Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BSOD aparece quase toda hora


samuel.com

Posts recomendados

Recentemente montei um computador, comprei as peças e mandei para um técnico, até ai tudo bem nada de incomum havia acontecido, mas dps de um dia o pc não ficava quieto quase toda hora um bsod aparece falando codigos totalmente diferente como :

pagefault in nonpaged area

apc index mismatch
dpc watchdog violation
irql less or equal 
system service exception
driver irql less or equal
kernel security failure

memory management 

O estranho q nunca acontece quando estou jogando, geralmente acontece erro quando estou vendo youtube, netflix, mexendo no twitter e etc.

pesquisei um pouco e vi q poderia ser os drivers, mas eles estão todos atualizados 

alguem por favor me ajuda n sei o que posso fazer mais

tenho windows 10 pro 

meu pc:

b450 m aorus

2060 galax 

16 gb xpg 3000 mhz

fonte 600w

ryzen 5 3500x 

hd de 1 tb

ainda nao tentei formatar o pc e nunca vi ninguem na internet com esses mesmo problemas 

por favor alguem me ajude 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, samuel.com disse:

ainda nao tentei formatar o pc e nunca vi ninguem na internet com esses mesmo problemas 

E nem tente. Leia este tópico:

 

10 minutos atrás, samuel.com disse:

pagefault in nonpaged area

apc index mismatch
dpc watchdog violation
irql less or equal 
system service exception
driver irql less or equal
kernel security failure

memory management 

Diferentes códigos de paradas geralmente indicam problemas na memória RAM.

 

Siga os procedimentos deste tutorial:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV acabei de tentar todos esses procedimentos, testei pente por pente em slots diferentes na placa-mãe mas ainda estava dando a maldita tela azul, fiz o teste do memtest86 exatamente como você estava explicando e no final os dois pentes nao apresentaram nenhum erro, o q você acha q eu devo fazer agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@samuel.com Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:
 
- Caso use um computador de mesa: Marca e modelo da sua fonte de alimentação (MARCA e MODELO, não somente potência);
- Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
- Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc).
 
Preciso saber também:
- Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC?
- Você faz overclock no seu PC?
 
---
 
Após nos enviar essas informações, realize os seguintes procedimentos:
 
1- Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (.dmp), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.
 
https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html
 
Você deve enviar DA MESMA FORMA que está no exemplo abaixo, dê um clique normal (não é pra dar um duplo-click) em cada um dos arquivos .dmp que estão listados ali e envie uma print DESTA MANEIRA:
 
D9n8NNP.png


2- Abra um CMD normal (não-administrador), copie o comando abaixo por completo, cole no CMD e tecle Enter (espere 10 segundos após teclar enter)
 

Citação

(wmic product get name,version && wmic pagefile get /value && wmic bios get smbiosbiosversion && wmic os get version,caption && wmic recoveros get DebugInfoType && wmic service wersvc get state) > "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" 


Um arquivo chamado "listappta.txt" será gerado na área de trabalho. Anexe esse arquivo na sua próxima resposta.
 
3- Baixe o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Tire uma print APENAS da tela inicial e envie no seu próximo post:
https://www.ccleaner.com/speccy/download
---
 
Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GabrielLV disse:

(wmic product get name,version && wmic pagefile get /value && wmic bios get smbiosbiosversion && wmic os get version,caption && wmic recoveros get DebugInfoType && wmic service wersvc get state) > "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" 

não estou conseguindo concluir essa etapa, eu copio e colo no CMD e ele fala q " o sistema não pode encontrar o caminho especificado"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV minha fonte: https://www.redragon.com.br/rgps600w.
uso um filtro de linha.
não uso nenhum adaptador e nunca usei um atualizador de drive
sobre overclock, o máximo que ja fiz foi ativar o xmp na bios para as memorias usarem toda a sua potencia de fabrica.
obs: ja tentei desativar o xmp para ver se era ele o causador da tela azul mas mesmo assim continuou.

 

 

nao conseguir o procedimento do prompt de comando

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

3 minutos atrás, samuel.com disse:

o link bugou, mas minha fonte e essa ai 

fonte.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O seu antivírus é o Windows Defender? Se sim, Vá em Iniciar > Digite "Segurança do Windows" (sem aspas) e tecle Enter > Proteção contra vírus e ameaças > Desça a página e em "proteção contra ransomware" clique em "Gerenciar proteção contra ransomware" > Desmarque temporariamente a opção "Acesso a pastas controladas". Tente novamente compacta-los em .zip.

 

Se não funcionar, tente mover os arquivos para outra pasta no seu computador e compacta-los como .zip ou .rar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Analisando os arquivos, 3 deles não possuem informações relevantes, mas outros 2 apontam para o seguinte:

 

Citação

 # Child-SP          RetAddr           Call Site
00 ffffb78e`569b6048 fffff805`1160de82 nt!KeBugCheckEx
01 ffffb78e`569b6050 fffff805`114caaff nt!MiSystemFault+0x198d62
02 ffffb78e`569b6150 fffff805`115d1b5e nt!MmAccessFault+0x34f
03 ffffb78e`569b62f0 fffff805`1143877a nt!KiPageFault+0x35e
04 ffffb78e`569b6480 fffff805`1176e06d nt!ExAllocateHeapPool+0xe9a
05 ffffb78e`569b65c0 fffff805`119f2f00 nt!ExAllocatePoolWithTag+0x5d
06 ffffb78e`569b6610 fffff805`119d943d nt!ObpAllocateObject+0x1a0
07 ffffb78e`569b6690 fffff805`11a8e04d nt!ObCreateObjectEx+0xfd
08 ffffb78e`569b6700 fffff805`1f9d28e0 nt!ObCreateObject+0x3d
09 ffffb78e`569b6760 fffff805`1f9d2141 dxgkrnl!WaitForSynchronizationObjectFromCpu+0x208
0a ffffb78e`569b69c0 fffff805`1fa278c0 dxgkrnl!DxgkWaitForSynchronizationObjectFromCpuInternal+0x111
0b ffffb78e`569b6ad0 fffff805`115d5358 dxgkrnl!DxgkWaitForSynchronizationObjectFromCpu+0x10
0c ffffb78e`569b6b00 00007ffa`1c5e5c04 nt!KiSystemServiceCopyEnd+0x28
0d 00000002`623fd798 00000000`00000000 0x00007ffa`1c5e5c04


Os logs acima estão apontando para o dxgkrnl.sys, que é um driver do próprio Windows relacionado ao DirectX. Como dificilmente o próprio Windows será o responsável por uma tela azul, desconsideraremos esse log.

 

Citação

 # Child-SP          RetAddr           Call Site
00 fffffe0d`27d95328 fffff800`7f67e413 nt!KeBugCheckEx
01 fffffe0d`27d95330 fffff800`7f642fb1 ndis!ndisBugCheckEx+0x23
02 fffffe0d`27d95370 fffff800`7f6067de ndis!NdisDereferenceWithTag+0x40101
03 fffffe0d`27d953a0 fffff800`7f64333c ndis!ndisDereferenceMiniportForNsi+0x5e
04 fffffe0d`27d95400 fffff800`7f78fcd2 ndis!ndisNsiGetInterfaceInformation+0x4012c
05 fffffe0d`27d954e0 fffff800`895324ae NETIO!NsiGetParameterEx+0x282
06 fffffe0d`27d95640 fffff800`8953268e nsiproxy!NsippGetParameter+0x1be
07 fffffe0d`27d957d0 fffff800`7a237159 nsiproxy!NsippDispatch+0x6e
08 fffffe0d`27d95820 fffff800`7a7f2a95 nt!IofCallDriver+0x59
09 fffffe0d`27d95860 fffff800`7a7f28a0 nt!IopSynchronousServiceTail+0x1a5
0a fffffe0d`27d95900 fffff800`7a7f1c76 nt!IopXxxControlFile+0xc10
0b fffffe0d`27d95a20 fffff800`7a3d5358 nt!NtDeviceIoControlFile+0x56
0c fffffe0d`27d95a90 00007ff8`6c5bc7d4 nt!KiSystemServiceCopyEnd+0x28
0d 0000001c`7527e808 00000000`00000000 0x00007ff8`6c5bc7d4

 

Neste log, ele está apontando eventos relacionados ao ndis.sys, NETIO.sys, nsiproxy.sis, os três drivers são drivers de rede, sendo o NETIO.sys o mais interessante pois está relacionado com a entrada e saída de dados da rede. Eles também são drivers do Windows, portanto, não podemos considerar que o próprio Windows é o culpado.

 

Isso indica que muito provavelmente, o culpado pelas telas azuis é um driver/programa responsável por monitoramento de tráfego em rede.

 

Analisando os drivers do seu computador, o único software que você possui instalado com "poder" para este tipo de monitoramento é o antivírus da Kaspersky.

image.png

 

Analisando outros também, vi que você possui o "GVCIDrv64.sys", que é um driver relacionado ao software RGBFusion.

 

---

 

Recomendações:

 

1- Como vi relatos recentes de computadores apresentarem diversos problemas por causa do RGBFusion, tente remove-lo do seu computador e veja se os problemas persistem.

 

2- Caso o problema persista, tente ir no site da Kaspersky e baixar uma versão atualizada do seu Antivírus (baixe a versão específica para o produto que você tem instalado, seja ele o Kaspersky Internet Security, Kaspersky Antivírus, Kaspersky Security Cloud Free/Personal, etc). Use o PC por algum tempo e veja se o problema persiste.

 

3- Se mesmo assim persistir, tente remover totalmente o Kaspersky do seu PC utilizando este desinstalador:

https://support.kaspersky.com/common/uninstall/1464

Utilize o PC por algum tempo com o Microsoft Defender que será automaticamente reativado após o Kaspersky ser desinstalado e veja se o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV As telas azuis voltaram novamente e do mesmo jeito q falei ( nunca acontece quando estou jogando) e não instalei nada desde então.

tento ver um video de 10 min no youtube e sempre da tela azul (apenas algumas vezes q conseguir assistir sem nenhum erro aparecendo)

acha q devo formatar o pc? nao sei o que fazer mais 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@samuel.com Analisei estes e os dumps antigos, aparentemente deu algum erro no programa que uso pra analisar e ele não mostrou informações mais completas e...e

 

Então, os dumps antigos estavam apontando apenas para o Kaspersky, mas após olha-los novamente, dessa vez apareceram mais drivers, incluindo os do Malwarebytes, que também é um software capaz de monitorar o tráfego de entrada e saída de rede, especialmente na versão paga/trial (que provavelmente é o seu caso visto que formatou o PC recentemente, o Malwarebytes por padrão vem com a versão trial de 14 dias com todas as opções ativadas). Os novos dumps não possuem informações relevantes, mas o Malwarebytes também está presente neles.

 

Tente remover o Malwarebytes do seu PC.

 

Após isso, baixe o DriverView, selecione todos os drivers ali da lista (CTRL + A), clique no disquete para salvar um log de todos os drivers do seu PC, salve o arquivo na área de trabalho e anexe-o aqui na sua próxima resposta.

https://www.nirsoft.net/utils/driverview.html

 

Se mesmo assim o problema persistir, você pode tentar formatar o computador caso ache mais conveniente, visto que tudo indica que o culpado pelo problema são drivers de terceiros. Mas, caso queira, poderá usar o Driver Verifier para identificar qual é o driver problemático.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@samuel.com Analisando a lista de drivers, tanto neste novo arquivo quanto nos dumps, existe um driver bastante suspeito chamado ene.sys, o qual eu simplesmente não encontro nenhuma informação sobre qual programa ou dispositivo que o utiliza (também nunca vi este driver nos dumps enviados por outros usuários)...

 

Pressione Windows + R > digite "C:\Windows\system32\drivers\" (sem aspas) e tecle Enter > Localize o item "ene.sys" > Botão direito > Propriedades > Detalhes > tire uma print e poste aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vá em Iniciar > Digite "ponto" (sem aspas) e tecle Enter > Clique em Criar para criar um novo ponto de restauração.

 

Após isso, baixe o AutoRuns, execute o Autoruns64.exe, localize o Ene.sys > Botão direito > Excluir > Reinicie o computador.

https://docs.microsoft.com/en-us/sysinternals/downloads/autoruns

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...