Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro Energia - conversão 110V para 12V


Posts recomendados

Amigos, , minha pergunta é bem básica, e até meio boba. Não reparem, pois estou começando nesse ramo de eletrônica fazendo alguma coisas bobas.

 

Bom, estava vendo uns tópicos antigos como adicionar varistores e capacitores para melhorar uma régua de proteção e pesquisando, ví que tem muitos filtros caros que funcionam da seguinte forma:

 

entrada: 110v, depois ele tem os componentes em 12V! para que isso??? qual a utilidade de passar para 12 volts tensão?? a filtragem é melhor?? faço essa pergunta pois não seria mais conveniente adicionar próximo à tomada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas onde viu isso? Uma tensão baixa pode ser usada para acender o led, mas é só uma sinalização, não faz parte do circuito do filtro. O filtro basicamente absorve o surto elétrico ou desvia para a terra. Refazer de forma eletrônica a onda senoidal exige o uso de um circuito inversor, muito mais complexo e custoso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Fernando.Paes disse:

entrada: 110v, depois ele tem os componentes em 12V! para que isso??? qual a utilidade de passar para 12 volts tensão?? a filtragem é melhor?? faço essa pergunta pois não seria mais conveniente adicionar próximo à tomada?

Isso que você viu não são filtros, são fontes de alimentação. 

São necessárias em equipamentos pequenos, sensíveis que não podem ser ligados diretamente às tomadas. 

 

Os filtros sempre mantém a mesma tensão da rede seja 110 ou 220V. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov @Renato.88 @.if , obrigado pelo suporte de vocês!!  Retornei à esse fórum dps de bastante tempo fora e vejo que continua com ótimas pessoas aptas a nos ajudar!!

 

@Ricardov então, eu não sei se o meu entendimento está certo...pelo que ví em condicionadores panamax e Upsai nas placas temos esses relés FINDER 12v na placa, além de - se não me engano, capacitores DC. Meu entendimento está correto????

 

@Renato.88 certo, mas veja, por favor, essas placas que juntei anexo. Olhe os relés 12v na mesma placa do circuito onde estão os varistores e capacitores X de 110v, juntamente com os capacitores de baixa tensão! isso que não entendo!!

 

@.if coloquei em anexo!! Esses são os filtros que tenho dado uma olhada na internet!! Com certeza meu objetivo não é fazer um filtro estão sofisticado assim, apenas colocar em prática ideias de colegas como o @faller para melhorar a régua de energia, e pelo prazer de poder falar que fui eu que fiz e funciona rs!

 

Obrigado à todos pela ajuda!! 

3GRPVfP.jpg

wzMttov.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando.Paes esse tipo de filtro tem um sistema de monitoramento eletrônico e qualquer circuito desses funciona com baixa tensão. 

 

Nunca vi um desses pessoalmente, então vou relatar apenas pelo que estou vendo na foto. 

 

O objetivo da fonte de 12V é alimentar os circuitos de proteção e de monitoramento da rede elétrica. 

Se a rede tiver alteração fora do programado pelo circuito os relés podem desligar os aparelhos conectados. 

 

As cargas conectadas são alimentadas com a mesma tensão da rede, seja 110 ou 220V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pela cara interna dele, não me parece um filtro comum. Deve ter funções além do alcance de usuário 'normal'. P.ex. mede consumo, tensão, corrente, potência e etc. Aquela cruzadinha de fios pode ser um shunt. Bem, pelo menos deveria pelo suposto preço que você pagou. Mostra a cara de fora dele ou fala o modelo e/ou pesquise preço dele na net.

 

E sim, os 12v que você se refere no título é apenas pra uso interno dele. "Quem" tá fora nem sabe que existe. A não ser que tenha um bornezinho de saída 12v.. cada mania com seu lôco..🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa visão @Thiago Miotto .Então aquele treco não é filtro e poderia ser um amado e odiado estabilizador. Mas olhando mais de perto.. parece que não vejo nenhum trafão com saídas... então .. tem tudo pra não ser um estabilizador.A não ser que o trafão esteja bem escondido 😁

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...