Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Expectativa de Vida / Durabilidade GPUs


Posts recomendados

Pessoal, qual maior tempo vocês tem de vossas GPUs? É bom todos saberem para assim na hora de escolher uma boa GPU, não levar em conta somente pela capacidade e performance dela e sim a durabilidade, ja que são bem caras.

 

Ex: a Minha AMD Sapphire HD 7970 3GB, tenho ela a exatos 11 anos paguei R$ 1500,00 em 2010, ela morreu recentemente dia 18/01/2021, mas ainda vou tentar revivê-la, mas como exemplo, ela nunca deu Problema, e eu usava praticamente toda capacidade dela, devido eu ter 3 Monitores conectados a ela numa resolução 6080x1080. Guerreira e Marca de ótima durabilidade.

Tenho até a caixa dela guardada até Hoje, com todos os acessórios.

 

Sapphire.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hightech007 Durabilidade de GPU (na verdade de qualquer Peça do PC) é aleatória, Pode tanto durar 1 ano quanto 20, eu lembro de usar uma FX 5200 (placa AGP de 2003) até 2014 se não te enganado.

Eu diria que não vale a pena tentar reviver essa sua placa, já que pode custar caro e nem dar certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hightech007 Pois é.. Sapphire é a melhor marca de placas de video do mercado, disparado.

Durabilidade da placa depende de múltiplos fatores.. variação térmica, fonte, tempo de uso.. tipo de uso.

Qual problema dela? "Morreu" como?

Aliás, placas atuais no geral duram menos que as placas antigas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta FX 5200 , durou bastante Hein, cuidou bem dela

 

Então, a minha na verdade deu avisos que estava doente há 2 meses, um dos Coolers não queria funcionar, somente forçando via Software a 100%, depois de 30 dias, apareceu os primeiros artefatos, listras vermelhas etc... e  recentemente o PC nem Ligava mais com ela, quando tirei a placa o PC ligou, então acredito que seja ela o problema.

 

Mas todos os componentes deste meu PC tem uns 11 Anos, tirando apenas os SSDs e alguns Hds que são mais novos. Espero que não seja o conjunto todo com problemas kkkk.

 

Sábado agora vou levar ela na Assistência, disseram que poderia custar até 300 reais, se for este valor vale a pena por enquanto, uma nova está muito caro e ja quero comprar uma TOP tipo RX 5700 XT, mas tá complicado achar e barata.

Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peças de computador é uma loteria, vai depender do tipo de usuário, qualidade na fabricação, rede elétrica, fonte.... Tenho uma FX5200 da power color e FX5500 da palit funcionando até hoje depois de 15 anos e no meu trabalho tenho duas placas de vídeo PCI com mais de 20 anos que funcionam nos computadores mais antigos.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal, então, o técnico disse que não consertava mais esta placa HD 7970, aí fui em outra assistência, o cara pediu 2 dias para analisar, fiquei com receio por causa do local, vou tentar achar outro local.

 

Bom, como não aguentava mais esperar, achei um RX 580 8GB até que barata para o momento atual de tudo caro, 1500 reais, 3 anos garantia, instalei e tudo funcionou, lógico, com desempenho um pouco melhor que a HD7970 mas travada o desempenho total por causa da placa-mãe antiga e processador, a Placa-mãe  PCIe 2.0 e a GPU é 3.0, o processador AMD Phenom 970 de 2010. 

 

EU fiquei até com medo desta RX 580 não funcionar na minha placa-mãe de 11 anos kkk, mas Rodou, por enquanto não posso comprar uma placa-mãe e Processador novo, vou esperar mais para abaixar preços, mas pelo menos consegui voltar a jogar em 3 telas.

 

Aquele negócio de GPU nova com processador antigo perder desempenho, tem razão, mas pelo menos não vou ter que gastar mais R$ 4 Mil em Placa-mãe e processador novo. 

 

Como Exemplo, listo abaixo desempenho de alguns jogos  em Multimonitor 5760x1080, lembrem-se que tal resolução consume quase o triplo de desempenho da GPU e CPU

 

45 FPS - The Witcher 3 - com gráficos alto sem MSAA

55 FPS - WWZ com Vulcan gráficos alto MSAA 2x

33 a 45 FPS - GTA V gráficos alto sem MSAA, não sei porque, mas perdeu um pouco de desempenho em relação a HD7970.

60 FPS - Alien Isolation - Gráficos alto com MSAA

48 FPS - Nascar Heat 5 - gráficos alto 

 

Tá bom demais.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na média, Gpus antigas iguais a sua (2010 pra trás?) que tinha que ter uma fonte parruda e sem ser solda ecológica duravam mais(6, 7 anos em média) que as de hoje ( 4, 5 anos em média) com solda ecológica.

Tinha uma gf4 durou 10 anos.

Tive uma r7 265 gigabyte que durou 4 anos e meio.

Mas acho que outros fatores também pesam. Como qualidade da mobo, fonte, a solga bga que eu mencionei. Os games pesados que demandam mais da placa, etc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha primeira placa de video, uma Ge Force 9600GT foi comprada em 2009 foi usada ate 2012 e funciona ate hoje, ta guardada e eu uso ela como GPU de testes e quebra galho... 

 

A questão é que eu sempre usei fontes de qualidade e gabinetes bem fechados e ventilados, um conhecido que comprou um 9600GT na mesma época que eu teve que trocar de placa em 2 anos e trocou a fonte com 3 anos, pois o gabinete dele era mal ventilado e a placa trabalhava quente, a minha 9600GT foi com overclock ate 800Mhz com tensão stock,  mas nunca passou de 70°C.

 

Minha segunda placa um HD 6870 foi comprada em 2012 e vendida pra um parente em 2019, a placa ainda funciona e roda muita coisa.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, RenatoSaSa disse:

Na média, Gpus antigas iguais a sua (2010 pra trás?) que tinha que ter uma fonte parruda e sem ser solda ecológica duravam mais(6, 7 anos em média) que as de hoje ( 4, 5 anos em média) com solda ecológica.

Tinha uma gf4 durou 10 anos.

Tive uma r7 265 gigabyte que durou 4 anos e meio.

Mas acho que outros fatores também pesam. Como qualidade da mobo, fonte, a solga bga que eu mencionei. Os games pesados que demandam mais da placa, etc

Olá

Este negócio da solda eu não sabia, uma pena as GPU de Hoje durarem menos, esperamos que não, daqui uns 5 ou 7 anos saberemos, pagamos mais caro para durar menos, acho errado, o desperdício para o meio-ambiente é pior se perder uma placa inteira por causa de Soldas.

Valeu

23 horas atrás, F4b10 disse:

Minha primeira placa de video, uma Ge Force 9600GT foi comprada em 2009 foi usada ate 2012 e funciona ate hoje, ta guardada e eu uso ela como GPU de testes e quebra galho... 

 

A questão é que eu sempre usei fontes de qualidade e gabinetes bem fechados e ventilados, um conhecido que comprou um 9600GT na mesma época que eu teve que trocar de placa em 2 anos e trocou a fonte com 3 anos, pois o gabinete dele era mal ventilado e a placa trabalhava quente, a minha 9600GT foi com overclock ate 800Mhz com tensão stock,  mas nunca passou de 70°C.

 

Minha segunda placa um HD 6870 foi comprada em 2012 e vendida pra um parente em 2019, a placa ainda funciona e roda muita coisa.

 

 

Tem razão,  fonte ajuda muito, Minha fonte lendária Seventeam 850 Bronze, mesmo assim, deu conta com qualidade para todos os componentes dependentes dela.

Ja tive uma 6870, e depois troquei pela 7970, Estas placas com um bom processador, roda muita coisa mesmo. Por isso ainda vou tentar arrumar a minha 7970 para deixar no PC antigo como testes ou um backup caso o PC novo quando eu tiver der algum problema, pois não consigo ficar sem jogar kkkk, mesmo eu tendo um Note Gamer, gosto das 3 telas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

 As placas de vídeo mais novas não tem a mesma durabilidade! A questão das soldas já foi resolvida, tanto que hoje em dia é raro um reballing resolver o problema, maioria está com GPU ferrada, vram com problemas de tanto aquecer, enfim, não são feitas para durar! Creio que o próprio processo de fabricação tem certa influência nisso. Um amigo comprou um RX580 e em um ano a mesma começou a apresentar artefatos até morrer, nem ressolda salvou.
 Antigamente as placas de vídeo paravam por defeitos simples, como capacitores que sempre vazavam, estouravam (lembram do incidente da Dell?), assim como notebooks mais baratos da Pcchips/ECS ou outras marcas xingling que vinham com capacitores Ltec, Ostor e outras porcarias. Eu me lembro que era raro uma placa parar por gpu queimada, vram com defeito ou coisas do tipo! Sempre era só trocar o capacitor que resolvia. 
 Tenho uma FX5200 128MB funcionando até hoje, em um micro que usava pra jogar GTA Samp nas antigas que até hoje funciona, só precisei trocar uma vez os capacitores e nunca mais deu nada. Duvido que quaisquer placas de gerações mais novas durem tudo isso em pleno funcionamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Johnny , Obrigado pelas informações, este caso da Dell não lembrava não.

Espero que suas informações não sejam verdade não num futuro próximo kkk, a minha RX 580 tem que durar uns 10 anos.  Se ela der problema nos 3 anos de garantia que tenho, aí vendo ela na hora e já invisto na Sapphire. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...