Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando do nada, pd dar problema?


Posts recomendados

Olá, estou com meu pc aqui e ele desliga do nd, não é temperatura, acredito que seja a minha tomada, que esta froxa por dentro e não tá segundo o cabo e ele desliga, testei em outros aparelhos e deu o mesmo problema, só quero saber, se quando ele desliga assim pd dar algum problema, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, uAndrey disse:

Olá, estou com meu pc aqui e ele desliga do nd, não é temperatura, acredito que seja a minha tomada, que esta froxa por dentro e não tá segundo o cabo e ele desliga, testei em outros aparelhos e deu o mesmo problema, só quero saber, se quando ele desliga assim pd dar algum problema, obrigado.

Claro , a energia está sendo cortada sem mais sem menos , isso pode danificar principalmente o HD que sempre está em uso , e para ele desligar de uma forma segura , tem que ser feito o desligamento pelo Windows , isso acontece pelo HD ser como um Disco de vinil , girando ali , lendo as informações , e se a energia é cortada desse jeito , a garra dele que lê o disco , fica descontrolada , não podendo se posicionar corretamente , como aconteceria se fosse feito um desligamento normal , tem esse problema , além de também o Windows ou o sistema operacional que você utiliza , pode vir a corromper também por conta do HD , isso vale pra todas as unidades de armazenamento , em relação a garra descontrolada , vai ocorrer apenas com o HD , o Ssd e outras unidades , não utilizam essa espécie de garra , e é óbvio que uma cortada de energia de repente é ruim para todo o PC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PC desligar do nada ocasionalmente, tipo por queda de energia, não é problema, no máximo pode perder ou corromper algum arquivo e o windows precisar ser reparado... 

 

porém qualquer tomada frouxa precisa ser trocada pra ontem, pois mal contato além de gerar aquecimento e risco de incêndio também força a fonte do PC, mais ou menos como um estabilizador de tensão faria e isso vai acabar estragando a fonte.

 

No funcionamento normal da fonte tem um componente chamado resistor NTC, logo que a fonte é ligada ela esta com os capacitores descarregados, o NTC serve pra limitar a corrente de carga desses capacitores pra um valor seguro, acontece que depois de atuar o NTC aquece e fica inoperante ate que a fonte seja desligada, se a fonte for desligada e religada antes do NTC esfriar, então a carga dos capacitores vai gerar um pico de corrente violento, que passa de 80 Amperes e certamente vai reduzir a vida da fonte e da fiação da casa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, F4b10 disse:

O PC desligar do nada ocasionalmente, tipo por queda de energia, não é problema, no máximo pode perder ou corromper algum arquivo e o windows precisar ser reparado... 

 

porém qualquer tomada frouxa precisa ser trocada pra ontem, pois mal contato além de gerar aquecimento e risco de incêndio também força a fonte do PC, mais ou menos como um estabilizador de tensão faria e isso vai acabar estragando a fonte.

 

No funcionamento normal da fonte tem um componente chamado resistor NTC, logo que a fonte é ligada ela esta com os capacitores descarregados, o NTC serve pra limitar a corrente de carga desses capacitores pra um valor seguro, acontece que depois de atuar o NTC aquece e fica inoperante ate que a fonte seja desligada, se a fonte for desligada e religada antes do NTC esfriar, então a carga dos capacitores vai gerar um pico de corrente violento, que passa de 80 Amperes e certamente vai reduzir a vida da fonte e da fiação da casa. 

Então se o PC desligar e você ligar logo em seguida é ruim? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não faz muita diferença, pois quando o PC desliga seja por mal contato ou queda de energia a fonte continua na tomada, logo quando a energia volta ela é energizada com o NTC ainda quente e os capacitores descarregados... porém o pico de corrente gerado na carga dos capacitores dura frações de segundo e já vai ter acabado antes mesmo que você pense em ligar o PC, não é como se esse pico de corrente fosse queimar algo, mas certamente vai judiar dos componentes da fonte e reduzir a vida deles...

 

O ideal em caso de queda de energia é tirar o PC da tomada e só voltar a ligar ele depois que a energia se estabilizar, alias isso vale também pra TVs, DVDs, videogame, carregadores de celular, fonte do modem/roteador, lâmpadas fluorescentes/LED... praticamente qualquer eletrônico atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, F4b10 disse:

Não faz muita diferença, pois quando o PC desliga seja por mal contato ou queda de energia a fonte continua na tomada, logo quando a energia volta ela é energizada com o NTC ainda quente e os capacitores descarregados... porém o pico de corrente gerado na carga dos capacitores dura frações de segundo e já vai ter acabado antes mesmo que você pense em ligar o PC, não é como se esse pico de corrente fosse queimar algo, mas certamente vai judiar dos componentes da fonte e reduzir a vida deles...

 

O ideal em caso de queda de energia é tirar o PC da tomada e só voltar a ligar ele depois que a energia se estabilizar, alias isso vale também pra TVs, DVDs, videogame, carregadores de celular, fonte do modem/roteador, lâmpadas fluorescentes/LED... praticamente qualquer eletrônico atual.

Não eu digo , assim , supondo que a casa do individuo tenha uma boa rede elétrica , tomadas 100% , aterramento e etc , se eu desligar o PC , e ligar ele logo em seguida , pode causar problemas? se sim o ideal então seria desligar , fechar a entrada de energia da fonte pelo botão traseiro , e ai esperar um pouco para liga lo ? ou posso desligar o PC , deixo energia entrando para a fonte ainda , e ligar ele de volta? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso seria só desligar o PC sem tira-lo da tomada ou desligar o filtro de linha? se for esse o caso sem problemas. o ato de ligar e desligar o PC não causa danos, e a fonte enquanto estiver na tomada vai continuar com os capacitores carregados, mas se tirar da tomada ou desligar no botão do filtro de linha ,ou seja se cortar a energia pra fonte, o ideal é esperar uns 2 minutos pro NTC esfriar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...