão funcionando normalmente, e o problema só acontece quando desliga o PC. Teve até um problema na MB q estava antes, q foi, ao reiniciar, n reconhecer meu sdd, até reconhecia, mas dizia estar sem sistema operacional... Sendo q também, tinha ligado e usado normal, e esse ssd ligou normal depois também, como se nada tivesse acontecido... Estou desesperado, pois meu computador é minha ferramenta de trabalho!!! Seria possível alguma coisa estar danificando placas de vídeo??? Minha fonte é nova, e a placa de video emprestada, n precisa de alimentação externa, pois até pensei em ser algo da fonte danificar a placa de video, mas creio q n. Espero q alguém tenha uma luz... porque a minha já tá se apagando no desespero!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Paulo df disse:

após uso com o mesmo processador...

Bom com essa frase , "com o mesmo processador" , já abre margem para que o problema seja ele , ele também se comunica com a placa de vídeo , caso ele tenha problemas , não vai funcionar mesmo , ele pode até funcionar sozinho , mas com alguma placa de vídeo ele não irá funcionar , você testou a placa  de vídeo com outro processador? já aconteceu alguns casos de o processador ter problemas em se comunicar com a placa de vídeo , fazendo com que o PCI Express se torne inutilizável mesmo usando um processador que não tenha problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo df Para diagnóstico recomendo que faça o seguinte: desconecte tudo de sua placa-mãe e remova ela e a fonte. Coloque ela sobre uma superfície não condutiva, de preferência isolada pela própria caixa ou outro papelão ou plástico anti estático. Conecte a fonte, faça um reset de sua BIOS. Se sua CPU tiver vídeo onboard tente ligar por ele. Se não tiver tente ligar com sua GPU ou com a emprestada. 

Não estar dando vídeo não quer dizer que a GPU queimou. Tem vários fatores que podem estar impedindo o PC de iniciar corretamente, e ligar a GPU em outro PC não é um diagnóstico certo a menos que você tenha uma GPU funcionando para fazer o mesmo teste.

Antes de ligar o PC em sua bancada, faça o reset da BIOS, não se esqueça disso. Use apenas um pente de memória para o teste e troque por outro se não funcionar, revezando também os slots.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal!!! Desde já, grato pela atenção de todos!!!
A config do PC é: Ryzen 5 1600AF | AsRock B450M Steel Legend | 2x8gb Ballistix Sport 3200mhz | GTX 970 G1 Gamming (essa parece q morreu mesmo) | SSD Samsung 850 PRO 256 | HDS rs | Corsair CX650 cinza | Corsair 700D/W

1 - O processador da o mesmo problema na AsRock quanto na AB350M-DS3H q eu peguei emprestada
2 - Tenho um PC mais antigo com um athlon x2 rsrs mas q funciona, então: A 970 n liga nele nem em nenhum outro PC, diz estar sem placa de vídeo. a GTX 650, e uma 9800 GT, ligam no PC antigo, porém, ligam e não ligam no PC com o 1600AF, tanto na Steel legend quanto na DS3H. Sendo como falei, a plataforma ryzen, as vezes liga as vezes n liga com as VGAs.
3 - Agora, o PC ligou com a GTX 650, porém n reconheceu a 9800 GT q reconhecia antes...
4 - o 1600AF funcionou em uma AORUS de um amigo meu, que me emprestou as placas. Mas n posso nem usar isso como parametro, pois so testamos pra ver se ligava e depois desligamos. Coisa q, aconteceu aqui em casa, ligou normal de primeira também, e só depois q teve esse problema de n reconhecer as VGAs.

É um problema intermitente... até liguei com outra fonte, e dá os mesmos resultados.
@WOZ Dods fiz esse procedimento todo, do reset na BIOS, e continuou igual.
@Gustavo Muccelin Moreira Eu estou suspeitando disso. Q o processador, esta com problema na comunicação com o PCI-EX, pois é bem estranho o mesmo problema em duas placas mães, q estão aparentemente boas.
Eu n tenho outro Ryzen para teste, o q seria o ideal para realmente ver se ele é o problema =(. Estou correndo atrás de conseguir um para fazer esses testes.

Algo q pensei também, foi q, a placa GTX 970 pode ter dado algum problema q "danificou" o processador. Isso, porque creio q ela realmente faleceu, pois n ligar em nenhum computador de testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Paulo df disse:

Então pessoal!!! Desde já, grato pela atenção de todos!!!
A config do PC é: Ryzen 5 1600AF | AsRock B450M Steel Legend | 2x8gb Ballistix Sport 3200mhz | GTX 970 G1 Gamming (essa parece q morreu mesmo) | SSD Samsung 850 PRO 256 | HDS rs | Corsair CX650 cinza | Corsair 700D/W

1 - O processador da o mesmo problema na AsRock quanto na AB350M-DS3H q eu peguei emprestada
2 - Tenho um PC mais antigo com um athlon x2 rsrs mas q funciona, então: A 970 n liga nele nem em nenhum outro PC, diz estar sem placa de vídeo. a GTX 650, e uma 9800 GT, ligam no PC antigo, porém, ligam e não ligam no PC com o 1600AF, tanto na Steel legend quanto na DS3H. Sendo como falei, a plataforma ryzen, as vezes liga as vezes n liga com as VGAs.
3 - Agora, o PC ligou com a GTX 650, porém n reconheceu a 9800 GT q reconhecia antes...
4 - o 1600AF funcionou em uma AORUS de um amigo meu, que me emprestou as placas. Mas n posso nem usar isso como parametro, pois so testamos pra ver se ligava e depois desligamos. Coisa q, aconteceu aqui em casa, ligou normal de primeira também, e só depois q teve esse problema de n reconhecer as VGAs.

É um problema intermitente... até liguei com outra fonte, e dá os mesmos resultados.
@WOZ Dods fiz esse procedimento todo, do reset na BIOS, e continuou igual.
@Gustavo Muccelin Moreira Eu estou suspeitando disso. Q o processador, esta com problema na comunicação com o PCI-EX, pois é bem estranho o mesmo problema em duas placas mães, q estão aparentemente boas.
Eu n tenho outro Ryzen para teste, o q seria o ideal para realmente ver se ele é o problema =(. Estou correndo atrás de conseguir um para fazer esses testes.

Algo q pensei também, foi q, a placa GTX 970 pode ter dado algum problema q "danificou" o processador. Isso, porque creio q ela realmente faleceu, pois n ligar em nenhum computador de testes.

É complicado , pode ser várias coisas , e se continuar testando e testando em PCs diferentes , acho que vai arrumar mais problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Paulo df disse:

Eu estou suspeitando disso. Q o processador, esta com problema na comunicação com o PCI-EX, pois é bem estranho o mesmo problema em duas placas mães, q estão aparentemente boas.

Tentou reassentar a CPU? Erro de encaixe, até por peso do cooler, pode ocasionar mal contato no socket.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Muccelin Moreira Nem me fale, q eu fico com medo disso mesmo kkkkkkkk
@WOZ Dods Sim, tanto em uma quanto em outra placa, averiguei o encaixe e tudo. Olhei os pinos e os sockets, e tudo ok. Tanto q, agora estou usando o PC, e ele só apresenta problema depois de reiniciar... ai vou terminar todos os trabalhos e n desligar ele mais por enquanto kkkkkk e ai vou tentando resolver e buscando informações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Sim!!! Olhei os encaixes e tudo mais, e isso dos pinos, pois tive problema com uma fonte mais antiga, q um deles ficava subindo quando encaixava!!! A atual, é uma CX650, e uma reserva q eu tenho q eu testei também é uma TX750. Eu imaginei alguma coisa assim, da fonte ou placa n está alimentando a placa de vídeo corretamente. Uma informação também, é q a 9800 GT usa uma conexão de 6 pinos, a GTX 650 é sem qualquer alimentação, só a do slot mesmo. Outra coisa q vi também, era com a ram no slot 2, funcionou quando ligou e tal, depois q voltou o problema, eu removi as memorias e coloquei so uma, no slot 2 do dual channel, e n ligou, sendo q antes ligava, ai troquei a memoria de slots e nada, hoje troquei e ligou... porque PC é assim??? rsrsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Paulo df disse:

A atual, é uma CX650, e uma reserva q eu tenho q eu testei também é uma TX750

Sua reserva é sua melhor fonte? Como assim?!?!

Se sua MB tiver mais de um slot pode testar no outro também.

 

Sobre o slot de memória, isso pode significar que o slot está sujo (basta limpar com escova e isopropanol), danificado (aí só trocando a MB mesmo) ou até não tem nenhum problema, mas a memória pode estar problemática. Eu faria um update da BIOS, limpeza do slot e testes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods é, porque a TX tem 10 anos, e foi ela q deu uns problemas no cabo, ligando bem quando ele esta bem reto rsrsrs ai comprei outra, e deixei ela de reserva, pois também as vezes apresentava problemas de start, depois limpei e parou, mas n quis arriscar, já q o PC agora é mais para trabalho mesmo!!!

As memorias nunca apresentaram problemas e são novas também. No caso, o problema mesmo q dá, é quando espeta VGA dedicada, ai buga tudo, e as vezes até coisas improváveis, como foi o caso do SSD!!!
Eu vou tentar um update de Bios para ver, porque a AsRock, veio com a 2.80, porém como funcionou tudo dentro do esperado por meses, eu n me preocupei em att mais, ainda mais q tem mas restrições depois do 2.80 para os ryzen 2xxx e 1xxx. Eu vou ver se faço por desencargo, porque como falei, é o mesmo problema em duas placas mães diferentes, e as única coisa q elas compartilham é o processador e memória!!! mas ai teve aquilo q falei, de agora n reconhecer uma das placas, na mobo q reconhecia as duas tranquilamente!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Paulo df disse:

é, porque a TX tem 10 anos, e foi ela q deu uns problemas no cabo, ligando bem quando ele esta bem reto rsrsrs ai comprei outra, e deixei ela de reserva, pois também as vezes apresentava problemas de start, depois limpei e parou, mas n quis arriscar, já q o PC agora é mais para trabalho mesmo!!!

testou outro cabo?

 

2 horas atrás, Paulo df disse:

Eu vou tentar um update de Bios para ver, porque a AsRock, veio com a 2.80, porém como funcionou tudo dentro do esperado por meses, eu n me preocupei em att mais, ainda mais q tem mas restrições depois do 2.80 para os ryzen 2xxx e 1xxx. Eu vou ver se faço por desencargo, porque como falei, é o mesmo problema em duas placas mães diferentes, e as única coisa q elas compartilham é o processador e memória!!! mas ai teve aquilo q falei, de agora n reconhecer uma das placas, na mobo q reconhecia as duas tranquilamente!!!

Torcendo aqui. Testes, testes e mais testes, vida de técnico! :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei hj um 3400g, porque como preciso para render, 8t vão ser úteis, pois só utilizo ainda render via CPU, e ai também vai servir para processador de teste!!! Quando ele chegar, vou fazer os testes com ele... se funcionar tudo nos conformes com ele, vamos tirar a dúvida se foi mesmo o processador!!! Ai mando o 1600AF para garantia, se for o caso!!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TESTES REALIZADOS (até agora)

O processador chegou a alguns dias mas hoje consegui fazer uns testes... então!!!
A placa Steel Legend, aceitou ele normalmente e ligou normalmente. Foi testada com o 3400G e um 1600AE q tinha de um amigo. Porém foi testada com uma memoria q estava lá (os testes foram realizados em outro lugar). Tudo funcionou perfeitamente, inclusive, com placa de video dedicada encaixada nela.

Agora, em casa, testar o meu 1600AF novamente na Steel, pois ela ta ligada na DS3H. No caso também agora para se testar, são as memorias, pois a Steel q ligava e n ligava, n teve mais esse problema com os outros processadores e outra memoria.

Quanto a GTX 970 G1, essa morreu mesmo, n funciona de forma alguma. Agora é abrir ela toda, limpar e tal, e ver se um milagre recai sobre a mesma kkkkkkkk

Assim q eu fiz os próximos testes, vou postar aqui!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NOVOS TESTES!!!

Hoje pela manhã, fui ligar o computador normalmente, e? NADAA!!! Pensei "pode ser realmente o processador e a placa-mãe", fui e troquei pelo 3400g, ki para minha surpresa, também n ligou... sendo q ontem, eu fiz todo os testes e combinações possíveis, e n deu problema em nenhum momento. Para piorar, a DS3H também apresentou o mesmo problema ligando com placa dedicada e o 3400g, coisa q n tinha acontecido em nenhum teste.
Ontem eu testei DS3H com:
3400g com memoria C=ok
3400g com memoria K=ok
3400g com memoria C e placa dedicada=ok
3400g com memoria K e placa dedicada=ok
1600AF com memoria C e placa dedicada=ok
1600AF com memoria K e placa dedicada=ok

 

Testes com a Stell Legend
3400g com memoria=ok
3400g com memoria K=ok
3400g com memoria C e placa dedicada=ok
3400g com memoria K e placa dedicada=ok
1600AF com memoria C e placa dedicada=ok
1600AF com memoria K e placa dedicada=ok

Até estranhei, porque ficou como se nada tivesse acontecido, apenas a placa de vídeo 970 ter realmente morrido. Ai hoje como n ligou, refiz os testes, e o resultado foi

Testes com DS3H:
3400g com memoria C=ok
3400g com memoria K=ok
3400g com memoria C e placa dedicada=NADA
3400g com memoria K e placa dedicada=NADA
1600AF com memoria C e placa dedicada=NADA
1600AF com memoria K e placa dedicada=NADA

 

Testes com a Stell Legend
3400g com memoria=ok
3400g com memoria K=ok
3400g com memoria C e placa dedicada=NADA
3400g com memoria K e placa dedicada=NADA
1600AF com memoria C e placa dedicada=NADA
1600AF com memoria K e placa dedicada=NADA

Ai fica parecendo q a placa de video dedicada está ruim, porém ela está boa, pois funcionou nos testes de ontem. Inclusive, uma segunda placa dedicada, teve o mesmo problema de as vezes pegar e outras não, porém na época eu só tinha o 1600AF.

Ou seja, o problema aparece quando liga uma Placa dedicada ao PC, pois da esse mesmo problema tanto na Steel quando na DS3H =(
Pensei de ser a fonte, porém testei com outra aqui e deu na mesma, sendo q ontem a mesma coisa, com a outra fonte, todas ligavam também normalmente.
Coloquei assim na vertical, porque acho q ficava melhor do q um seguido do outro.

*Memoria K é kingston e memória C é crucial.
 

@WOZ Dods Irei fazer a att de bios da steel, porém acho difícil isso resolver, visto q a DS3H esteja com o mesmo problema!!! Mas, vou fazer por via das dúvidas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente... o problema n teve solução, o mesmo kit q comentei q ligou, voltou a ligar durante um tempo, mesmo desligando e ligando, depois de um tempo, n ligava novamente, assim como todas as peças testadas, os problemas permaneceram os mesmos!!! To usando o 3400G na steel, pois os kits ryzens ligam e n ligam com video onboard independente de placa de video, em quanto as mesmas VGAs funcionam em um kit com AMD 64 x2.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo df Eu estava lendo ontem esse artigo: https://www.tomsguide.com/amp/news/how-to-build-pc-troubleshooting

Tem coisas que são difíceis de diagnosticar e sem ter peças sobressalentes para fazê-lo só dificulta mais. Já vi casos onde o defeito era uma simples porta USB em curto, outros que o painel frontal estava em curto, tem casos de pino com mal contato na CPU, de slot de RAM ou PCIe com mal contato ou solda danificada, fora os problemas de fonte e cabos... Infelizmente o diagnóstico tem que ser feito com muita paciência e os recursos adequados em casos como esse seu. Já procurou um técnico de confiança?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods pois é cara, eu to todo perdido, porque eu também tenho q  comprar uma placa de vídeo nova, e to com medo de comprar e acabar n funcionando. Esse amigo q me cedeu as peças, ele é técnico também, e também trabalha vendendo peças, ai por isso ele tem quase todo tipo de peça para testes. Eu vou esses dias novamente na casa dele, pois lá tem amis peças e refazer todos os testes. Caso o problema persista, vou abrir RMA da placa-mãe, pois é MUITO mais difícil q seja algum problema com os dois processadores, e mais provável q seja com a placa-mãe, mesmo o problema aparecendo em duas placas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...