Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar slot de memória Ram do Notebook


Posts recomendados

Olá a todos do Fórum.

Tenho conhecimento técnico de montagem e manutenção de computadores e notebooks, porém minha experiência com soldas é bastante moderada. Portanto estou iniciando os estudos para realizar a troca de um slot de memória Ram de uma placa de notebook. Ao pesquisar, vi que é possível fazer essa substituição com uma estação de solda. Isolando com bastante atenção a placa nas regiões que não devem aquecer, utilizando fibra de vidro em algumas partes importantes da placa deixando exposto somente o slot a ser removido, além do uso de solda de baixa fusão e fluxo de solda pastoso, para contribuir com o derretimento da solda original (com o uso de um soprador térmico), é possível fazer um ótimo trabalho. Já que o slot é um conector com pinos de contato (não é um componente), teoricamente parece possível realmente fazer um ótimo trabalho. Alguém que já realizou esse tipo de procedimento, e tem mais confiança, tem interesse de prestar uma consultoria para que eu consiga realizar esse procedimento? Serei muito grato.

 

• DADOS IMPORTANTES:

Trata-se de uma placa-mãe do notebook Acer F5-573g. O Slot é DDR4 de 260 pinos, 1.2v. Sei onde comprar o slot novo. Como podem ver nas imagens em macro abaixo, somente um pino se rompeu.

Já que a placa estava removida do notebook, sem bateria CR2032 e fora de qualquer fonte de energia, em cima da manta antiestática, eu resolvi não testar a placa depois de notar o rompimento do pino. Antes de notar o pino rompido, a placa estava funcionando perfeitamente bem.

 

Eu aguardei a garantia do notebook acabar para abrir ele pela primeira vez para uma limpeza de rotina, já que ele funcionava sem nenhum erro. Para minha surpresa, quando removi pela primeira vez o pente de memória, notei um pino torto. Obviamente veio de fábrica assim. Mas como estava funcionando sem erros de inicialização, eu deixei como estava. Fiz a limpeza do pente de memória, dissipador de calor, troca de pasta térmica e continuei usando o notebook.

 

Com o tempo (mais dois anos de uso após a garantia expirar), a dobradiça do monitor apresentou problemas e se rompeu. Então comprei as peças necessárias para o concerto e resolvi fazer uma geral, já que eu teria que abrir o notebook praticamente todo. Ao remover a placa pra colocar na bancada sobre manta antiestática (somente a placa-mãe sem nenhum hardware conectado), precisei virar a placa para retirar a bateria CR2032. E foi justamente ai que notei que o pino torto do slot de memória caiu sobre a manta/bancada. Devido a facilidade que caiu, eu tentei posicionar o pino com uma pinça e agulha pequena, mas notei que o pino de fato se rompeu!

 

IMG_20210123_170259.thumb.jpg.f78d95fca1a7f4c39f698b05dc6be5c4.jpginCollage_20210123_234822605.thumb.jpg.de2cfa97525e7651b0ee665602497047.jpg

 

*Se for necessário alguma remuneração pela consultoria podemos estudar essa possibilidade.

 

Aguardo a atenção de vocês!

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá. Permita-me...

A troca disso exige boa habilidade, técnica e treinamentos. Caso não se sinta a vontade em fazer a troca, avalie possibilidade de adquirir uma (01) memória com dobro da capacidade e usar apenas o outro slot.

 

🤑Já já te passo minha conta pra depósito 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Obrigado pelo seu tempo e hospitalidade. porém, já estou usando o valor total de 16gb em um dos slots. Tenho no total 24gb somando ambos slots. E utilizo bastante memória. 😢

O total suportado é de 32Gb.

 

😅 Obrigado pela sua ajuda e tempo. É uma ferramenta de trabalho, deixo de ganhar quando ela esta parada.

@Thiago MiottoInteressante! Mas isso não faz com que a memória funcione com um rendimento menor não? A DDR4 já funciona com baixa tensão, tensão (1.2v), menor que a DDR3. Eu trabalho com edições com essa máquina. Tenho receio que isso provoque o mal funcionamento da memória e resulte na queima. Perder um pente de 16gb não é nada legal. Mas obrigado pela dica, verificarei a função desse pino que se rompeu e qualquer coisa eu dou um feedback. Obrigado.😁👍

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendi. Como último suspiro (meu)...: não deu pra ver direito mas você tem acesso ao terminal quebrado? Uma pontinha dele? Ele é interno ou externo na pci? Já deu pra deduzir que uma opção é 'criar' ainda mais habilidade e soldar um fiozinho entre conector e pci. Mas de novo, não é trabalho pra 'meros mortais' 😁

 

Quero o dobro agora 🤑🤑

😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...