Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem problema fazer undervoltage?


Visitante

Posts recomendados

Bom galera , meu processador (X4 860k) , roda automático a 1.464V , e eu queria diminuir essa tensão , até porque ele está em stock , eu queria saber se tem algum problema em diminuir a tensão , estava pensando em por 1.256V , mas como não sei mexer com tensões , fiquei com medo de setar isso e dar problema , minha pergunta é o que pode acontecer se eu setar menos tensão para o processador do que realmente ele precisa? o sistema vai apenas travar? e ai terei que reiniciar o PC? ou pode acontecer algo mais sério?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Gustavo Muccelin Moreira Até onde sem não tem nenhum problema, só encontre uma tensão que o processador consiga se manter sem dar tela azul ou algo do tipo.

Recomendo ir reduzindo de pouco em pouco fazendo testes de stress de 5 minutos no Aida64.

A ok , vi um cara com o mesmo processador que eu e setou em 1.256 e diz que ficou estável , ele em stock né, queria tentar colocar esse valor pra ver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso fizer e o computador parar de ligar, é só fazer um clear CMOS que deve voltar tudo ao normal.
Tome cuidado ao mexer na tensão, caso aumente ele para acima do recomendado pelo fabricante, pode vir a queimar seu processador.
Não vejo o porque de você diminuir a tensão, está tendo algum problema com temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FredericoAndrade

5 minutos atrás, FredericoAndrade disse:

Não vejo o porque de você diminuir a tensão, está tendo algum problema com temperatura?

Quanto menor a tensão menor o uso de energia e menor a temperatura, sempre vale a pena diminuir a tensão, ainda mais quando os valores são absurdos como 1.46v

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, FredericoAndrade disse:

Caso fizer e o computador parar de ligar, é só fazer um clear CMOS que deve voltar tudo ao normal.
Tome cuidado ao mexer na tensão, caso aumente ele para acima do recomendado pelo fabricante, pode vir a queimar seu processador.
Não vejo o porque de você diminuir a tensão, está tendo algum problema com temperatura?

Não estou tendo problemas com temperaturas , porém li que essa tensão pode ser prejudicial , porém relendo outros artigos e vídeos , muitos falam que é normal , que o processador usa tensões maiores as vezes para atingir seu turbo boost , estou vendo algumas coisas antes de mexer pra ver se tenho que mexer ou não , qual seria sua opinião? 

2 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Não estou tendo problemas com temperaturas , porém li que essa tensão pode ser prejudicial , porém relendo outros artigos e vídeos , muitos falam que é normal , que o processador usa tensões maiores as vezes para atingir seu turbo boost , estou vendo algumas coisas antes de mexer pra ver se tenho que mexer ou não , qual seria sua opinião? 

Vi também que o VRM da placa fica , acho que em uma temperatura boa 70-75 graus , com o processador em full load , usei uma câmera térmica para ver isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Muccelin Moreira Como seu processador é antigo, deve ser normal ele operar nessa tensão, um pouco mais elevada em relação a atuais. Se fosse fazer alguma coisa sendo você, aumentaria a frequência da CPU, pois seu processador é desbloqueado para overclock (estude um pouco sobre isso antes). Se não mudou a tensão na BIOS, então não precisa ficar preocupado com a vida útil de seu processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, FredericoAndrade disse:

@Gustavo Muccelin Moreira Como seu processador é antigo, deve ser normal ele operar nessa tensão, um pouco mais elevada em relação a atuais. Se fosse fazer alguma coisa sendo você, aumentaria a frequência da CPU, pois seu processador é desbloqueado para overclock (estude um pouco sobre isso antes). Se não mudou a tensão na BIOS, então não precisa ficar preocupado com a vida útil de seu processador

Ok , então nem vou  mudar , deixei tudo em auto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Muccelin Moreira Deixar em auto nem sempre é bom, muitas placas mães só tacam a tensão no máximo que podem e deixam assim.

Olha como os Ryzen 3000 comportam, vários deles tem problemas com temperatura por causa da tensão, Reduzir um pouco pode ser bom tanto para seu processador quanto para sua placa-mãe.

10 minutos atrás, FredericoAndrade disse:

Como seu processador é antigo, deve ser normal ele operar nessa tensão,

Isso está totalmente errado, eu usava um Celeron 430 e ele nunca chegou a 1.3v, assumir que é normal por ser velho pode trazer vários problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, PlayerUzumaki disse:

@Gustavo Muccelin Moreira Deixar em auto nem sempre é bom, muitas placas mães só tacam a tensão no máximo que podem e deixam assim.

Olha como os Ryzen 3000 comportam, vários deles tem problemas com temperatura por causa da tensão, Reduzir um pouco pode ser bom tanto para seu processador quanto para sua placa-mãe.

Relaxa uzumaki meti ele a 4.3 só pra ver , deu boot pelo menos , estou no aida agora , 1 minuto de teste , a 4.3 é muita potência. 

agora, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Relaxa uzumaki meti ele a 4.3 só pra ver , deu boot pelo menos , estou no aida agora , 1 minuto de teste , a 4.3 é muita potência. 

Eu sinto que está pronto para a guerra 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Gustavo Muccelin Moreira Mas tensão ficar a 1.46v é de mais, nenhum processador tem que ficar assim.

O meu é bruto , ele curte sentir a energia , também tem um cooler gigante instalado nele , mais um air flow monstro , ele curte tensões altas , ta bom até agora  a 4.3 o MONSTRO. VRM tava pedindo arrego , meti um cooler bem na cara dele , esfriou rapidinho.

10 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Gustavo Muccelin Moreira Mas tensão ficar a 1.46v é de mais, nenhum processador tem que ficar assim.

assim que se resfria um VRM

WhatsApp Image 2021-01-21 at 15.01.12.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Gustavo Muccelin Moreira Isso faz um mal danado, tanto para CPU quanto para placa-mãe.

Diminui a tensão dele , coloquei em 1.368 , algo assim , e deixei em 4.3 no OC , acho que da até pra abaixar mais , mas assim está bom , está tudo Ok , temperaturas , da placa-mãe e vrm via câmera térmica 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

O meu é bruto , ele curte sentir a energia , também tem um cooler gigante instalado nele , mais um air flow monstro , ele curte tensões altas , ta bom até agora  a 4.3 o MONSTRO. VRM tava pedindo arrego , meti um cooler bem na cara dele , esfriou rapidinho.

assim que se resfria um VRM

WhatsApp Image 2021-01-21 at 15.01.12.jpeg

 

Os brasileiros ainda não dominaram o mundo porque não querem, porque olha... 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

 

Os brasileiros ainda não dominaram o mundo porque não querem, porque olha... 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

kkkkkkkkkk eu usei o espalho da placa-mãe e o cabo de alimentação do processador como apoio kkkkk e ele ficou lá bonitinho , meu PC tem tanta gambiarra que seis nem imagina kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Yan_ disse:

@Gustavo Muccelin Moreira e roda alguma coisa a 4.5MHz?

Claro , roda até sem over... 

21 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Claro , roda até sem over... 

@PlayerUzumaki o que te deixou confuso? 

36 minutos atrás, Yan_ disse:

@Gustavo Muccelin Moreira e roda alguma coisa a 4.5MHz?

Seu Ryzen roda algo a 4.5GHz? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...