Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro Energia - conversão 110V para 12V


Posts recomendados

Amigos, , minha pergunta é bem básica, e até meio boba. Não reparem, pois estou começando nesse ramo de eletrônica fazendo alguma coisas bobas.

 

Bom, estava vendo uns tópicos antigos como adicionar varistores e capacitores para melhorar uma régua de proteção e pesquisando, ví que tem muitos filtros caros que funcionam da seguinte forma:

 

entrada: 110v, depois ele tem os componentes em 12V! para que isso??? qual a utilidade de passar para 12 volts tensão?? a filtragem é melhor?? faço essa pergunta pois não seria mais conveniente adicionar próximo à tomada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas onde viu isso? Uma tensão baixa pode ser usada para acender o led, mas é só uma sinalização, não faz parte do circuito do filtro. O filtro basicamente absorve o surto elétrico ou desvia para a terra. Refazer de forma eletrônica a onda senoidal exige o uso de um circuito inversor, muito mais complexo e custoso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Fernando.Paes disse:

entrada: 110v, depois ele tem os componentes em 12V! para que isso??? qual a utilidade de passar para 12 volts tensão?? a filtragem é melhor?? faço essa pergunta pois não seria mais conveniente adicionar próximo à tomada?

Isso que você viu não são filtros, são fontes de alimentação. 

São necessárias em equipamentos pequenos, sensíveis que não podem ser ligados diretamente às tomadas. 

 

Os filtros sempre mantém a mesma tensão da rede seja 110 ou 220V. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov @Renato.88 @.if , obrigado pelo suporte de vocês!!  Retornei à esse fórum dps de bastante tempo fora e vejo que continua com ótimas pessoas aptas a nos ajudar!!