Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fixar regulagem de um dimmer dá problema ?


Tito Fisher
Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Ola pessoal ,

 

Perguntinha básica, tenho sobrando aqui  um dimmer  de 4000W  que pretendo usar para diminuir a potencia de um chuveiro elétrico.

O proprio chuveiro já é desses com botão de regulagem, mas o pessoal costuma botar ele no máximo e abrir toda a agua, e isso muda as contas no final do mês.

Então, quero colocar o dimmer antes do chuveiro e deixar a carga subir somente até 80% , mas também quero impedir que curiosos resolvam girar o botãozinho dele.

 

Minha ideia foi fazer um teste prévio da posição do potenciometro do dimmer  e depois remover ele da placa colocando ali um resistor com valor fixo de valor igual ao obtido no potenciometro com a carga em 80%.

 

Isso daria certo ?

 

Grato !

 

 

dimmer4K.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dimmer travado não tem problema. 

O que fica meio esquisito e pode ser que não funcione bem é o fato de ficar dois dimmer em série, pois como você mesmo disse já tem um no chuveiro. 

 

A solução melhor seria dar um jeito de travar esse botão original do chuveiro pra nunca chegar ao máximo. 

Seja eletronicamente ou mecanicamente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Renato.88 disse:

A solução melhor seria dar um jeito de travar esse botão original do chuveiro pra nunca chegar ao máximo. 

Seja eletronicamente ou mecanicamente. 

 

 

Taí uma coisa que eu não tinha pensado, vou ver como é o circuito dele e caso eu não encontre uma solução eletrônica vou fazer um calço físico mesmo ! 

 

Valeu @Renato.88

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antecipo-lhe que o dimmer não vai suportar a carga do chuveiro, então isso não é uma opção...

um chuveiro possui potências em torno de 7kW (seu dimmer tem 4kW), seria um show de luzes @.@

 

uma opção interessante seria trocar o chuveiro por um de menor potência, já faria uma diferença significativa na conta de luz, ou usar o redutor de pressão que vem com ele, fará passar menos água e consequentemente ele sairá mais quente obrigando o usuário a baixar um pouco a temperatura.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Eder Neumann disse:

antecipo-lhe que o dimmer não vai suportar a carga do chuveiro

... e mesmo se suportasse iria aquecer d+ a ponto daquele dissipadorzinho mixuruco quase virar plasma. O triac come quase 2V. Pra controlar 7Kw em 220 ou 4000W em 127... preguiça de fazer as contas.

 

Uma sacada inteligente foi usar a água fria corrente pra refrigerar o triac. Tive um deste:...

124005350927352.jpg... por alguns anos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, 

 

@Eder Neumann e @.if , perdoem o tamanho das minhas orelhas ...

 

Eu havia assimilado o conceito de dimmer como um dispositivo com o qual eu pudesse fornecer para a carga a quantidade de potencia que fosse do meu interesse quando girasse o potenciometro. independente de quanto a carga seja capaz de consumir.

 

Tipo assim... uma lâmpada de   200W  em 127V  .  Eu ligo o dimmer e faço ela trabalhar apenas com metade da intensidade plena.

 

Bem sei que se eu tentar fornecer toda a potencia que o dimmer deixa passar e a carga desejar consumir mais que isso então ele fatalmente iria fritar, não resta dúvidas.

 

Já se eu desejar que uma carga ( uma hipotética lâmpada de  7kW ) trabalhe com meia intensidade , a uns 3kW  então um dimmer com capacidade para controlar 4kW  não atenderia ?

 

Me ensinaram errado, preciso ler outro livro, né ?

 

'_'

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Pode continuar lendo este livro aí mesmo. Mas aqui fora o sistema é bruto algo como...

 

Na teoria você está certo pois a potência média é a metade. Na prática vai haver um picão p.ex. se disparar o triac no pico da onda. Segundo o d.s. ele meio que até permite mas por eternos períodos penso não ser saudável. Olha lá p.ex. os 100A do tic236

https://alltransistors.com/scr/view.php?pdf=TIC236D

mas...

This value applies for one 50-Hz full-sine-wave when the device is operating at (or below) the rated value of peak reverse voltage and on-state current. Surge may be repeated after the device has returned to original thermal equilibrium

... ou seja, só quando tá frio e sem abusar.

😁

@Eder Neumann respondeu + rápido pois não procurou d.s. pra exemplificar 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...