Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Passar desengripante no cooler da CPU


Posts recomendados

5 minutos atrás, Howan disse:

Boa tarde, queria saber se pode usar Desengripante spray no cooler da CPU e em outros 2 que tenho para jogar ar quente e ar frio. Desde já agradeço!

 

Não, não e não, não use nada disso. Se quiser limpar o dissipador, use apenas escovas ou jatos de ar. E para o fan, também escovas ou algum pano ou papel seco.

 

O máximo que você usa é álcool isopropílico para tirar a pasta térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Howan Se o cooler estivesse a beira da morte, rodando a baixas rotações e/ou fazendo ruído, aí você talvez poderia lubrificá-lo provisoriamente para substituí-lo em breve. Nesse caso deveria usar óleo singer, que é adequado para esse tipo de motor. Desengripante com o tempo aumenta o atrito e só faz o coitado do cooler queimar mais rápido.

No entanto, como o @Imakuni disse, toda ventoinha hoje é fabricada com a câmara de lubrificação selada e a maioria usa buchas auto-lubrificantes. Essa lubrificação dura até o dia que o motor falhar ou mais se forem coolers de qualidade. Violar essa câmara onde fica o rotor só vai fazer com que a lubrificação adequada seque mais rápido (fora a possibilidade de vazamento como foi citado) e dificilmente ficará melhor do que estava antes. 

Se quer fazer manutenção preventiva, pode uma vez por ano aspirar a poeira com um aspirador de pó, retirar o bloco de alumínio do cooler para limpá-lo com escova em um local arejado (ou no tanque de casa, rs), mas só deve usar isopropanol para lavar, nunca água ou álcool comum (menos ainda desengripante). Só se lembre que caso remova o cooler, terá que limpar a pasta térmica antiga com isopropanol e aplicar uma nova. Não serve pasta térmica implastec ou genérica, tem que ser própria para PC como uma MX-4 ou melhor, de preferência sem ser de prata já que é muito arriscado para pessoas inexperientes aplicarem. Procure pasta das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair e Arctic, de preferência não condutivas. 

 

O ideal, no entanto, é que você instale filtros no seu gabinete (se ele não tiver) para evitar que a poeira sequer entre no seu interior. Essas manutenções preventivas causam desgaste prematuros de encaixes como sockets, slots e roscas, e isso pode causar falhas depois de alguns anos. O ideal é que capriche na ventilação, filtre as entradas e saídas e só realize manutenção preventiva leve uma vez por ano ou até mais que um ano. O meu mesmo eu realizo preventiva a cada um ano, mas isso porque sou técnico e preciso abrir regularmente. Para os de clientes que são 100% filtrados como o meu eu costumo recomendar uma manutenção a cada 2 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...