Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual filtro de linha devo comprar? Eles protegem o PC contra raios?


Posts recomendados

Olá

Tive uma fonte perdida devido à raios e gostaria de saber se filtros conseguem oferecer algum tipo de proteção para o computador
Eu iria ligar meu PC e meu monitor nele
Eu achei esse da clamper : https://www.pichau.com.br/periferic...mper-iclamper-energia-5-tomadas-branco-010871
Seria uma boa opção?
Se não , qual eu deveria comprar para ter uma certa proteção contra raios e surtos se possível?

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha

depende 

se for um filtro de linha vagabundo ele só vai servir pra tomadas extras '-'

mas caso seja um bom filtro de linha

quando der um surto ou um raio ou slá

vir 100000000000000 volts o fusível do filtro de linha não vai deixar a corrente elétrica passar do filtro de linha

ou seja o filtro de linha vai merre mas o pc só vai desligar

sobre filtro de linha eu não conheço então sobre isso o resto do povo responde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade era esse o link https://www.pichau.com.br/perifericos/energia/filtro-de-linha-dps-clamper-iclamper-energia-5-tomadas-branco-010871

Ligarei meu PC ( fonte nidus 500w) e meu monitor nele ( acer v226hql)

Possuo aterramento mas não tenho nenhum dps no quadro

O filtro serviria de proteção contra surtos e raios ou não faria diferença?

E tem alguma diferença esses filtros? Também há alguma diferença desses filtros para o  iclamper pocket ?

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheuspc1995 cara um filtro de linha SEMPRE vai ajudar em proteção de raio e surto

pode ser o filtro de linha mais vagabundo possível

mesmo que deixe a corrente elétrica passar não seria com uma intensidade tão grande quanto seria numa corrente direta

e como já tem aterramento o filtro de linha vai poder impedir o surto de tensão de boa forma mesmo sem o dps 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Pepse disse:

@Matheuspc1995 cara um filtro de linha SEMPRE vai ajudar em proteção de raio e surto

pode ser o filtro de linha mais vagabundo possível

mesmo que deixe a corrente elétrica passar não seria com uma intensidade tão grande quanto seria numa corrente direta

e como já tem aterramento o filtro de linha vai poder impedir o surto de tensão de boa forma mesmo sem o dps 

 

Entendi

Só queria confirmar se esse modelo linkado é de boa qualidade ou deveria comprar outro talvez

Não entendo muito

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheuspc1995 Filtros de linha são sempre úteis e pode proteger muito bem de surtos de tensão, que é o que queima eletrônicos.

 

Filtros da marca Clamper são sim de boa qualidade.

 

Indicado ter um Aterramento também, para uma melhor eficiência.

 

 

49 minutos atrás, Pepse disse:

o fusível do filtro de linha

Filtros de linha de qualidade não usa mais fusível, eles trabalham de forma diferente e mais eficiente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Matheuspc1995 Filtros de linha são sempre úteis e pode proteger muito bem de surtos de tensão, que é o que queima eletrônicos.

 

Filtros da marca Clamper são sim de boa qualidade.

 

Indicado ter um Aterramento também, para uma melhor eficiência.

 

 

Filtros de linha de qualidade não usa mais fusível, eles trabalham de forma diferente e mais eficiente.

Eu possuo aterramento

Eu iria comprar esse iclamper 5 mesmo porém estava na dúvida se era realmente um filtro bom ou se era melhor comprar outro filtro ou até mesmo usar aquele iclamper pocket

 

Gostaria também de saber se é difícil instalar um dps no quadro? É caro um dps ?

E qual seria um dps de qualidade?

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheuspc1995 É uma boa o iclamper pocket, mas ai teria de comprar mais de um para proteger a fonte do pc, o monitor e modem de internet.

 

Com o filtro de linha pelo menos na parte elétrica você já protege os 3 itens de uma vez só.

 

Eu tenho o Energia 8 com o Clamper Cabo que é para cabo coaxial, é uma boa também, protege mais ainda a parte de internet, pois também pode vir surtos pelo cabo de rede.

 

Já quando ao dps, é bom consultar um eletricista para ver se ele saberia fazer a instalação.

 

E quanto a marca, vai ficar na mesma, Clamper, no site da marca mesmo vende uns, tem os de 20kA e de 45kA, claro deve ter outros também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

@Matheuspc1995 É uma boa o iclamper pocket, mas ai teria de comprar mais de um para proteger a fonte do pc, o monitor e modem de internet.

 

Com o filtro de linha pelo menos na parte elétrica você já protege os 3 itens de uma vez só.

 

Eu tenho o Energia 8 com o Clamper Cabo que é para cabo coaxial, é uma boa também, protege mais ainda a parte de internet, pois também pode vir surtos pelo cabo de rede.

 

Já quando ao dps, é bom consultar um eletricista para ver se ele saberia fazer a instalação.

 

E quanto a marca, vai ficar na mesma, Clamper, no site da marca mesmo vende uns, tem os de 20kA e de 45kA, claro deve ter outros também.

Entendo

 

Complicado que só poderei ligar meu PC e meu monitor no filtro visto que o modem está um pouco distante

Acho que vou comprar esse clamper 5 mesmo então

 

Mas também não protegeria se o surto vier pela rede correto? Mesmo se eu colocar o modem no filtro

 

Obrigado !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheuspc1995 Vai proteger de surtos vindo pela rede elétrica, já é algo.

 

Agora, se vier pelo cabo de internet, ai pode passar.

 

Se quer proteger nisso também, precisa verificar qual tipo de conexão seu modem usa, se é a Coaxial, ou ADSL, pois tem protetor especifico para cada um deles.

 

Além disso, esse protetor é para ser ligado no Clamper Energia 8, ou um outro equipamento especifico, porém mais caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Matheuspc1995 É uma boa o iclamper pocket, mas ai teria de comprar mais de um para proteger a fonte do pc, o monitor e modem de internet.

 

Com o filtro de linha pelo menos na parte elétrica você já protege os 3 itens de uma vez só.

 

Eu tenho o Energia 8 com o Clamper Cabo que é para cabo coaxial, é uma boa também, protege mais ainda a parte de internet, pois também pode vir surtos pelo cabo de rede.

 

Já quando ao dps, é bom consultar um eletricista para ver se ele saberia fazer a instalação.

 

E quanto a marca, vai ficar na mesma, Clamper, no site da marca mesmo vende uns, tem os de 20kA e de 45kA, claro deve ter outros também.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-768798155-clamper-energia-2-tomadas-dps-anti-raios-surtos-brinde-_JM

também tem esse outro produto

Esses 3 produtos realizam a mesma função correto kkkk ?

porque e muita coisa

Eu comprando esse filtro clamper5 desse link https://www.pichau.com.br/perifericos/energia/filtro-de-linha-dps-clamper-iclamper-energia-5-tomadas-branco-010871 já estaria protegido?

Ou ele peca em alguma função desses outros dispositivos ou vice versa

Obrigado !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheuspc1995 Acho bem melhor o Energia 5 mesmo.

 

Mais tomadas para uso, e chave disjuntora.

 

E pelo preço sai melhor ele mesmo.

 

Melhor que o energia 5, é o 8, porém mais caro, entretanto, vem com 8 tomadas, e um conexão especifica para o Clamper cabo, ou Clamper ADSL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Matheuspc1995 Acho bem melhor o Energia 5 mesmo.

 

Mais tomadas para uso, e chave disjuntora.

 

E pelo preço sai melhor ele mesmo.

 

Melhor que o energia 5, é o 8, porém mais caro, entretanto, vem com 8 tomadas, e um conexão especifica para o Clamper cabo, ou Clamper ADSL.

Entendi

Estive pesquisando sobre o funcionamento do filtro e achei um pouco estranho esse vídeo

 

O clamper 5 também é 10A segundo o site da pichau

Teria algum problema eu ligar meu PC e meu monitor no clamper 5?

Visto que o clamper 8 já desarmou todo com o secador (ultrapassou somente 2.7A)

Eu teria esse risco usando o PC e monitor ligados nele?

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheuspc1995 É seguro usar o Pc e monitor juntos.

 

Contanto qhe não some os 10A não tem problema algum, eu uso o energia 8 no Pc, e o mesmo filtro também é 10A e até hoje nunca tive problema.

 

Em outro energia 8 que tenho aqui fica uma tv, PS4, home theater, e um outro Pc que é do trabalho da minha esposa, ela fica a semana toda das 15:40 as 22:00 com o Pc e a tv ligado, nunca deu problema também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Matheuspc1995 Clamper é a melhor marca de DPS aqui no Brasil, além de ter um custo-benefício muito bom.

9 horas atrás, Matheuspc1995 disse:

O clamper 5 também é 10A segundo o site da pichau

Quanto a isso acredito que não precise se preocupar, se  não me engano 10A em 220V fornece até 2200W e 1100W em 115V.

Só para fazer umas correções:

11 horas atrás, Pepse disse:

vir 100000000000000 volts o fusível do filtro de linha não vai deixar a corrente elétrica passar do filtro de linha

Fusível se rompe quando a corrente ultrapassa o limite determinado por ele e serve apenas para proteger sua casa de pegar fogo, pois a ação dele é na casa dos ms, muito lento, além de que bons filtros como os da Clamper usam micro disjuntor, como dito pelo @Elder Nauvirth.

11 horas atrás, Pepse disse:

cara um filtro de linha SEMPRE vai ajudar em proteção de raio e surto

pode ser o filtro de linha mais vagabundo possível

Filtros de linha por melhor que sejam nunca vão garantir toda proteção, um genérico então é que não vai proteger.

11 horas atrás, Pepse disse:

e como já tem aterramento o filtro de linha vai poder impedir o surto de tensão de boa forma mesmo sem o dps 

Surtos de tensão são absorvidos por varistores, aterramento neste caso só serve para o usuário não tomar choque e caso seja um filtro de qualidade, irá fornecer proteção adicional, apesar de que filtros como os da Clamper protegem em modo diferencial. Para um filtro de linha genérico independe de ter aterramento ou não, pois esses "filtros" na maioria das vezes não passam de extensões, quando muito colocam ali um capacitor para filtrar ruídos eletromagnéticos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

@Matheuspc1995 Clamper é a melhor marca de DPS aqui no Brasil, além de ter um custo-benefício muito bom.

Quanto a isso acredito que não precise se preocupar, se  não me engano 10A em 220V fornece até 2200W e 1100W em 115V.

Só para fazer umas correções:

Fusível se rompe quando a corrente ultrapassa o limite determinado por ele e serve apenas para proteger sua casa de pegar fogo, pois a ação dele é na casa dos ms, muito lento, além de que bons filtros como os da Clamper usam micro disjuntor, como dito pelo @Elder Nauvirth.

Filtros de linha por melhor que sejam nunca vão garantir toda proteção, um genérico então é que não vai proteger.

Surtos de tensão são absorvidos por varistores, aterramento neste caso só serve para o usuário não tomar choque e caso seja um filtro de qualidade, irá fornecer proteção adicional, apesar de que filtros como os da Clamper protegem em modo diferencial. Para um filtro de linha genérico independe de ter aterramento ou não, pois esses "filtros" na maioria das vezes não passam de extensões, quando muito colocam ali um capacitor para filtrar ruídos eletromagnéticos.

DPS Classe II a Clamper pode até ser boa mas é só varistor, não tem centelhador. Outros fabricantes tem Clase II melhores. Em relação ao DPS classe III (iPocket, iClamper 5 e iClamper8) a vantagém é o fusível térmico protegendo os varistores, na verdade protegendo a quando o varistor atua ou perde a vida util.

 

Mas em relação a barramento deixa a desejar, assim como a falta de qualidade do circuit breaker (reset switch) em algumas unidades  e deixa a  desejar também no capacitor cerâmico fase-terra, neutro-terra sem certificação de segurança e de alta  indução (103 1kV)


Outra falha no Clamper é que o famoso bivolt na verdade é feito para 220. Ele atuará entre 275~300VAC e o ideal para regiões onde a energia chega em 115/127V é atuar em 175VAC. 

 

Até 2019 o Multienergia com ou sem proteção telefone+cabo vinha com 1 varistor de 20mm e dois de 14mm, agora são 3 de 14mm. Usar um ou três varistores de 20mm não aumentaria nenhum centavo no preço final do produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

@donzmaker Pois é, mas acredito que aqui no Brasil a Clamper seja a melhor mesmo, não tem outra marca para fazer concorrência, infelizmente.

Sim, só uma obs para quem for instalar DPS II olhe o esquema de aterramento do fabricante recomendado no produto. Schneider e Siemens alguns  modelos DPS classe II vem escrito "sistema preferencial TN-C", se for TN-S ou TT verificar a instalação direitinho e o próprio DPS Classe I+II ou Classe II.

Achei no site da Clamper sim um com centelhador a gás mas não sei se ainda vendem, está indisponível no estoque da loja.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Matheuspc1995 Os DPS's instalados no quadro de distribuição protege contra surtos externos, mas não contra surtos que são causados por aparelhos dentro de sua casa, porém ele precisa de aterramento para funcionar, coisa que a maioria não tem. Um bom filtro da Clamper na frente dos equipamentos já é suficiente para proteção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@donzmaker estou querendo instalar o DPS no quadro, mas depois de ver os vídeos que você compartilhou, me veio uma dúvida. Como saber qual o tipo de aterramento que tenho no meu apartamento? (No meu quadro, chegam neutro e terra e no barramento do terra não existe nenhuma conexão com o neutro. Só com isso, consigo dizer que é TN-S?)

 

Além disso, você fez algumas considerações sobre a Clamper. Existe outra marcar que venda no Brasil que seja melhor?

Em 24/01/2021 às 12:17, donzmaker disse:

DPS Classe II a Clamper pode até ser boa mas é só varistor, não tem centelhador. Outros fabricantes tem Clase II melhores. Em relação ao DPS classe III (iPocket, iClamper 5 e iClamper8) a vantagém é o fusível térmico protegendo os varistores, na verdade protegendo a quando o varistor atua ou perde a vida util.

 

Mas em relação a barramento deixa a desejar, assim como a falta de qualidade do circuit breaker (reset switch) em algumas unidades  e deixa a  desejar também no capacitor cerâmico fase-terra, neutro-terra sem certificação de segurança e de alta  indução (103 1kV)


Outra falha no Clamper é que o famoso bivolt na verdade é feito para 220. Ele atuará entre 275~300VAC e o ideal para regiões onde a energia chega em 115/127V é atuar em 175VAC. 

 

Até 2019 o Multienergia com ou sem proteção telefone+cabo vinha com 1 varistor de 20mm e dois de 14mm, agora são 3 de 14mm. Usar um ou três varistores de 20mm não aumentaria nenhum centavo no preço final do produto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Anderson Valtriani disse:

@donzmaker estou querendo instalar o DPS no quadro, mas depois de ver os vídeos que você compartilhou, me veio uma dúvida. Como saber qual o tipo de aterramento que tenho no meu apartamento? (No meu quadro, chegam neutro e terra e no barramento do terra não existe nenhuma conexão com o neutro. Só com isso, consigo dizer que é TN-S?)

 

Além disso, você fez algumas considerações sobre a Clamper. Existe outra marcar que venda no Brasil que seja melhor?

 

você vai ter q chamar um eletricista ou tentar contato com o engenheiro do prédio para ver se ele tem o doc de fundação do projeto onde pode (ou não) constar qual tipo de aterramento. Já visitei prédio onde o barramento do neutro e do terra no QDC eram separados, sem nenhuma ligação do terra ao neutro, mas lá em baixo na central era TN-S, ou seja no quadro grande tinha um barramento gigante de terra e de neutro, de alguma forma havia um bep que conectava (equipotencializava) os 2, mas pode ser TT também, não sei outra forma de verificar.
Clamper e Embrastec são os menos piores no Brasil. Tem o Margirius DPS e só o Margirius com filtro fase-neutro X2, sem DPS. Eu iria de Embrastec 20kA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...